Como clarear dentes em casa: aprenda o passo a passo completo

Publicado por
Em
Como clarear dentes
Anúncios

Muitas vezes o sorriso é o nosso cartão de visitas em inúmeras situações e ter dentes bonitos, saudáveis e mais brancos é importante para muitos de nós, concorda? Por isso, hoje vamos te mostrar como clarear dentes em casa.

A Manual da Web ensinará a você um tutorial simples de como clarear dentes sem precisar pagar por um clareamento profissional, evitando assim aquele amarelado desagradável. Além disso, mostraremos também dicas interessantes de como cuidar dos seus dentes, higiene e saúde bucal de forma geral. Confira!

Nota:
4.5/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
102M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Como clarear dentes em casa?

Anúncios

Há várias maneiras de clarear os dentes, com diversos tratamentos feitos com dentistas. No entanto, geralmente esses procedimentos não estão acessíveis a todos, devido ao seu custo.

Mas, a boa notícia é que hoje em dia existem diversas opções para clareamento de dente em casa, ideal para quem está sem dinheiro e mesmo assim deseja ter um sorriso brilhante.

Um bom exemplo disso são os cremes dentais clareadores, que podem ser usados diariamente e são vendidos normalmente em farmácias e pela internet. 

Além disso, há outras formas caseiras que muitas pessoas buscam para ficar com os dentes mais claros, como: 

  • Escovação dos dentes com uma mistura feita de morango e sal 
  • Esfregar a parte branca das cascas de frutas cítricas, como limão ou laranja, nos dentes 
  • Bochecho e escovação dos dentes (junto com o creme dental) com vinagre de maçã, que é um clareador natural
  • Esfregar a parte interna da casca de banana nos dentes após a escovação e logo em seguida escovar os dentes novamente 
  • Bochecho com óleo de coco pela manhã também ajuda, uma vez que ele contém ácido láurico, que ajuda na remoção das bactérias que clareiam os dentes, além de auxiliar na saúde das gengivas 
  • Bochechos com bicarbonato de sódio diariamente 
  • Utilizar bicarbonato de sócio junto com vinagre para escovação e bochecho diariamente 

Todas essas são técnicas de clareamento caseiro muito utilizadas entre os brasileiros e que realmente podem fazer a diferença.

Como clarear dentes
Como clarear dentes

O que fazer para tirar o amarelado dos dentes?

Se os seus dentes já estão amarelados, o ideal é buscar tratamentos com um dentista, que vai poder passar tratamentos ideias para isso. 

Entretanto, há algumas coisas que podemos fazer em casa para minimizar o amarelado natural dos dentes, como: 

  • Evitar certos alimentos, como os que veremos a seguir 
  • Escovar os dentes com frequência e utilizando cremes clareadores 
  • Cuidar ao máximo da higiene bucal 
  • Usar alimentos com poder clareador 
  • Beber bastante água todos os dias 
  • Entre outras coisas que veremos ao longo do tutorial de hoje 

O que é bom para deixar os dentes mais brancos? 

Há atitudes simples do dia a dia que podem ajudar bastante que os nossos dentes se mantenham brancos e até que eles clareiam. Confira:

  • Escovação – Escovar os dentes, de preferência com creme dental clareador, depois de cada refeição, ao acordar e antes de deitar para dormir
  • Água – Beber muita água, além de importante para a saúde em geral, também ajuda a evitar que os seus dentes fiquem amarelados
  • Enxaguantes – Usar enxaguantes bucais com clareamento, que, normalmente, são usados duas vezes por dia bocejando, durante 60 segundos após as escovação dos dentes
  • Higiene bucal – Ter outros cuidados com a saúde bucal, como usar fio dental e buscar formas de manter a boca limpa ao longo do dia
Como clarear dentes
Como clarear dentes

O que devo evitar para que os meus dentes não fiquem amarelados? 

O amarelamento dos dentes é um processo que acontece naturalmente, uma vez que diariamente consumimos alimentos e bebidas com corantes, que afetam o esmalte dos dentes, como café, vinho, refrigerante, açaí, suco de laranja e etc.

