A Dieta Mind Alzheimer, disponível no aplicativo Android, melhora a saúde e funcionamento do cérebro, auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativa e declínio cognitivo.
Segundo pesquisadores, as escolhas em relação à alimentação, como o que comemos, têm grande impacto no risco ou prevenção de determinadas doenças. O Manual da Web aborda mais sobre a Dieta Mind e como ela contribui para a saúde cerebral.
0/5
O que é Dieta Mind Alzheimer?
A dieta Mind Alzheimer é popularmente conhecida como a dieta da mente e foi desenvolvida pela epidemiologista nutricional, Martha Clares Morris em 2015, unindo duas famosas e reconhecidas dietas: mediterrânea e DASH.
O foco é uma alimentação rica em produtos naturais e frescos, com substâncias neuroprotetoras e antioxidante para prevenir as doenças neurodegenerativas.
Dieta Mediterrânea
Essa dieta tem como base os grãos integrais, frutas, legumes, vegetais, azeite, ervas e nozes.
Para o consumo de proteínas de origem animal, os peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como atum, sardinha e salmão. Frango pode ser consumido em menores quantidades.
Dieta DASH
A dieta DASH prioriza o consumo de legumes, verduras e frutas. Produtos lácteos são aceitos, mas aqueles com baixo teor de gordura.
Os cereais integrais, nozes, aves e peixe também integram essa dieta. Deve-se evitar carne vermelha e processada, açúcares e sódio.
Benefícios da Dieta Mind Alzheimer
O grande objetivo da Dieta Mind Alzheimer é a melhoria da saúde do cérebro, trazendo uma redução de até 35% dos riscos do paciente em desenvolver a doença.
Porém, pesquisadores apresentam dados de outros benefícios dessa dieta, como a redução dos riscos de:
- Doenças cardíacas, como infartos;
- Derrames;
- Hipertensões.
- 10 alimentos ricos em zinco para incluir na dieta
- Aplicativo para aprender a fazer brigadeiro sem leite condensado
Qual o aplicativo para Dieta Mind Alzheimer?
Com o aplicativo Mind Diet Plan, disponível para Android, tenha em mão uma ferramenta auxiliar que fornece uma dieta equilibrada para melhorar as funções cerebrais.
O que a plataforma oferece
- Informações sobre a Mind Diet;
- Seleção de alimentos benéficos para bom funcionamento cerebral;
- Alimentos que devemos evitar;
- Alimentos que melhoram o humor;
- Menu com plano de refeição.
Como fazer a dieta Mind?
A dieta Mind tem como base estudos que desenvolveram melhor função cerebral com determinados alimentos promovendo a saúde do cérebro.
Nessa dieta, estimula-se o consumo de frutas e alimentos que ajudam as atividades cerebrais para reduzir os riscos de demência e Alzheimer.
Evitam-se também alimentos que causam a inflamação das células, confira como desinflamar o corpo de forma natural.
Qual a melhor alimentação para quem tem Alzheimer?
Para os pacientes com Alzheimer, seguir a Dieta Mind Alzheimer tem auxiliado na prevenção e cuidados daqueles que apresentam a doença.
Conheça os alimentos da Dieta Mind Azlheimer
Utilize o aplicativo Mind Diet Plan que elabora as suas principais refeições ao longo do dia. Você pode variar o cardápio adicionando os alimentos a seguir.
Folhas verdes
- Couve;
- Alface;
- Espinafre.
Oleaginosas
- Castanha-de-caju;
- Pistache;
- Amêndoa.
Futas vermelhas
- Morango;
- Amora;
- Framboesa;
- Mirtilo.
Feijão
- No mínimo, três porções por semana.
Proteína de origem animal
- Aves: frango e peru;
- Peixe: no mínimo, uma porção por semana.
Grãos
- Arroz integral;
- Macarrão integral;
- Quinoa;
- Aveia.
Óleo vegetal
- Azeite de oliva.
O que significa dieta Mind?
A dieta Mind incentiva o consumo de alimentos ricos em flavonóides. Essas substâncias beneficiam a nossa mente e atividade cerebral.
Além disso, estimula a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, estes responsáveis por reduzir de forma significativa o estresse oxidativo.
Qual alimento produz beta-amiloide?
Os alimentos que produzem beta-amiloide são aqueles ricos em gordura, como carne vermelha.
Relação do beta-amiloide e o Alzheimer
Conforme estudos, os depósitos da proteína beta-amiloide na região cerebral representam as marcas da doença de Alzheimer.
Essa substância é encontrada em órgãos periféricos, como o fígado. Alimentos gordurosos, ricos em gordura, aceleram a produção dessa substância no fígado.
A dieta Mind apresenta algum risco?
A dieta Mind Alzheimer é muito nutritiva, equilibrada e benéfica à saúde. Como ela prioriza o consumo de peixe, deve-se adquiri-los frescos e de local idôneo.
Os riscos são os peixes oriundos de áreas poluídas e contaminados com mercúrios ou resíduos de plásticos. Por isso, a procedência do alimento é essencial para os resultados da dieta.
0/5
Conclusão
A Dieta Mind Alzheimer com app é benéfica para a saúde do cérebro, reduzindo os riscos da doença e colaborando como complemento para o paciente diagnosticado.
A doença é progressiva e irreversível, mas todas as alternativas que auxiliem na caminhada são bem-vindas.
Conte com o Manual da Web como seu instrumento de informação das principais ferramentas que colaboram para a melhor qualidade de vida da sua família.