Aprenda como fazer mingau de aveia

Publicado por
Em
Como fazer mingau de aveia
Anúncios

Saber como fazer mingau de aveia é uma boa opção para fazer uma refeição simples e nutritiva, que serve para o café da manhã ou mesmo para um lanche à tarde ou à noite. Ele é uma ótima fonte de fibras, que ajudam no processo de emagrecimento.

A partir da receita básica, é possível criar muitas variações de como fazer mingau de aveia e incluir outros ingredientes como frutas e castanhas e deixá-lo ainda mais saboroso. 

Nota:
4.5/5
Instalações:
50 mil+
Tamanho:
16M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Como fazer mingau de aveia?

Anúncios

A forma mais simples de como fazer mingau de aveia, leva uma xícara de leite e 3 colheres de aveia. Caso queira, pode adoçar com açúcar, mas caso esteja em uma dieta para perda de peso, o ideal é substituir por adoçante ou stevia, por exemplo.

Para o preparo, basta misturar os ingredientes e levar ao fogo baixo, mexendo de forma constante para não grudar no fundo da panela. Cozinhe por cerca de 5 a 7 minutos, ou até que a mistura comece a engrossar e a aveia esteja cozida ao seu gosto. 

Para quem prefere o mingau um pouco mais líquido, basta adicionar leite ou água aos poucos enquanto mexe.

Como fazer mingau de aveia
Como fazer mingau de aveia

Opção sem lactose

Pessoas com intolerância à lactose ou que seguem uma alimentação vegana, ou seja, sem o consumo de alimentos de origem animal também têm como fazer mingau de aveia. Nesse caso, como substituto para o leite de vaca, é possível usar:

  • leites vegetais, como o de soja, amêndoas ou arroz;
  • água.
Como fazer mingau de aveia
Como fazer mingau de aveia

Quem tem intolerância ao glúten pode comer mingau de aveia?

A aveia em si não contém glúten, mas é indicado buscar aquela que está rotulada como “sem glúten” e que seja processada em instalações que evitem a contaminação cruzada com trigo, cevada ou centeio. 

Como fazer mingau de aveia proteico?

Para preparar essa versão, basta seguir a receita básica de mingau de aveia e incluir uma colher de whey protein do sabor de sua preferência. Como em geral o produto já vem saborizado, fica mais fácil dispensar o uso do açúcar no preparo. 

Também é possível incluir na mistura uma banana madura, que ajuda a deixar mais doce, além de ser uma boa fonte de potássio, mineral importante para quem tem uma rotina de treinos intensa.

Veja as dicas de como fazer mousse de maracujá de forma prática

Como fazer mingau de aveia no microondas?

Essa é uma maneira rápida de como fazer mingau de aveia, basta adicionar os ingredientes em um recipiente próprio para ir no microondas, e misturar bem para hidratar os flocos de aveia.

Leve o recipiente ao microondas e cozinhe em potência alta por 2 a 3 minutos. Para evitar que transborde, é indicado parar o aparelho e mexer a mistura a cada 30 segundos para garantir que cozinhe de modo uniforme.

Depois é só retirar do microondas e caso fique muito consistente, pode adicionar mais leite até chegar à textura desejada. Então, é só servir ou consumir com os acompanhamentos de preferência.

Como fazer mingau de aveia
Como fazer mingau de aveia

Quais ingredientes adicionar no mingau de aveia?

Para tornar a receita ainda mais nutritiva, é possível incluir ingredientes como frutas e sementes, como por exemplo:

  • banana, que adiciona mais carboidrato, para dar energia;
  • nozes ou amêndoas, que são fontes de gorduras boas;
  • canela, que tem ação termogênica.

Uma outra opção de como fazer mingau de aveia rico em proteína é incluir a clara de ovo no preparo, uma alternativa mais acessível do que o whey protein.

Para aprender novas formas de preparar essa e outras receitas, é possível usar o aplicativo Teste Receitas, que traz opções criativas, bem como novidades todos os dias. Nele, é possível salvar os favoritos para ter acesso fácil quando for para a cozinha.

Ele também permite a colaboração dos usuários na plataforma, que podem incluir suas próprias receitas. Além disso, dispõe de recursos inteligentes, como timer durante o preparo, que avisa o momento de retirar do forno, por exemplo.

Nota:
4.5/5
Instalações:
50 mil+
Tamanho:
16M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Qual é o melhor horário para tomar mingau de aveia?

O horário para tomar o mingau de aveia varia conforme a rotina e os objetivos de cada pessoa, mas em geral ele é indicado para o café da manhã, pois fornece bastante energia e a sensação de saciedade em razão das fibras.

Para quem tem o hábito de praticar exercícios físicos pela manhã, o mingau de aveia pode ser uma boa escolha como refeição pré-treino. Ainda pode ser uma boa opção para o lanche da tarde, pois ajuda a saciar a fome e a evitar a vontade de comer alimentos menos saudáveis.

Logo, saber como fazer mingau de aveia é útil, uma vez que é bem simples e fácil de fazer uma refeição rápida e com muitos nutrientes.

Anúncios

Leia mais em Comida

Dieta Mind Alzheimer: app de dieta gratuito que protege seu cérebro

Dieta Mind Alzheimer: app de dieta gratuito que protege seu cérebro

A Dieta Mind Alzheimer, disponível no aplicativo Android, melhora a saúde e funcionamento do cérebro,...

Leia mais →
Curso de confeitaria grátis: aprenda uma nova profissão online

Curso de confeitaria grátis: aprenda uma nova profissão online

Deseja começar uma nova carreira ou está a procura de aprimorar suas habilidades na cozinha?...

Leia mais →
App com receitas de miojo saudável para fazer em casa

App com receitas de miojo saudável para fazer em casa

Você sabia que é possível criar uma receita de miojo mais saudável e sofisticada? Sim,...

Leia mais →
Aplicativo para aprender como fazer bala Fini em casa

Aplicativo para aprender como fazer bala Fini em casa

Sucesso de vendas total no Brasil, os produtos Fini ganham espaço nas prateleiras e em...

Leia mais →