Por isso é importante saber quais atitudes deve evitar, a fim de manter os seus dentes mais claros possíveis. Listamos alguns vilões dos dentes brancos abaixo, confira: 

  • Cigarro – Fumar faz com que os seus dentes fiquem amarelados, além de ser uma prática viciante e que traz diversos malefícios à saúde
  • Corantes – Ingestão em excesso de alimentos e bebidas que contenham muito corante, principalmente os industrializados, como molho de tomate
  • Falta de higiene dental – Ficar muito tempo sem escovar os dentes, não usar fio dental e nem enxaguantes prejudica seus dentes e saúde bucal em geral
  • Excesso de álcool – A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também contribui para o surgimento de manchas nos dentes
  • Café em excesso – Café é uma das bebidas mais queridas e consumidas pelos brasileiros, mas, infelizmente, também causa o “amarelamento” dos dentes ao longo do tempo

Tenha acompanhamento para demais cuidados dentários

Como vimos, é possível clarear os dentes em casa ou pelo menos amenizar o amarelado e manchas. Mas, não é apenas a cor do dente que importa. 

Por isso, é importante que você tenha o acompanhamento de um dentista, para cuidar da sua saúde bucal e dos seus dentes de forma mais profunda.

É importante para, por exemplo, avaliar se existem cáries e, se houver, retirá-las dos dentes, para evitar problemas maiores depois. 

Além disso, o especialista irá fazer limpeza dentária e avaliar outros possíveis problemas que demandem intervenção, bem como ajudar para que você tenha hábitos corretos.

Por essas e outras razões que é tão importante frequentar o médico dentista regularmente, sendo o ideal marcar uma consulta a cada seis meses, no mínimo. 

Dessa forma você estará não só cuidando da parte estética do seu sorriso, mas também da saúde da sua boca e dentes.

Onde tem dentista de graça?

Para muitas pessoas que estão no aperto financeiro, o dentista, apesar de muito necessário, pode acabar ficando caro. 

Porém, felizmente, existe atendimento odontológico gratuito disponível para toda a população brasileira através do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Você pode buscar informações sobre como agendar o atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima, em outros departamentos de saúde ou na Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.

Contudo, tudo fica mais fácil pela internet! Para nos ajudar, há o Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store  e App Store (iOS).

Todo brasileiro pode visualizar as interações realizadas nos pontos de atenção à saúde e acompanhar o seu histórico no SUS, como exames, vacinas, dispensação de medicamentos e localização de estabelecimentos de saúde.

Como clarear dentes
Como clarear dentes

Siga as dicas de como clarear os dentes e cuide melhor da sua saúde bucal!

Seguindo as dicas sobre clareamento e as relacionadas aos cuidados com os dentes, certamente você se sentirá melhor e sua boca irá agradecer. 

Além disso, todo mundo se sente melhor quando está com um sorriso bonito, com dentes fortes e com bom hálito, para aproveitar a vida, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo agora que você já sabe como clarear dentes em casa, pois embora não seja o ideal, é uma maneira econômica de amenizar o amarelado do sorriso!

Nota:
4.5/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
102M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0
Anúncios

Leia mais em Saúde

Aplicativo para registrar e monitorar a pressão arterial pelo celular

Aplicativo para registrar e monitorar a pressão arterial pelo celular

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: a pressão arterial. Sabia que existe um...

Leia mais →
Como dormir rápido: passo a passo 2024

Como dormir rápido: passo a passo 2024

Dormir é uma necessidade básica do ser humano. É durante o sono que o corpo...

Leia mais →
Como desinflamar meu corpo de maneira rápida e eficaz em 2024

Como desinflamar meu corpo de maneira rápida e eficaz em 2024

O corpo inflamado pode incomodar bastante, causando reações desagradáveis e até mesmo ser sinal de...

Leia mais →
Aplicativo Conecte SUS – Emita sua carteira de vacinação digital

Aplicativo Conecte SUS – Emita sua carteira de vacinação digital

A plataforma digital de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) passou por uma transformação...

Leia mais →