Sabemos que é necessário cuidar da saúde, inclusive a bucal, mas também sabemos que nem sempre é possível, devido ao custo do tratamento. Porém, você sabia que dá para conseguir consulta odontológica gratuita?
E é sobre isso que o Manual da Web quer falar com você! Neste artigo, vamos mostrar como obter consulta odontológica gratuita, para que você possa se cuidar, sem comprometer o orçamento! 😉
- Agendamento SUS: marque sua consulta médica pelo celular rápido e fácil
- Anticoncepcional gratuito pelo SUS: saiba como se cadastrar online
- Aplicativo Conecte SUS – Emita sua carteira de vacinação digital
Maneiras de conseguir uma consulta odontológica gratuita
Ficou curioso para saber se o que falamos é verdade mesmo? Então, continue a leitura e confirme com os seus próprios olhos:
Faculdades e Universidades de Odontologia
Em primeiro lugar, vamos falar sobre as faculdades e universidades de Odontologia que, em sua maioria, oferecem atendimento gratuito ou de baixo custo.
Geralmente, elas oferecem vários tipos de tratamento, desde simples consultas até procedimentos mais complexos.
E não precisa se preocupar, pois todos os procedimentos são supervisionados por professores experientes.
Essa iniciativa ajuda os alunos a se relacionarem com a comunidade e a se prepararem para o mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, beneficia a sociedade, principalmente os cidadãos que não podem pagar.
Para ser atendido pelos estudantes, basta se dirigir à universidade mais próxima, efetuar seu cadastro e realizar uma triagem inicial, para identificar o tratamento necessário.

SESC e SESI
O Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Social da Indústria (SESI) são outras duas opções acessíveis, uma vez que, normalmente, disponibilizam consulta odontológica gratuita ou com preços reduzidos aos trabalhadores do comércio ou indústria.
Verifique nos sites oficiais que mencionamos se existe alguma unidade em seu município e depois veja se há vagas disponíveis para consulta odontológica gratuita.

Programas governamentais
Outra alternativa são os programas governamentais, como o “Brasil Sorridente”, criado pelo Governo Federal em 2004.
Esse serviço tem como intuito melhorar a qualidade de vida da população, ampliar o acesso à saúde bucal e minimizar as desigualdades no atendimento odontológico.
Além da consulta odontológica gratuita, eles buscam oferecer qualquer tipo de tratamento especializado, como endodontia e próteses.
Para obter uma consulta odontológica gratuita pelo “Brasil Sorridente”, siga, abaixo, o passo a passo completo:
- Vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua cidade;
- Leve um documento de identificação, seu cartão do SUS e um comprovante de residência;
- Na recepção, agende uma consulta com a equipe de saúde bucal;
- Após a primeira consulta odontológica gratuita, o profissional informará se o caso deverá ser encaminhado para um Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Se você for encaminhado, os responsáveis lhe darão todas as recomendações, ok?
Para mais informações sobre o programa “Brasil Sorridente”, procure a Secretaria de Saúde do seu município ou confira este outro artigo! 😁

Quais os serviços odontológicos oferecidos pelo SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) procura cobrir a maioria dos tratamentos odontológicos, visando a saúde e o bem-estar da população brasileira.
Sendo assim, é possível utilizar os seguintes serviços:
- Atendimento aos pacientes com necessidades especiais;
- Cirurgia oral;
- Componente Bucomaxilofacial;
- Componente Deformidade Craniofacial;
- Diagnóstico bucal;
- Diagnóstico e detecção de câncer de boca;
- Endodontia;
- Periodontia;
- Próteses dentárias.
Como podemos notar, todos os procedimentos essenciais são oferecidos, exceto os estéticos.
E, se você está precisando de algum deles, acesse nosso artigo e saiba como marcar uma consulta odontológica gratuita pelo SUS! 👨⚕️
Não deixe a sua saúde bucal para depois!
Depois deste artigo, não existem mais desculpas para não cuidar da sua saúde bucal, não é verdade? Afinal, há vários métodos de conseguir uma consulta odontológica gratuita!
Então, não fique adiando sua ida ao dentista ou sentindo dor, procure uma universidade, uma Unidade Básica de Saúde ou um polo do Sesc ou Sesi para iniciar o seu tratamento!
E, já sabe, né? Se precisar de alguma dica ou tiver qualquer dúvida, não hesite em recorrer ao Manual da Web! 📲🦷👄