Você tem até 2032 para emitir a nova Carteira de Identidade, o CIN, mas quanto antes estiver o documento em suas mãos, melhor é, pois, tende a evitar filas longas e ficar despreocupado com o final do prazo.
Hoje o Manual da Web vai te ajudar em um belo passo a passo de como conseguir sua nova Carteira de Identidade, em poucos passos e sem passar estresse. Então, vamos lá?
- Como emitir sua carteira de identidade digital 2024
- Aplicativo Carteira Digital de Trânsito: emita sua CNH digital
- Aplicativo Conecte SUS – Emita sua carteira de vacinação digital
O que é a nova Carteira de Identidade?
Se você ainda não está familiarizado com o CIN, a nova Carteira de Identidade, nós vamos explicar brevemente o que ela é.
Este documento vem substituir nosso atual RG, ele unifica diversos documentos já existentes e vai possuir o número do CPF que já possuímos.
Além disso, pode-se adicionar algumas informações como: se é doador de órgãos, tipagem sanguínea ou doença existente.
E o mais interessante é que você pode optar por imprimir sua nova carteira de identidade em policarbonato, para ser mais durável e ficar parecendo com um cartão de banco.
Como obter a nova Carteira de Identidade?
Para obter a sua nova carteira de identidade é preciso fazer um agendamento para realizar o atendimento.
No estado de São Paulo, por exemplo, o agendamento e a confecção deste documento é feita pelo Poupatempo e você pode clicar neste link para ter mais informações e agendar.
Porém, cada Estado possui uma maneira diferente para agendar e fazer o CIN. Então o que aconselhamos é que você procure o órgão que emite o RG da sua região e se informe.
Por exemplo, em Mato Grosso do Sul, o órgão que emite RG é a Secretaria de Segurança, os moradores deste estado devem acessar o site para agendar a emissão do CIN.
Se você tiver outras dúvidas, pode ser que este link aqui consiga esclarecer algumas. Afinal, esta é uma mudança significativa.
Onde tirar a nova Carteira de Identidade em São Paulo?
Se você é morador do estado de São Paulo, precisará agendar a emissão da sua nova carteira de identidade no Poupatempo.
A boa notícia é que se desde o dia primeiro de julho deste ano o estado de São Paulo está emitindo somente o CIN, ou seja, se você precisa da segunda via do seu RG, já vai sair com a nova versão emitida.
E para facilitar seu agendamento, nós colocamos um artigo explicando o passo a passo para agendar o processo de retirar sua nova carteira de identidade sem pegar filas. Vale a leitura.
Qual valor para fazer identidade nova 2024?
A primeira via da nova carteira de identidade não custa nada aos brasileiros. E ela será impressa em papel.
Porém, caso opte em um futuro, ter o documento em policarbonato para ficar parecendo um cartão de banco será paga uma taxa de R$ 99,53.
Caso a CIN seja extraviada e você precise tirar a segunda via, aí, sim, haverá um custo de R$ 53,04.
Por isso, é importante manter o documento bem guardado, para evitar extravio e necessidade de emissão de segunda via do mesmo.
Quais os documentos para colocar na nova Carteira de Identidade?
A nova carteira de identidade vem com uma excelente proposta de unificar diversos documentos que o brasileiro já possui.
Desta forma, fica muito mais simples para o cidadão saber seus números de identificação. Veja abaixo quais são os documentos que compõem o CIN:
- Carteira de motorista (CNH);
- Carteira de trabalho;
- Cartão Nacional de Saúde;
- CPF;
- PIS / PASEP;
- Título de Eleitor;
- Título Militar.
O CIN vai substituir o passaporte?
Se você gosta de viajar pelo Mercosul, temos uma boa notícia para você. A nova carteira de identidade vai permitir que você viaje pelos países do bloco sem passaporte.
Mas, veja bem, ela não substitui o seu passaporte! Você ainda vai precisar dele para viajar ao exterior em países que precisam da documentação e do visto.
Por isso, nada de deixar o passaporte de lado, hein?
Após emitir a Nova carteira de identidade, preciso manter outros documentos?
Sim, você vai precisar manter seus documentos organizados e atualizados, com exceção a certidão de nascimento e casamento.
Enquanto não houver a integração completa dos dados, você ainda vai precisar dar manutenção aos seus outros documentos.
Esperamos que você tenha entendido como agendar o procedimento para fazer sua nova carteira de identidade.
Aproveite este momento para fazer com tranquilidade e não ter problemas com prazos apertados no futuro.
Esperamos você aqui, no Manual da Web no futuro, para ler mais textos!