Estudar fora do Brasil é um sonho para muitos, e Portugal acaba sendo um dos destinos mais procurados por brasileiros, principalmente por conta do idioma e da cultura parecidos. Mas a pergunta que surge é: como conseguir bolsas de estudo em Portugal? Realmente não é fácil, mas com planejamento, paciência e conhecimento, há boas opções.
Embora as bolsas de estudo em Portugal que cobrem todos os custos sejam raras, principalmente para cursos em português, existem alternativas que oferecem descontos nas taxas universitárias e programas que ajudam a financiar uma parte dos estudos. Sem muita enrolação, vem com a gente que o Manual da Web vai te contar tudo!
- Conheça as bolsas de estudo totalmente financiadas na Espanha 2024
- Conheça as bolsas de estudo totalmente financiadas no Canadá 2024
- Conheça as bolsas de estudo totalmente financiadas nos EUA 2024
É possível estudar de graça em Portugal?
Sabemos que estudar fora do país não é fácil. Apesar de existirem falsas informações sobre o tema, é fato que o processo é bem difícil.
Infelizmente, as oportunidades para estudar de graça em Portugal são bem limitadas, principalmente para estudantes de graduação.
Para quem está buscando bolsas de estudo em Portugal integral, o negócio pode ser ainda mais complicado, já que a maioria dos programas cobre apenas uma parte dos custos.
Porém, há opções de bolsas que, mesmo não sendo completas, oferecem descontos nas mensalidades.
Estudantes de países que fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), como o Brasil, podem conseguir descontos nas taxas universitárias.
Por exemplo, a Universidade do Porto oferece uma redução de até 45% no valor da taxa anual para estudantes desses países.
Por outro lado, a Universidade Nova de Lisboa permite obter até 50% de desconto nas propinas (as taxas universitárias) em alguns cursos específicos.
Como conseguir bolsas de estudo em Portugal?
Como falado, conseguir bolsas de estudo em Portugal, principalmente as integrais, é bastante raro, ok?
Apesar disso, há universidades que oferecem bolsas parciais, com descontos que podem chegar até 50% nas taxas universitárias.
Um bom exemplo disso são as universidades de Aveiro e Politécnico de Leiria, que oferecem esses tipos de bolsas para estudantes internacionais.
Algumas universidades, como a de Aveiro, têm programas que oferecem isenção total das taxas durante o primeiro ano, para estudantes com excelente desempenho acadêmico.
Ah, e claro, outra dica é sempre estar pesquisando nos sites das universidades portuguesas. Muitas coisas aparecem lá.
Dicas para conseguir bolsas de estudo em Portugal
É fato que não é fácil conseguir bolsas de estudo em Portugal ou em outros países, mas, enquanto você tenta, é possível ir “preparando” esse caminho com algumas coisinhas.
Estudar, por exemplo, é um dos mais importantes, já que muitas bolsas de estudo consideram o histórico acadêmico dos candidatos. Então, ter boas notas é importante.
Ah, e estudar também inclui outros idiomas, bolsas exigem proficiência em inglês ou até mesmo em português, dependendo do curso e da universidade.
Ter certificados como TOEFL, IELTS ou CAPLE pode fortalecer sua candidatura.
Outro ponto importante é a atividade extracurricular. Se envolver em projetos de pesquisa, voluntariado ou atividades que demonstrem liderança pode ser um diferencial importante.
Para fechar, procure pessoas que já passaram por esse processo de bolsas fora do país. É interessante conversar com elas e pegar algumas dicas.
Passo a passo de como estudar em Portugal sendo brasileiro
Vou te mostrar um passo a passo básico de como estudar em Portugal sendo brasileiro. Se liga aí.
Escolha a universidade
O primeiro a se fazer, claro, é dar uma pesquisa e escolher em qual universidade quer estudar. Importante: pesquisa bem, ok?
Pesquise sobre as instituições e cursos que mais te interessam e veja se elas oferecem algum tipo de bolsa ou desconto para estudantes internacionais.
Verifique o processo de admissão
Algumas universidades portuguesas aceitam o ENEM para ingressar, o que facilita bastante o processo para brasileiros, ainda bem.
Pesquisa as bolsas disponíveis
Entre nos sites das universidades escolhidas e veja quais bolsas estão disponíveis.
Além disso, cheque programas internacionais, como o Santander Universidades e o Erasmus Mundus.
Prepare os documentos
Para se candidatar a bolsas, você vai precisar de documentos, como o histórico escolar, cartas de recomendação e, em alguns casos, testes de proficiência em inglês (se a bolsa exigir).
Envie sua candidatura
Fique atento aos prazos! Envie todos os documentos e aguarde a resposta da universidade ou do programa de bolsas.
Planeje suas finanças
Mesmo com uma bolsa parcial, é importante fazer um bom planejamento financeiro para cobrir outras despesas, como moradia, alimentação e transporte.
Como funciona a bolsa de estudos em Portugal?
As bolsas de estudo em Portugal funcionam de maneira bem parecida ao que vemos em outros países.
Em geral, elas cobrem uma porcentagem das mensalidades e são oferecidas diretamente pelas universidades ou por fundações.
Dependendo do tipo de bolsa, o estudante pode ser contemplado por mérito acadêmico, necessidade financeira ou por programas específicos de mobilidade acadêmica.
Agora, é só se jogar e tentar uma bolsa
Agora que você já sabe como funcionam as bolsas de estudo em Portugal, é só colocar tudo em prática.
Não esqueça de verificar os sites das universidades, fique atento aos prazos e organize os documentos necessários.
Lembre-se de que a paciência e o planejamento são fundamentais para garantir sua vaga.
Cada universidade tem seus próprios critérios, então é sempre bom ler com atenção todas as exigências e requisitos.
E não desanime se a primeira tentativa não der certo! Continue estudando, se preparando, e aproveite todas as oportunidades. No final, sua dedicação será recompensada.