Investimento de risco 2024: devo ou não fazer?

Publicado por
Em
Investimento de risco
Anúncios

Investir é uma das melhores maneiras de fazer o seu dinheiro crescer ao longo do tempo. No entanto, para que a solução não vire um problema na sua vida financeira, é importante pensar sobre o que é um investimento de risco.

Neste conteúdo exclusivo, nós da Manual da Web vamos te ajudar a entender mais sobre o investimento de risco, que pode ser atrativo por oferecer um potencial de retorno maior, mas com uma probabilidade de perda mais elevada. Aproveite a leitura!

Nota:
4.6/5
Instalações:
5MI+
Tamanho:
151M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é um investimento de risco?

Anúncios

Existem diversas maneiras de investir dinheiro atualmente, seja em ativos de renda fixa ou variável, diretamente pelo banco ou com o auxílio de um aplicativo.

Contudo, também há diferentes tipos de investimentos, onde alguns deles apresentam um risco maior do que outros.

Esses são considerados os investimentos de risco, ou seja, os ativos em que existe a possibilidade significativa de que você possa perder parte ou até mesmo a totalidade do seu capital investido.

Investimento de risco
Investimento de risco

Em outras palavras, é um tipo de investimento em que os retornos não são garantidos e estão sujeitos a flutuações do mercado. 

Um investimento de risco, geralmente, está associado a um alto grau de volatilidade, o que significa que seus preços podem variar significativamente em curto prazo.

O que torna um investimento arriscado?

Na prática, para um investimento ser considerado de alto risco é preciso avaliar três fatores principais, sendo eles:

  • Volatilidade: Os preços dos investimentos de risco podem variar significativamente em curto prazo
  • Incerteza: O futuro é incerto, e é impossível prever com certeza como um investimento de risco vai se comportar, podendo valorizar ou desvalorizar rapidamente
  • Liquidez: Os investimentos de risco podem ser mais difíceis de vender rapidamente

Quais são os investimentos de risco?

O investimento de risco pode ser classificado em diferentes categorias, de acordo com o tipo de ativo que ele investe, geralmente, na renda variável. 

Assim, alguns exemplos de investimentos que oferecem maior risco ao cliente são:

Ações de empresas

As ações são uma forma de investir em cotas de empresas, mas por ser da renda fixa, não há um retorno fixo, onde o preço das ações pode variar significativamente de acordo com o desempenho da empresa na Bolsa de Valores.

O investimento em ações de startups é um dos mais arriscados, pois embora algumas possam ter um potencial incrível de crescimento, a maioria delas não sobrevive no mercado em longo prazo e os investidores podem perder todo o seu capital.

Criptomoedas

As criptomoedas são uma forma de moeda digital que não é emitida por governos ou bancos centrais e é justamente por isso que seu preço é tão volátil.

Além disso, a cotação das criptomoedas é baseada no valor do Bitcoin e Ethereum, que pode subir ou cair rapidamente, ou seja, um investimento que pode resultar em ganhos enormes ou perdas substanciais, não tem como prever.

Fundos de investimento de ações

Os fundos de investimento de ações são um tipo de ativo da renda variável, nos quais investem em um portfólio de ações de empresas.

Mas, assim como o mercado de ações, o risco desses fundos é determinado pelo desempenho da empresa, podendo despencar do dia para a noite.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são considerados de renda variável, onde basicamente você investe seu dinheiro em cotas de imóveis ou empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais.

Embora aqui a volatilidade seja um pouco menor, ainda é um investimento de risco, pois dinheiro aplicativo valoriza ou desvaloriza conforme a localização e qualidade dos imóveis que eles investem.

Investimentos em private equity

O private equity (capital privado) é um tipo de investimento da renda fixa, no qual investe em empresas privadas.

O risco desses investimentos é alto, pois as empresas privadas geralmente são mais arriscadas do que as empresas públicas.

Precisando de um aplicativo para simular a pintura de parede para ver qual a cor ideal? Clique aqui e conheça o  ColorSnap Visualizer!

Qual o investimento de maior risco?

O investimento de maior risco é aquele que apresenta o potencial de perda mais alto para o investidor, como os exemplos citados acima. 

Alguns especialistas acreditam que as criptomoedas são o investimento de maior risco, devido à sua alta volatilidade. Já outros afirmam que o mercado de ações é o investimento mais arriscado, devido à sua complexidade.

Mas, é importante ter em mente que não existe um consenso sobre qual é o investimento mais arriscado do mercado, pois tudo depende do tipo de investimento, a estratégia ao investir e o cenário econômico atual.

Na prática, os investimentos da renda variável são mais arriscados, afinal, a maior rentabilidade está associada também à maior probabilidade de perder dinheiro.

Devo ou não fazer um investimento de risco?

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como seu perfil de investidor, seus objetivos financeiros e seu nível de tolerância ao risco.

Se você é um investidor iniciante ou tem baixo nível de tolerância ao risco, é melhor evitar investimentos de risco, dando preferência à renda fixa.

Já se você tem um perfil moderado ou arrojado, é um investidor mais experiente e está disposto a correr mais riscos para obter maiores retornos, a renda variável é uma ótima opção.

Investimento de risco
Investimento de risco

Como investir com maior segurança?

Seja em um investimento de risco ou não, é importante sempre saber onde e como investir seu dinheiro, para evitar problemas.

Nesse sentido, se você deseja investir com mais segurança, primeiramente recomendamos que escolha plataformas confiáveis, que sejam autorizadas pelo Banco Central.

Um bom exemplo é a corretora de valores XP Investimentos, que tem um aplicativo (disponível para Android e iOS) com ativos para todos os perfis e bolsos.

A XP Investimentos pertence ao Itaú Unibanco e é considerada a maior corretora independente do Brasil, com vários certificados que garantem que é confiável.

 Mas, além da escolha da plataforma de investimentos, é preciso sempre investir seu dinheiro com sabedoria e cautela.

Por isso, antes de tudo, defina seu perfil de investidor, analise se irá precisar ou não do dinheiro em um curto prazo e pesquise o investimento escolhido, para entender todas as potenciais perdas. 

Nota:
4.6/5
Instalações:
5MI+
Tamanho:
151M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Gostou de saber sobre investimento de risco?

Esperamos que este guia tenha lhe ajudado a entender mais sobre um investimento de risco, que embora possa nos “encher os olhos” com a alta rentabilidade, pode ser uma bela oportunidade de perder dinheiro.

Por isso, conheça o seu perfil, analise todas as possibilidades e sempre escolha uma plataforma segura e confiável, com boa reputação no mercado, para minimizar os riscos!

Anúncios

Leia mais em Finanças

Aplicativo para aprender ganhar dinheiro: análise completa

Aplicativo para aprender ganhar dinheiro: análise completa

Se você está em busca de maneiras de aumentar sua renda ou até mesmo conquistar...

Leia mais →
Como pagar boleto pelo celular: muito fácil

Como pagar boleto pelo celular: muito fácil

Com a expansão dos serviços bancários digitais, aprender como pagar boleto pelo celular se tornou...

Leia mais →
Como fazer um cartão das Casas Bahia pelo celular

Como fazer um cartão das Casas Bahia pelo celular

Se você está em busca de uma opção de cartão de crédito com limite alto,...

Leia mais →
Como abrir uma conta poupança na Caixa pelo celular: guia prático

Como abrir uma conta poupança na Caixa pelo celular: guia prático

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos de maior destaque entre os brasileiros, tendo...

Leia mais →