Uma boa dieta vegetariana é saudável e pode ser cheia de receitas saborosas. No entanto, a mudança de quem está acostumado com outro tipo de alimentação pode ser desafiadora e por saber disso é que trazemos dicas de como virar vegetariano.
O Manual da Web vai apresentar a você um app com dicas de como virar vegetariano, sabendo o que pode comer, encontrar boas receitas vegetarianas e veganas, e muito mais! Aproveite, é fácil de usar e 100% de graça!
O que é preciso para se tornar vegetariano?
Se você está pensando em virar vegetariano, saiba que não é necessário mudar muitas coisas na sua alimentação para fazer isso.
De forma básica, ser vegetariano é ter uma dieta baseada em frutas, legumes, verduras, grãos e outros alimentos, sem a inclusão de carnes.
O vegetariano, além de não comer carne, também não ingere vísceras animais, gordura animal ou qualquer outra parte animal e seus derivados.
Aqui no Brasil, mais de 30 milhões de pessoas dizem ser vegetarianas ou veganas, segundo uma pesquisa do IBOPE.
Mas, para ficar mais simples, hoje vamos te apresentar um app que ajuda a entender como virar vegetariano ou vegano, caso queira ir além.
O app VeggieKit pode ser baixado de graça pela Google Play Store (sistema Android).
Ele é ideal para quem tem o interesse em mudar hábitos, para quem virou vegetariano recentemente ou está buscando melhorar seu plano alimentar.
Com este app no seu celular, você tem o parceiro ideal para sua nova dieta vegetariana ou vegana, com dicas, apoio nutricional, receitas, etc.
E pode confiar, pois ele foi desenvolvido pela Associação Vegetariana Portuguesa, uma instituição sem fins lucrativos de Portugal.
- Encontrar receitas vegetarianas: 3 opções irresistíveis
- Aplicativo de namoro para pessoas veganas e vegetarianas
Entenda como funciona o VeggieKit
O VeggieKit é um app que serve como um guia completo para quem quer experimentar uma alimentação vegetariana ou vegana.
Muito mais do que um aplicativo de receita para vegetarianos e veganos, ele auxilia na prática saudável e nutritiva na nova dieta.
Ele possui vários recursos interessantes e liberados de graça para os usuários, basta baixar o app e fazer seu cadastro.
Para não ficar dúvidas, vamos apresentar para você logo a seguir as principais funções do app, aproveite!
Recursos disponíveis no app
Após ter instalado o app no seu celular Android, você poderá contar com as seguintes funcionalidades:
Receitas vegetarianas
O VeggieKit disponibiliza grátis quase 200 receitas vegetarianas para você incorporar no seu novo cardápio diariamente.
São receitas para o café da manhã, almoço, jantar e lanche, podendo preparar facilmente em casa, com ingredientes comuns.
Inclusive, esse é um diferencial do app, ele mostra para os usuários que não é nada mirabolante se tornar vegetariano, com receitas muito saborosas.
Desafio VeggieKit
Experimente uma alimentação exclusivamente à base de vegetais ao longo de 15 dias com auxílio do app VeggieKit.
Durante esse período de teste e adaptação, o app dará dicas de transição, receitas para experimentar, apoio gratuito de nutricionistas e muito mais.
Vídeos para aprender mais
O app conta com o recurso VegTube, para você descobrir tudo sobre a alimentação vegana e vegetariana.
São diversos vídeos online gratuitos à disposição para você aprender mais sobre o estilo de vida vegetariano, a nutrição, gestão de compras, custos, etc.
Quiz Interativo
O app VeggieKit tem uma parte especialmente com perguntas e respostas com tudo sobre dietas vegetarianas e veganas para quem dúvidas.
Como virar vegetariano com a ajuda do VeggieKit
O aplicativo tem um desafio orientado de 15 dias para quem quer seguir à risca a dieta vegetariana ou vegana.
Dessa maneira, você terá à sua disposição muitas ferramentas para te auxiliar nesta mudança de hábitos alimentares e de vida.
Veja logo abaixo como funciona o desafio proposto pelo VeggieKit!
Se tornando vegetariano com o desafio de 15 dias do VeggieKit
O desafio dos 15 dias do app VeggieKit é muito bacana e hoje vamos mostrar a você como ele funciona para aplicar no seu dia a dia.
