Proteger seu celular Android, ganhou um upgrade, agora. O recém-lançado “modo ladrão” bloqueia o celular automaticamente quando o aparelho é arrancado abruptamente das mãos do dono. Um recurso nativo para Android depois da versão 10.
Este recurso foi lançado após executivos do Google, responsáveis pelo Android, visitarem o Brasil para observar como eram usados e como aconteciam os furtos dos aparelhos aqui. E agora você pode ler no Manual da Web como ativar este recurso, pois ele não vem ativado de fábrica.
O que é o Modo Ladrão?
Esta é uma função nova, adicionada no Android 10 e posteriores, após a visita de executivos responsáveis pelo desenvolvimento do software aqui no Brasil.
Ela tem como principal função bloquear o celular se ele for arrancado das mãos do usuário de uma forma abrupta e usa inteligência artificial para identificar isso.
Sem dúvidas, esse recurso é de extrema usabilidade nos celulares e uma forma de proteção importante para usuários deste sistema operacional.
Porém, apesar de ser uma ferramenta nativa (que já vem no Android), é necessário ativar e como esta foi pensada posteriormente, é necessário atualizar o sistema para a ter no celular.
Passos de como ativar o modo anti-roubo do Google
Agora que você entendeu o que é o “modo ladrão” do Android, que tal o ativar no seu celular?
Primeiro é importante verificar se você tem o Android 10 ou posterior e se o seu sistema operacional está atualizado. Caso não esteja, é necessário atualizar.
Agora, sim, você pode realizar o passo a passo:
- Passo 1: acesse a parte de configurações do seu telefone;
- Passo 2: selecione “Google”;
- Passo 3: toque na opção “Todos os serviços”;
- Passo 4: escolha a opção “Segurança do dispositivo e proteção contra roubo” é importante frisar que em alguns aparelhos pode aparecer apenas “Proteção contra roubo”;
- Passo 5: habilite o recurso em “Bloqueio de detecção de roubo”.
Bloquear o celular remotamente
Nesta leva de atualizações, o recurso “Encontre meu dispositivo” foi simplificado para ajudar quem não lembra a senha e precisa apagar os dados do celular à distância ou bloquear o aparelho.
Agora, para forçar o bloqueio da tela basta acessar este site, inserir o número do celular e fazer um desafio de segurança no aparelho.
Assim, o usuário tem mais tempo para recuperar a senha esquecida e poder acessar os outros recursos que mostram a localização do aparelho e excluir todas as informações do smartphone.
Quais são as principais características do Modo Ladrão?
O Brasil é o país de teste deste recurso, relativamente novo, então somos literalmente cobaias desta nova função.
O que sabemos até agora é:
- A função bloqueia o celular rapidamente, assim, que ele é roubado ou furtado da mão do proprietário;
- Esse bloqueio instantâneo impede que apps de bancos sejam acessados, assim como o celular tenha suas configurações de fábrica redefinidas;
- O recurso usa IA e acelerômetro para identificar possível roubo;
- Se o “modo ladrão” identificar um roubo, além de bloquear, surgirá o aviso de “possível roubo” para haver a possibilidade de desbloqueio do aparelho.
Dicas de como prevenir o roubo de celulares
Seu celular sempre está desprotegido quando você está fora de casa. Por isso, vamos colocar algumas dicas importantes para se atentar!
- Não use o aparelho no meio da rua: se for precisar chamar carro de app ou algo do gênero, opte por fazer isso em um estabelecimento e aguarde a chegada do carro dentro do local;
- Use acessórios discretos no seu celular: alguns aparelhos já são grandes o suficiente para chamar atenção, então dê preferência a capas, cordões e fones menos chamativos;
- Não use o aparelho dentro de carros ou ônibus: principalmente próximo às janelas, elas podem ser quebradas e seu aparelho furtado;
- Não coloque seu celular em bolsos: parece óbvio, mas não é!
- Use a mochila ou bolsa em lugares que você enxergue: coloque seu celular numa bolsa e nunca ande com ela nas costas, sempre coloque na frente do seu corpo.
- Em shows e festivais: não dê bobeira segurando o celular apenas com uma das mãos, principalmente em lugares abertos ao público, caso precise tirar uma foto, segure o aparelho com as duas mãos;
- Evite levantar o celular em busca de sinal: você está dando muita sorte para o azar, nem preciso ressaltar o porquê, não é?
Segurança em primeiro lugar
Em momentos críticos de roubo (quando há ameaça à sua integridade), aconselhamos entregar o aparelho e não fazer qualquer resistência.
Este tipo de bem material pode ser reconquistado. Mas sua vida não. Por isso, fique sempre atento às movimentações ao seu lado e use o máximo de recurso de proteção aos apps de banco que conseguir.
Siga sempre o Manual da Web para mais dicas!