Seu sonho é conhecer os Estados Unidos e você nem sabe por onde começar a organizar sua viagem? Bom, que tal ver as documentações? Você vai precisar da permissão para entrar no país, então precisa saber como tirar o visto americano, que é um processo simples, mas pode ser negado e aí você vai ter que começar tudo do zero.
O Manual da Web vai te ajudar com este pequeno guia de informações de como tirar o visto americano para que você tenha mais chances de ser aprovado logo de primeira e tenha sua viagem realizada com maestria.
Guia de como tirar o visto americano pela primeira vez
Vamos começar pelo começo? Primeiro você precisa entender que não é possível tirar o visto em todos os Estados do Brasil, isso por que você precisa ir ao consulado fazer uma entrevista.
Então planeje na sua agenda uma data para o deslocamento ao consulado (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife ou Porto Alegre) e dinheiro para isso. Pois também existe a taxa do visto.
Quais documentos preciso para o visto americano?
Montamos uma listinha com todos os documentos que você precisa para seu visto, você pode a copiar e colar em alguma conversa e passar para os amigos.
Assim vai ficar fácil conferir se você tem tudo antes de viajar ou chegar no consulado, ou ainda, antes de iniciar o processo:
- Passaporte com validade maior que seis meses do que o período que você deseja ficar nos EUA;
- Formulário DS-160, que você preenche no site;
- Foto Atualizada;
- Comprovante de pagamento da taxa de solicitação e do agendamento do seu visto;
- Comprovante do agendamento;
- Comprovante de vínculos financeiros e familiares;
- Comprovante de emprego ou estudos;
- Roteiro de viagem (não é obrigatório).
Dica: leve tudo impresso, pois no Consulado eles não imprimem e nas proximidades as impressões podem ser superfaturadas.
Passo a passo de como tirar o visto americano
Agora que você já separou os documentos, podemos ir ao passo a passo.
Passo 1: formulário DS-160
Preencha o formulário DS-160, aqui você vai inserir suas informações pessoais, selecionar o país e o consulado que deseja fazer a entrevista.
Após confirmar todas as informações e gerar a taxa, você vai ter acesso a sua ID de solicitação, é importante guardá-la! Guarde, também, a resposta da pergunta de segurança.
Passo 2: taxa MRV
Após sua inscrição, vai ser gerada uma Taxa, que varia conforme o visto escolhido. Por exemplo, a do visto B2 tem o valor de U$$ 185 e pode ser paga por cartão, boleto ou pix.
Passo 3: agende o CASV
Você esta há poucos passos do seu visto! Agora você precisa agendar um horário no CASV, que deve ser feito com pelo menos um dia de antecedência da entrevista no consulado.
E para fazer o agendamento, é preciso acessar este site aqui.
Passo 4: entrevista no consulado
Agora você deve comparecer ao consulado para fazer suas entrevistas. Dê preferência a respostas curtas e leve documentos que comprovem vínculos seus com o Brasil.
Desta forma você tem mais chances de ser aprovado.
Após ser aprovado
O visto é enviado para o CASV e você pode optar por buscar seu passaporte e o visto na unidade ou pedir para enviar via correio.
Se não for aprovado
O consulado informará o porquê, e você poderá o solicitar novamente a qualquer momento. Porém, vale a pena tentar consertar o “problema” antes de tentar novamente.
Quanto custa para tirar o visto dos Estados Unidos?
Tudo depende de qual modalidade de visto você deseja tirar, o visto B2, para turismo, lazer ou tratamentos de saúde, custa U$$ 185.
Mas, além disso, você precisa incluir os custos de passagens, alimentação, transporte e hospedagem para o consulado, caso não houver um em sua cidade.
Quanto tempo demora para tirar o visto americano?
Em média o processo todo dura de 2 a 8 semanas, tudo depende do tipo de visto e disponibilidade do consulado.
Após ser aprovado em entrevista, a maioria dos vistos é processado em até 10 dias úteis. Por isso, se já tem passagem comprada para o EUA, programe-se para o visto.
Qual a renda necessária para conseguir o visto americano?
Não há um valor estipulado para conseguir o visto, nem muito menos um manual de finanças de como conseguir o visto americano.
Porém, é necessário que o solicitante comprove que tem capacidade financeira de bancar a viagem, além de demonstrar fortes vínculos financeiros com o Brasil.
Isso é feito por meio de extratos bancários, Imposto de Renda, comprovação de vínculos empregatícios e outros.
Tire o visto e boas férias
Prepare-se com carinho e leve todas as documentações, pois grandes aventuras e diversão te aguardam na sua viagem!
Espero que tenhamos ajudados e até a próxima!