Pastel de forno: 5 dicas fáceis para fazer a receita em casa

Publicado por
Em
Pastel de forno
Anúncios

O pastel de forno (ou pastel assado) é um dos salgados favoritos de muitos brasileiros. Ele é vendido em todo canto do Brasil e tem uma grande variedade de sabores e  recheios, o que agrada praticamente a todos os gostos. 

A Manual da Web vai te apresentar neste guia cinco dicas práticas para você fazer deliciosos pastéis assados em casa, seja usando massa pronta ou fazendo sua própria massa de pastel macia. Então, vamos aprender a fazer pastel de forno delicioso para você e para as pessoas que ama?!

Nota:
4.3/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
13.9M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Fazer pastel de forno em casa vale a pena? 

Anúncios

Seja para preparar para a família e amigos, para comer sozinho(a) ou até mesmo para vender, fazer pastel de forno vale a pena sim.

Essa é uma receita que não leva muitos ingredientes, fácil de preparar, relativamente barata e que pode ser adaptada dependendo do seu gosto. 

Além disso, o pastel assado no forno é um curinga no seu dia a dia, podendo ser comido no lanche da tarde, na refeição da noite ou até mesmo ser parte do almoço, acompanhado por outros alimentos. 

Pastel de forno
Pastel de forno

Quais recheios posso colocar no pastel assado? 

O recheio mais comum encontrado nas receitas de pastel assado no forno é o que tem frango desfiado como ingrediente principal.

Também é comum encontrarmos o pastel assado com carne moída, o de presunto e queijo, entre outros sabores que também vemos no pastel frito tradicional. 

Uma das grandes vantagens do pastel de forno certamente é que podemos usar praticamente qualquer alimento para recheá-lo, incluindo carnes, frutos do mar, queijos, legumes, frutas, geleias, doces e muito mais. 

Por isso, se você for fazer pastel em casa, não há limite para a sua criatividade, ou seja, pode recheá-los com tudo que tiver à disposição no momento, combinando sabores que te agradam. 

Por essa versatilidade, o pastel no forno possibilita agradar diversos públicos, inclusive com boas opções de recheios e massas para quem é vegano ou vegetariano.

Fazer massa para pastel de forno em casa é fácil? 

Pela praticidade no dia a dia, muita gente usa a massa industrializada para fazer pastel assado no forno, aquela comprada no mercado mesmo.

Mas, há também pessoas que preferem fazer aquela massinha caseira mais macia, que encontramos ao comprar o salgado em bares e padarias, por exemplo. 

As duas opções são muito gostosas. Contudo, se você prefere a segunda, realmente terá um pouco mais de trabalho durante o preparo, mas em compensação, o sabor e a textura do salgado ficam ainda mais divinos.

A massa caseira não é uma das mais difíceis de se fazer e mais adiante, quando trouxermos as receitas de pastel de forno, vamos te mostrar o passo a passo de como fazer o preparo em casa. 

Inclusive, para fazer a massa do pastel são usados ingredientes básicos, como farinha de trigo, fermento, leite, ovos, manteiga e sal, que muitas vezes já temos disponíveis em casa. 

5 dicas importantes para fazer pastel de forno caseiro

Para preparar um pastel sequinho, saboroso e macio, separamos as melhores dicas para você fazer em casa, confira!

1 – Sempre unte a forma 

É essencial untar sua forma, assadeira ou tabuleiro antes de levá-lo ao forno. Isso serve para evitar que os pastéis assados agarrem e percam parte da massa na hora de serem retirados.

A forma deve ser untada com margarina, manteiga ou azeite. Basta passar um pouco em uma folha de papel-toalha e esparramar por toda a extensão da forma antes de colocar os pastéis nela. 

2 – Pincele a massa do pastel de forno com gema de ovo

Após fechar as massas e antes de levá-las ao forno, é importante pincelar os pastéis, para que eles fiquem dourados e a massa fique com melhor aspecto por fora.

O mais indicado é pincelar com gema de ovo, que pode ser substituída também por azeite ou manteiga derretida.

3 – Capriche na qualidade e quantidade de recheio do pastel de forno

Bons pastéis assados no forno possuem bastante recheio, pois com certeza faz toda a diferença. Então, preencha toda a massa com o sabor escolhido, para não sobrar espaços dentro do salgado.

Além disso, preze pela qualidade dos ingredientes do recheio, sempre dando preferência aos seus sabores favoritos e preparados com muito tempero.

4 – Dá para usar massa pronta de pizza e recheios pré-prontos

Caso queira fazer a receita gastando ainda menos tempo, você pode preparar os pastéis de forno com recheios que não dão tanto trabalho no preparo.

Estamos falando de recheios com queijos, embutidos, geleias, frutas, doces e outras opções que você não tem que levar ao fogo antes e nem preparar muito o alimento. 

Além disso, você pode trocar a massa feita em casa pela massa industrializada de pastel, aquela que se compra no mercado, para fazer pastel frito no óleo ou na airfryer (fritadeira elétrica).

O resultado é diferente, mas, ainda assim, satisfatório e vale a pena se você estiver com pressa ou não gostar de fazer massa.

5 – Fique atento ao forno enquanto o salgado estiver assando

O tempo necessário para assar o seu pastel pode variar de um forno para outro, dependendo de fatores como a potência e se ele  é um forno a gás ou elétrico.

