As joias costumam ter bastante valor, tanto financeiro quanto sentimental. Mas, seja para ter o acessório para si ou para presentear alguém que amamos, sabia que tem como ver se a joia é verdadeira ou falsa sem precisar sair de casa?
O Manual da Web vai te mostrar como baixar um aplicativo para ver se a joia é verdadeira pelo seu celular, além de aprender a identificar sinais visuais de falsificação e truques de especialistas para não ser passado para trás na hora de comprar uma joia de maior qualidade. Aproveite!
4.1/5
É possível ver se a joia é verdadeira pelo celular?
Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, há cada vez mais coisas úteis e interessantes que podemos fazer usando o celular.
Você que, por exemplo, busca saber se uma joia é autêntica ou uma imitação, pode descobrir isso através de um aplicativo.
Então, sim, é possível ter uma boa noção se uma joia é de verdade mesmo, se é de ouro, se é banhada ou se é puro latão, tudo pelo celular.
O app Detector de Metais – Ouro ajuda você a identificar, gratuitamente, se uma joia é mesmo de ouro de forma rápida e prática.
Com ele, é possível ter uma boa indicação se uma joia é realmente feita do metal precioso ou não, como uma joia artesanal.
Assim, essa tecnologia pode nos auxiliar a verificar a qualidade das peças antes de comprá-las ou testar as que você já tem em casa.
Embora não substitua totalmente a análise de um bom joalheiro profissional, o app pode ser um ótimo ponto de partida para uma verificação inicial.
Isso porque o app usa o sensor magnético do seu celular para identificar, através da magnetometria, se a joia é ou não feita de metal precioso.
Para isso, o aplicativo faz uso da magnetometria, uma tecnologia usada para detectar um metal precioso de forma mais prática e ágil.
Metais mais baratos ou ligas, por exemplo, reagem diferente a um campo magnético, se comparados ao ouro, permitindo fazer testes instantâneos.
Passo a passo para usar o app e identificar joias falsas
Como falamos, o app para baixar funciona como um detector de metais pelo celular, não tendo nenhum custo para o usuário.
Então, confira logo abaixo todas as etapas para baixar e usar o app no seu celular, seja para matar a curiosidade das peças que já tem ou como aliado nas próximas compras!
Passo 1: faça o download gratuito do app
Primeiramente, instale o app Detector de Metais no seu dispositivo com sistema Android, através deste link da Google Play Store.
O download e a instalação do aplicativo detector de metais serão feitos rapidamente, em poucos segundos, e totalmente grátis.

- Aplicativo para aprender a fazer suas próprias joias DIY
- Aplicativo para aprender fazer joias artesanais em casa
Passo 2: use o app para identificar joias falsificadas
Ao abrir o app no seu celular, tocando sobre o ícone dele, clique na opção “Descobridor de Ouro”.
Em seguida, aproxime o sensor do seu celular (presente na parte traseira dele) da joia que você quer identificar se é ou não de ouro.
Feito isso, você será informado se a peça é totalmente feita do metal precioso ou se tem outro metal em sua composição.
Nas configurações do app, também é possível identificar se uma joia é feita totalmente de prata ou de outros metais.

Quando vale a pena usar o app e quando procurar um especialista?
O aplicativo é para a realização de uma triagem inicial. Ele dá indícios rápidos sobre a possível autenticidade ou não da joia.
Assim, ele é ideal para compradores amadores, pessoas que querem testar joias antigas da família que têm em casa e evitar falsificadores.
Entretanto, vale ressaltar que o app não substitui o trabalho de especialistas, como os dos joalheiros ou gemólogos profissionais.
Portanto, em caso de aquisição de uma peça muito cara, de um conjunto grande de joias ou de avaliação inconclusiva, é recomendado buscar ajuda profissional.
O app pode ser utilizado mais a título de curiosidade, para você fazer testes em casa, sem compromisso.
Dicas para identificar sinais visuais de falsificação
Confira logo abaixo algumas das melhores dicas que ajudam na identificação de joias falsificadas:
- Cheiro: no geral, metais como ouro e prata puros não têm cheiro;
- Descoloração ou descascamento: peças falsas ou folheadas podem descolorir;
- Ímã: peças de ouro e prata puros não são atraídas por ímãs;
- Marcações: joias verdadeiras costumam ter pequenas marcações, que indicam a pureza do metal (ex.: “18K” para ouro; “925” para prata), então, se não houver marcação ou for irregular, desconfie;
- Peso: joias de metais nobres, como ouro e prata, são mais densas (mais pesadas) do que as de metais mais comuns.
4.1/5
Agora ficou mais simples ver se a joia é verdadeira, né?
Com o aplicativo Detector de Metais – Ouro e as dicas simples de hoje, você já tem um bom ponto de partida para ver se a joia é verdadeira.
Então, aproveite o que você aprendeu hoje e o app para fazer testes para descobrir se a joia é verdadeira ou falsificada, podendo se divertir bastante com estes testes!