Consultar o saldo do FGTS digital tornou-se uma tarefa de grande importância para os trabalhadores que desejam manter a sua vida financeira bem organizada. Muitas pessoas não acompanham o fundo de garantia de forma regular e acabam deixando valores esquecidos.
Mas, com a chegada da modalidade digital, já é possível verificar se existe saldo disponível no FGTS Digital, um acesso rápido e fácil, que facilita a conferência desses valores. E, para te ajudar, o Manual da Web preparou um conteúdo completo, a fim de que você consulte seu saldo, entenda como funciona e muito mais. Boa leitura!
O que é o saldo disponível no FGTS Digital?
O saldo disponível no FGTS Digital é o valor que o trabalhador tem acumulado em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), acessado por meio da plataforma digital do governo.
Esse saldo conta com depósitos mensais realizados pelo empregador, correção monetária atual, juros e a distribuição dos lucros, quando ela ocorrer.
Com o novo sistema do FGTS Digital, disponível para Android e iOS, a consulta conta com informações mais claras e objetivas, permitindo que o trabalhador verifique:
- Valores depositados automaticamente pelo empregador;
- Saldos das contas ativas e inativas;
- Distribuição de lucros realizada pelo governo;
- Atualizações monetárias e movimentações.
O foco principal do FGTS Digital é facilitar o acesso às informações e criar um ambiente mais rápido, principalmente para processos como demissões, rescisões e verificações trabalhistas.
Mas, para o trabalhador, o mais benéfico é, sem dúvidas, poder acompanhar com mais facilidade o que realmente está disponível no fundo.
Passo a passo para verificar se há saldo disponível no FGTS
Que tal consultar se há saldo disponível no FGTS Digital de forma simples e segura? Confira o passo a passo atualizado e verifique os possíveis valores.
Passo 1: acesse o aplicativo
Faça o download do aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS por meio da loja de aplicativos do seu celular.

- Aplicativo FGTS – Consulte seu saldo pelo celular
- Aplicativo para consultar FGTS pelo CPF agora mesmo
- Como consultar FGTS: passo a passo detalhado
Passo 2: acesse o aplicativo
Clique na opção “Entrar no aplicativo” e acesse por meio da sua conta da Caixa. Caso não tenha cadastro, será preciso realizá-lo seguindo as orientações do próprio app.

Passo 3: confira valores
Ao abrir o aplicativo, você terá um resumo de saldos existentes no seu FGTS. Basta clicar e conferi-los.

O app permite ainda consultar se há saldo disponível no FGTS Digital referente a saque-aniversário ou saque-digital para rescisão e aposentadoria. Basta seguir os passos e verificar todos os valores disponíveis.
De onde vem o lucro do FGTS?
O lucro do FGTS é gerado em sua maioria por investimentos feitos pelo fundo em áreas estratégicas do país.
Em vez de deixar o dinheiro parado, o próprio governo utiliza os recursos acumulados no FGTS para financiar projetos que gerem retorno financeiro. Assim, os investimentos são direcionados para:
- Habitação: grande parte dos recursos é aplicada em programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, operações essas que contam com juros e prazos, gerando rendimento ao fundo;
- Infraestrutura: o FGTS investe em obras de saneamento básico, transporte, energia e diversas melhorias estruturais pelo país. Esses projetos, quando financiados com recursos do FGTS, também retornam rendimentos;
- Saneamento: projetos de abastecimento de água, tratamento de esgoto e melhorias sanitárias são partes de operações financiadas pelo FGTS, contribuindo para o lucro anual.
Além disso, o fundo apresenta o rendimento de juros que são aplicados sobre os depósitos e a atualização monetária.
Com isso, ao final de cada ano, caso o fundo apresente lucro, parte dele é distribuída entre os trabalhadores que têm saldo em contas do FGTS. Ou seja, quanto maior o saldo, maior a participação nos lucros.
É possível fazer o saque desses valores?
Sim, além de consultar saldo disponível no FGTS Digital, também é possível realizar o saque dos valores, desde que as regras estabelecidas pelo Governo Federal sejam cumpridas.
O fundo não pode ser retirado a qualquer momento, uma vez que a sua função é garantir segurança financeira para situações específicas.
Mas não se preocupe. Se você tem algum saldo no FGTS, seja ele esquecido ou não, é possível sacá-lo quando se trata de:
- Saque-rescisão: liberado em casos de demissão sem justa causa. O trabalhador pode retirar todo o saldo, junto à multa de 40% paga pelo empregador;
- Saque-aniversário: opção que permite retirada de parte do FGTS todos os anos, no mês do aniversário. Quem opta pela modalidade perde o direito ao saque total em casos de demissão sem justa causa;
- Saque para compra da casa própria: um dos usos mais comuns na compra de imóvel residencial, amortização de parcelas, quitação de financiamento e entrada no crédito imobiliário;
- Saque por aposentadoria: ao se aposentar, o trabalhador tem direito a sacar o valor total das contas do FGTS;
- Saques por situações específicas: algumas condições, como doenças graves, idade superior a 70 anos, falecimento do titular, encerramento da empresa ou permanência de 3 anos fora do regime do FGTS permitem o saque integral ou parcial.
Lembre-se ainda de que o lucro distribuído também pode ser sacado junto ao saldo, pois passa a compor o valor total da conta.
Seus valores podem estar esperando por você
Muitas pessoas nem imaginam que têm dinheiro parado no FGTS, seja por depósitos antigos, lucros anuais ou contas inativas.
Consultar se existe saldo disponível no FGTS Digital é a forma mais segura de acompanhar de perto tudo o que entra na conta.
Com informações mais organizadas e fácil acesso, o FGTS Digital veio para ajudar o trabalhador na hora de assumir o controle dos seus recursos. Então, reserve um tempinho para acessar o sistema e verificar seus valores.
O seu dinheiro pode estar lá, parado e esperando para ser utilizado de maneira inteligente em uma oportunidade importante da sua vida.