No geral, são 15 dias de orientação no app, onde a cada dia você vai aprender uma etapa para o seu novo estilo de vida, veja!
- Dia 1: planejamento e preparação de receitas vegetarianas;
- Dia 2: dicas sobre as compras de produtos vegetarianos;
- Dia 3: saiba o que comer ao longo da semana (montar cardápio);
- Dia 4: aprenda como montar um prato vegetariano equilibrado;
- Dia 5: dicas para manter o foco quando se tem menos tempo disponível;
- Dia 6: cuidados nutricionais importantes ao seguir a dieta vegetariana;
- Dia 7: impacto ambiental de adotar uma dieta vegetariana;
- Dia 8: informações de como se tornar vegetariano, com processo rápido ou gradual;
- Dia 9: aprenda como adaptar receitas tradicionais com ingredientes vegetarianos;
- Dia 10: saiba como comprar os alimentos certos para sua dieta e orçamento;
- Dia 11: comece a praticar o vegetarianismo;
- Dia 12: conhecimento sobre os ingredientes principais e seus nutrientes;
- Dia 13: dicas para vencer as tentações na alimentação;
- Dia 14: indicações de livros, documentários e apps sobre a dieta vegetariana;
- Dia 15: fase final do desafio.
O que eu posso comer sendo vegetariano?
Ainda há quem pense que dietas vegetarianas são muito restritivas ou “coisa só de gente que tem dinheiro sobrando”, mas está longe de ser assim.
Para começo de conversa, não é preciso gastar mais para ser vegetariano. Levando em conta o preço da carne, até dá para gastar menos.
E, além disso, há uma variedade enorme de alimentos que quem é vegetariano pode comer, como, por exemplo:
Frutas
Abacate, abacaxi, açaí, banana, coco, figo, goiaba, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, maracujá, melancia, manga, morango, pera, uva e várias outras que brotam do rico solo brasileiro.
Legumes
Abóbora, abobrinha, batata, batata-doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, mandioca, milho, pimentão, tomate e tantos outros.
Leguminosas
Feijão-preto, feijão-vermelho, feijão carioquinha, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico e outras opções de leguminosas saudáveis.
Verduras
Acelga, Agrião, Alface, Brócolis, cebolinha, couve, couve-flor, espinafre, repolho, rúcula, salsa e tantos outros tipos de verduras comuns no Brasil.
Derivados vegetarianos
Além de cereais, grãos, ovos, leite e milhares de alimentos derivados de frutas, legumes, verduras, cereais, grãos, leite e ovos.
Como nos casos de, por exemplo, farinhas, pães, massas, queijos, bolos, biscoitos, iogurtes, doces, patês, geleias, compotas, conservas, etc.
Então, diversidade é o que não falta para quem quer seguir uma dieta vegetariana, independente do gosto e do bolso da pessoa.
É saudável ser vegetariano?
Pode, sim, ser muito saudável ser vegetariano, principalmente porque muitas vezes a pessoa passa a comer mais frutas, legumes, verduras e grãos, por exemplo.
Porém, ainda assim, tudo depende dos hábitos pessoais, pois há muitos alimentos que não são saudáveis e se encaixam como vegetarianos.
São os casos de, por exemplo, doces com muito açúcar, chocolates gordurosos, frituras, massas e outros alimentos que o consumo em excesso faz mal.
Então, mesmo em uma alimentação vegetariana, é preciso tomar cuidado para não exagerar no consumo de açúcar, gordura, sal e carboidrato.
Caso queira aprender sobre a diferença de uma dieta vegetariana e a base de carnes, tem um documentário na Netflix bem legal.
A série se chama “Você é o que você come: as dietas dos gêmeos”. Ela mostra na prática a diferença entre gêmeos que se alimentam diferente.
É uma produção bem divertida de assistir, para você aprender de forma leve sobre o vegetarianismo!
Viu como virar vegetariano fica mais fácil com o VeggieKit?
Aproveite tudo que o VeggieKit (Android) oferece de graça e se prepare para sua transição para uma alimentação vegetariana, saudável e muito gostosa.
O VeggieKit vale muito a pena até mesmo para quem não é vegano ou vegetariano, com muitas dicas sobre como virar vegetariano, na prática!