O tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Sem contar que fumar causa inúmeros problemas de saúde para os fumantes ativos e passivos. E, acabar com esse hábito pode ser muito difícil, porém, um aplicativo para parar de fumar pode ser bastante útil.
Neste guia, exclusivo do Manual da Web, vamos te mostrar que há opções de aplicativo para parar de fumar que podem fazer a diferença no seu tratamento, pois oferecem recursos para entender e controlar o vício pelo cigarro. Vamos conferir?!
Qual o melhor método para parar de fumar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,36 bilhões de pessoas no mundo todo fumam cigarro.
No Brasil, a boa notícia é que há cada vez menos fumantes, diminuindo o percentual de pessoas com esse vício.
Contudo, sabemos que grande parte da população ainda fuma e isso pode trazer sérios problemas de saúde.
Cerca de 90% das mortes por câncer pulmonar estão associadas ao tabagismo. Ele é reconhecido como doença crônica por dependência.
O tabagismo é uma doença que faz parte do grupo de transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento, pelo uso da substância psicoativa nicotina.
Fumar é mais que um simples hábito e é considerado a maior causa de adoecimentos e mortes precoces no mundo todo.
O tabaco causa a maioria dos cânceres de pulmão e contribui significativamente em casos de AVCs (acidentes cerebrais vasculares) e ataques cardíacos mortais.
Quem fuma é dependente químico da nicotina, droga muito poderosa que atua no sistema nervoso central, da mesma forma que a cocaína.
A nicotina chega no cérebro em apenas 7 segundos (a cocaína demora de 2 a 4 segundos a mais).
Assim, quando se para com o cigarro, os dias iniciais são muito mais difíceis, assim como em qualquer tratamento para vício.
Existe até um teste, chamado Teste de Fargeström, desenvolvido para identificar o nível de dependência que a pessoa tem do cigarro.
Basta responder às perguntas do teste, somar os pontos e ver o resultado ao final do questionário.
Entretanto, independente do resultado, se você fuma, talvez seja prudente parar agora mesmo, para a sua saúde e das pessoas à sua volta.
Mas, como cada pessoa reage de forma diferente ao se desintoxicar quando o assunto é deixar de fumar, não há um tratamento único e padrão.
O Ministério da Saúde oferece algumas dicas que podem ajudar quando a decisão de parar de fumar é tomada. São dez passos, sendo eles:
- Passo 1: manter-se determinado(a);
- Passo 2: marcar uma data para parar de fumar;
- Passo 3: cortar gatilhos que geram a vontade de fumar;
- Passo 4: escolher um método para deixar o cigarro;
- Passo 5: encontrar substitutos saudáveis;
- Passo 6: se livrar de lembranças associadas ao cigarro;
- Passo 7: buscar o apoio de amigos e familiares;
- Passo 8: escolher a melhor alimentação;
- Passo 9: procurar apoio médico;
- Passo 10: entrar em grupos de apoio.
Aliado a isso, existem diversas opções de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como veremos adiante.
Tratamento gratuito oferecido pelo SUS
Desde 2002, o SUS oferece tratamento gratuito para quem deseja eliminar o tabaco de vez da sua vida.
Esse tratamento conta com avaliação clínica que define se a abordagem deve ser intensiva ou não, bem como também avalia a necessidade de medicamentos.
Existe o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (PCDT) que é o documento oficial do SUS no qual são estabelecidos critérios para o diagnóstico.
É necessário comprometimento e às vezes o primeiro passo é o mais difícil. Por essa razão que a determinação é o primeiro passo.
No início, o atendimento é individual com o médico, mas depois se dão reuniões com outras pessoas.
E essa troca de experiências é considerada fundamental para o sucesso do tratamento, assim como acontece com quem tem vício em álcool, por exemplo.
O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo existe em todos os Estados do Brasil e você pode encontrar o contato do que está mais próximo de você clicando aqui.
Escolha pelo Estado que você mora e entre em contato por telefone ou e-mail para procurar a orientação correta sobre o tratamento.
Além disso, outra opção é procurar um posto de saúde da sua região e se informar, para saber onde é feita a consulta inicial para o tratamento.
E, claro, você deve fazer a sua parte também, se mantendo motivado a parar de fumar e evitando os gatilhos.
Para isso, existem alguns aplicativos de celular que podem ajudar no tratamento para parar de fumar, confira!
Quais as melhores opções de aplicativo para parar de fumar que ajudam no tratamento?
Determinação é a palavra-chave! O começo pode ser muito difícil, mas com auxílio e apoio adequados, é possível parar de fumar.
Além do tratamento ofertado gratuitamente pelo SUS, existem aplicativos desenvolvidos no intuito de auxiliar quem luta para se livrar do fumo.
Fizemos uma extensa busca na internet e mostramos a seguir cinco opções de aplicativo para parar de fumar que servem como apoio ao tratamento, confira!
Aplicativo 1: Kwit – Parar de Fumar
O Kwit está disponível gratuitamente para download na Play Store e Apple Store, sendo bem avaliado pelos usuários.