Por isso, a dica é ficar atento ao forno, retirando os pastéis após eles ficarem com a massa dourada.

gM8dtZaFlcDLeHhjqqx uDfJynhnKvoArhMmjNpZQvnQJj7RntfujoiQJ7S2OuEhiu 4PGHs2IcP T6pfp24aUvS21PtMvgmA3cgPqB8P0zfCl1lZ0n7JHTFDITPktlqOfVR76Z3piB2v8um74lWPHE
Pastel de forno

Receitas deliciosas de pastel de forno

Agora chegou a hora boa! Trouxemos receitas apetitosas de pastéis de forno que certamente irão te agradar, com massa pronta e com massa artesanal caseira.

E para trazer essas receitas, usamos um dos melhores sites e aplicativo de receitas do Brasil. Estamos falando do TudoGostoso, onde encontramos milhares de receitas fáceis, práticas e rápidas, inclusive para quem não tem habilidade nenhuma na cozinha.

fAieSeirNHpixzJBy0sMUGot20lGLTPYgnk1pA0sTyFyE80dW COqgL7paFNyMIIysvRMVxkZBuhY2tdu2lYLDQ7cMeWb6 aG40s3uoriPhvZjnCDHNS FaECu
Pastel de forno

O aplicativo está disponível para download gratuito tanto para os usuários de smartphones e tablets Android, na Google Play, quanto para usuários de iPhone e iPad, na App Store

Mas sem mais delongas, vamos agora apresentar uma receita com massa caseira e outra com massa pronta, ambas escolhidas entre centenas de receitas do app TudoGostoso. Confira! 

Pastel de forno de frango com requeijão (massa caseira)

Ingredientes para a massa (20 porções):

  •  3 xícaras de farinha de trigo 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 
  • 100 gramas de margarina (em temperatura ambiente) 
  • ½ lata de creme de leite (150 gramas)
  • 150 gramas de leite integral
  • Um pouco de sal (a gosto)
  • 1 gema de ovo para pincelar 

Ingredientes para o recheio:

  • 500 gramas de peito de frango desfiado (temperado a gosto) 
  • 400 gramas de requeijão 

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo e o fermento 
  2. Acrescente o sal e, em seguida, a margarina, apertando com um garfo para começar a aderir à farinha 
  3. Adicione os 150 gramas de creme de leite, misturando bem 
  4. Aos poucos, vá colocando o leite e mexa até obter uma massa lisa
  5. Em uma superfície lisa e limpa polvilhada com farinha de trigo, coloque a massa, bate nela, a amasse com um rolo de macarrão 
  6. Depois disso, corte a massa do pastel no tamanho que desejar 
  7. Recheie a massa com o frango desfiado e com o requeijão na proporção que desejar, deixando espaço para fechá-la
  8. Pincele as bordas da massa com a gema, feche-a com a ajuda de um garfo e acabe de pincelar cada pastel 
  9. Em seguida, leves os pastéis ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixe no forno até ficarem dourados
  10. Prontinho! Agora é só se deliciar com esse pastel de frango com requeijão, que fica pronto em cerca de uma hora
ESSCSE MdRn6hVRuLXZvg9rtaz1jZPWNbkRDl5tzwb xyQglrhMoeRPVVV5u KivAHHmEcnujRNYm ZFs6 HutQ6kmHjr3rI5WzY4IB142maPD8HVB DiGu2sqgikkqD2uGbtqlmqNuIObodhPIEp E
Pastel de forno

Pastel de forno de banana com queijo (com massa de fritar)

 Ingredientes: 

  • Massa de pastel pronta 
  • 1 ovo para pincelar a massa 
  • 100 gramas de margarina
  • Banana Nanica (por ser mais doce e macia)
  • Queijo mussarela em fatias 
  • Açúcar e canela em pó a gosto (para passar na banana)

Modo de preparo:

  1. Corte as bananas em rodelas 
  2. Cubra o fundo de um prato com canela em pó e açúcar
  3. Passe as bananas na mistura de canela e açúcar 
  4. Abra quantas massas de pastel desejar e recheie cada uma delas com uma fatia de mussarela e banana, deixando espaço para fechar
  5. Com a ajuda de um garfo, feche a massa e, em seguida, pincele todo o pastel com uma mistura de gema de ovo e margarina 
  6. Prepare uma forma ou tabuleiro untado com margarina, coloque os pastéis sobre e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus entre 15 e 20 minutos, sem deixar dourar muito
  7. Prontinho! Agora é só tirar do forno, deixar esfriar um pouco e servir
Nota:
4.3/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
13.9M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Já deve estar com água na boca, não é mesmo?

Curtiu as dicas sobre pastel de forno e as duas receitas que separamos para você? Para ter acesso gratuito a milhares de outras receitas incríveis e, ao mesmo tempo, fáceis de fazer, basta baixar o app do TudoGostoso! 

E para seguir tendo dicas variadas sobre diversas coisas que impactam o seu dia a dia, basta seguir atento aos nossos conteúdos aqui na Manual da Web!

Anúncios

Leia mais em Comida

Aplicativo com receitas de bolo fáceis e rápidas: conheça e baixe

Aplicativo com receitas de bolo fáceis e rápidas: conheça e baixe

Sabe aquele dia que bate a vontade de um bolo caseiro, quentinho e saboroso, mas...

Leia mais →
Aplicativo grátis para planejamento de refeições veganas 2024

Aplicativo grátis para planejamento de refeições veganas 2024

Cada vez mais pessoas se tornam veganas ao redor do mundo e isso não é...

Leia mais →
Como usar o aplicativo MyFitnessPal para contar calorias de forma eficiente

Como usar o aplicativo MyFitnessPal para contar calorias de forma eficiente

Em um mundo onde a informação está na palma da nossa mão, manter um estilo...

Leia mais →
200 ideias de lanches para escola em 2024

200 ideias de lanches para escola em 2024

São tantos dias de aulas, que as ideias de lanches para escola vão acabando e...

Leia mais →