A nova carteira de identidade nacional possui uma versão eletrônica chamada RG digital para idosos, que pode ser acessada diretamente pelo site oficial do Governo Federal o gov.br ou então pelo celular. Inclusive, ela exclui a obrigatoriedade de ter o documento físico em mãos. O RG digital funciona no aplicativo do gov.br, sendo válida para todo o país, o que a torna ideal para quem busca mais praticidade e segurança.
Mesmo sendo um documento digital, ele possui validade legal, ou seja, é como se você estivesse com o documento físico em mãos, mas, na verdade, ele está em formato digital. Muitas pessoas não sabem, mas é viável acessar seus documentos pelo gov.br e verificar se sua identidade está em dia. Veja, a seguir, os detalhes de como baixar gratuitamente e ter seu RG digital para idosos.
Entenda como funciona o RG digital para idosos
Primeiro, saiba que o RG digital para idoso exige a versão física da nova identidade. Mesmo a antiga tendo validade até 2032, ela não gera a versão digital.
Essa versão do RG digital para idosos está integrada à nova carteira de identidade nacional, conhecida como CIN.
Seu funcionamento é simples: basta emitir a CIN física. Após isso, o idoso pode acessar o documento digital pelo site e pelo app gov.br, disponível para Android e iOS.
O aplicativo é uma plataforma criada pelo governo para facilitar a vida do cidadão. Nele, é possível ver todos serviços oferecidos pelo governo federal.
Com documentos e informações oficiais, usando apenas CPF e senha, você consegue acessar suas informações.
Passo a passo para fazer o download da sua identidade pelo app
Veja o passo a passo para fazer o download da sua identidade a seguir, que serve tanto para o site oficial, quanto para os aplicativos em dispositivos móveis.
Passo 1: entre na sua loja de aplicativos
Acesse a sua loja oficial de aplicativos, seja ela Play Store ou App Store, e procure por gov.br, o aplicativo oficial do governo. Não se preocupe, pois ele é totalmente gratuito.
Não esqueça de baixar o app, pois somente nele é possível usar o recurso e baixar o RG digital.

- 3 aplicativos de rotina indispensáveis para quem quer se organizar
- 3 aplicativos que te ajudam a organizar o guarda-roupa
- 3 looks com calça cargo para se inspirar
Passo 2: faça login na sua conta gov.br
Depois de ter baixado o aplicativo, faça login em sua conta usando o sue CPF e senha. Se você não tiver conta ainda, o próprio aplicativo te orienta na criação de um jeito rápido e simples.
É possível usar também em formato de site, porém a diferença é que, no celular, você consegue carregar o documento para onde quiser, e, pelo computador, o RG ficará somente ali.
Fique atento, porque as duas formas são fáceis e possuem o mesmo passo a passo, possibilitando que você apresente seu documento instantaneamente.

Passo 3: entre em “Carteira de documentos”
Na página principal do gov.br, será necessário clicar em “Carteira de documentos” e, depois, clique em “Carteira de Identidade Nacional”. Na hora, o sistema faz a validação automática.
Aproveite para explorar os outros recursos da sua conta gov.br.

Passo 4: ative e baixe o documento
Depois da validação automática, o RG digital para idoso estará disponível no celular, com QR code e validade em todo território nacional.
Dentro do aplicativo, é possível transformar a imagem em PDF e guardar no celular.

Quem pode emitir a CIN digital gratuitamente?
Emitir o RG digital para idosos é gratuito para quem fez a CIN versão física. Para emitir o documento, não existe cobrança.
Pessoas idosas que usam o modelo antigo podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional no órgão emissor do estado.
Lembre-se de que a troca não é obrigatória, mas ter o RG digital para idosos evita perdas e dá mais praticidade.
Outras informações que você pode acessar pelo gov.com
O gov.br possibilita gratuitamente a consulta de CPF, carteira de trabalho digital, RG digital para idosos, comprovantes e serviços públicos federais, assinatura eletrônica, tudo em um único aplicativo.
Os níveis de segurança são altos, contando com autenticação em dois fatores. Para quem tem celulares com biometria, também é possível acessar o aplicativo através desse recurso.
Segurança e praticidade
Para quem já sabe de tecnologia, essa novidade é bem importante. Mas, para quem não está muito familiarizado, é uma novidade útil, principalmente para pessoas idosas, pois o RG digital para idosos facilita o processo.
Para saber de temas relacionados e aprender a usar plataformas como o gov.br, fique ligado nas novidades do Manual da Web. Aqui, você irá ver dicas, tutoriais e novidades úteis relacionadas à tecnologia.