Conforme explica o desenvolvedor do aplicativo, ele é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Usando uma abordagem humana, orientada por um método científico, o Kwit tem recursos que podem auxiliar quem está parando de fumar cigarro.
Com ele, o usuário pode acompanhar seu progresso e inclusive contabilizar o dinheiro que não gastou com cigarro, sabendo a sua economia.
Ao usar o Kwit, você pode registrar seu humor diário, quanto tempo está sem fumar, quantos cigarros deixou de fumar, confere dicas para lidar com o desejo e muito mais.
É considerado um dos apps mais completos da categoria nas avaliações feitas pelos usuários, então, vale a pena testar.
4.8/5
Aplicativo 2: QuitNow! – Pare de Fumar
O QuitNow!, também está disponível para download na Play Store e Apple Store, sendo considerado muito útil pelos usuários.
Ele oferece estatísticas de tempo (dias, horas e minutos) que você está sem fumar, também quantos cigarros evitou e a economia gerada não consumindo tabaco.
O aplicativo também oferece dicas com base na OMS e uma lista de conquistas que vão sendo desbloqueadas durante o processo.
Usando o QuitNow!, o usuário pode participar de uma rede social interna e conversar com outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
Ele mostra sua evolução com relação à saída da nicotina do organismo, redução do risco de morte súbita, paladar e olfato recuperados e mais!
4.9/5
Aplicativo 3: Smoke Free – Deixe de Fumar
O Smoke Free está disponível para download na Play Store e Apple Store, tendo também uma boa avaliação entre os usuários.
Ele contabiliza o tempo sem fumar, a economia e como a saúde melhora, além do sistema de motivação com emblemas e um registro diário para cada dia sem o cigarro.
Seu principal diferencial é que ele tem uma lista que dá destaque aos usuários que estão há mais tempo sem fumar, motivando-os a continuar assim.
4.4/5
Aplicativo 4: Flamy – Deixar de Fumar
O Flamy também está disponível para download na Play Store e Apple Store, sendo muito bem avaliado e reconhecido como uma ferramenta útil pelos seus usuários.
Esse aplicativo oferece uma preparação para parar com o tabagismo, objetivos de poupança, deixando de investir em cigarros e outras funcionalidades.
Um dos diferenciais dele é que o usuário pode apostar com amigos quem fica mais tempo sem fumar e alcançarem de forma divertida seus objetivos.
Além disso, o aplicativo tem uma seção de jogos, para você se distrair quando der vontade de fumar.
4.8/5
Aplicativo 5: Parar de Fumar Assistente
O Parar de Fumar Assistente é um aplicativo exclusivo para quem tem Android, disponível para download apenas na Play Store.
Como o nome sugere, esse aplicativo gratuito funciona como um assistente pessoal, para acompanhar seu progresso.
O usuário registra dados acerca de sua rotina envolvendo o cigarro e o aplicativo mostra gráficos em percentual e conquistas.
Pode-se também criar metas, como, por exemplo, viagens, passeios e compras. Assim, o que você poupou não comprando cigarros tem outra finalidade.
O aplicativo também tem uma função bem legal, onde ao agitar o dispositivo, uma mensagem de motivação aparece na tela para você.
Conforme os usuários, o grande diferencial dele são os gráficos e as estatísticas, sendo um aplicativo de usabilidade bastante intuitiva e muito completo.
4.9/5
Benefícios em parar de fumar
Os malefícios do cigarro estão associados a diversos tipos de doenças. No topo delas está o câncer pulmonar.
Além disso, as chances de sofrer um infarto ou de conviver com bronquite crônica e enfisema são 5 vezes maiores para fumantes.
As chances de sofrer um AVC ou derrame são 2 vezes maiores em fumantes do que em não fumantes.
Mas, o que acontece quando o fumante para com o cigarro? Os primeiros benefícios são quase imediatos.
Ao parar de fumar um cigarro, nos primeiros 20 minutos, a pressão arterial e pulsação normalizam.
A nicotina é eliminada 2 horas após parar de fumar e em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue normaliza.
Em dois dias sem fumar, o olfato fica mais apurado e, com isso, é possível sentir melhor o sabor dos alimentos.
Em três semanas sem cigarro, a circulação sanguínea melhora muito e a respiração e a sensação de resistência física também.
E, após cinco anos sem fumar, os riscos de doenças associadas ao tabaco praticamente zera e pode se igualar aos riscos de quem nunca fumou na vida.
O começo pode ser muito desafiador, mas com força de vontade, pode ser a sua realidade. É possível, sim, se livrar da dependência da nicotina e resgatar sua saúde.
Inclusive, além da preocupação com a saúde, se cuidar também pode ser motivador, seja procurando métodos para clarear os dentes, fazer tratamentos para a pele, enfim.
Bora instalar um aplicativo para parar de fumar para ser seu aliado no tratamento?
Com o aplicativo para parar de fumar, esse desafio pode ficar mais fácil, afinal, o primeiro passo está em suas mãos.
Escolha o melhor método, procure o tratamento gratuito do SUS para deixar o cigarro e inicie sua jornada rumo a uma vida mais saudável!