Aprenda como simular aposentadoria em 2024 com o Meu INSS

Publicado por
Em
Simular aposentadoria
Anúncios

A aposentadoria é um momento importante na vida de qualquer trabalhador. É a hora de descansar depois de anos de contribuição e também se preparar financeiramente para essa nova fase. E por isso, é necessário saber como simular aposentadoria para o próximo ano, considerando as mudanças da reforma da previdência social.

Neste guia exclusivo da Manual da Web iremos te mostrar que é possível simular aposentadoria online mesmo, pelo celular, além de responder às perguntas mais comuns sobre o tema. Vamos conferir?!

Nota:
4.7/5
Instalações:
10MI+
Tamanho:
50.8M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Qual a idade para se aposentar por idade em 2023?

Anúncios

Antes de vermos como simular aposentadoria para 2024, é importante entender qual é o mínimo para se aposentar por idade em 2023.

Via regra geral, após a reforma da previdência, a idade para se aposentar por idade varia conforme o ano de solicitação do benefício e a legislação em vigor. 

Em 2023, as regras previdenciárias estabelecem uma idade mínima para aposentadoria por idade, que é de 62 anos para mulheres (mais 180 meses de contribuição) e de 65 anos para homens (mais 240 meses de contribuição).

No entanto, vale destacar que essa não é uma regra fixa, pois existem algumas regras de transição que permitem se aposentar com idade inferior.

Por exemplo, as mulheres que contribuíram por pelo menos 30 anos até 28 de novembro de 2019 podem se aposentar com 60 anos de idade.

Os homens que contribuíram por pelo menos 35 anos até 28 de novembro de 2019 podem se aposentar com 65 anos de idade.

Por isso é importante saber como simular a sua aposentadoria, para entender melhor esses requisitos e conseguir se planejar de acordo.

Simular aposentadoria
Simular aposentadoria

Qual a idade para se aposentar por idade em 2024?

No próximo ano, não teremos mais mudanças nas regras da aposentadoria por idade, pois a última mudança aconteceu neste ano, com o aumento de seis meses, que passou para 62 anos da mulher e 65 do homem.

Assim, quem planeja se aposentar por idade em 2024, precisa ter 65 anos se for homem ou 62 anos de idade se for mulher, acrescido do seu tempo de contribuição necessário.

É possível se aposentar com 30 anos de contribuição?

Simular a aposentadoria tendo 30 anos de contribuição junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é uma prática comum entre aqueles que buscam se aposentar mais cedo. 

No entanto, é importante destacar que a possibilidade de se aposentar com essa quantidade de anos de contribuição pode depender das regras previdenciárias vigentes.

Na prática, é possível se aposentar com 30 anos de contribuição, mas essa possibilidade está sujeita a uma regra de transição.

Para se aposentar com 30 anos de contribuição em 2024, você deverá ter completado 61 anos de idade, se for homem, ou 56 anos de idade, se for mulher.

A partir de 2025, a idade mínima para se aposentar com 30 anos de contribuição irá aumentar gradualmente, até chegar a 62 anos para homens e 58 anos para mulheres, em 2031.

Como simular a minha aposentadoria?

Se você deseja saber quando pode se aposentar ou está interessado(a) em analisar as opções de aposentadoria disponíveis, saiba que pode fazer isso de forma bem simples.

Não é mais necessário ir até uma agência do INSS para simular aposentadoria, porque você pode fazer todo o processo pelo celular.

Para isso, basta instalar em seu smartphone o aplicativo Meu INSS, que está disponível gratuitamente na Play Store e Apple Store.

Feito isso, para simular a sua aposentadoria com o Meu INSS, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS
  2. Faça login com seu CPF e senha (se ainda não tiver, será necessário criar uma conta)
  3. No menu lateral, clique em “Do que você precisa?”
  4. Na caixa de busca, digite “simular aposentadoria” e clique no serviço de simulação
  5. Ao clicar no serviço, você será direcionado para uma página onde deverá informar os seguintes dados:
    1. Sexo
    2. Data de nascimento
    3. Data de início de contribuição
    4. Tipo de contribuição (empregado, autônomo, facultativo ou especial)
    5. Salário de contribuição (se for empregado)

Prontinho, após informar os dados e clicar em “Simular”, o sistema irá fornecer uma simulação detalhada, incluindo estimativas de valor do benefício e condições para aposentadoria.

hxe6mLKYLJm4CSEC12K9pUCAxrgxrfqdN7xGnN6ij3OdXmvCOcr9Ar9eoMs0OneqhaoYIsSZYNYbECuhsYgcnPLR8hLy9QemU822EJ vuo7OZHYQiuOJxz2vW4BoCyP5tlnXaxE84lL23TVLwKkHWMXsp0dvYUrFAXLobOxAIKuVbdv42R8 i4EwswZr0F6p
Simular aposentadoria

Qual a melhor calculadora de aposentadoria?

Ao fazer a simulação da sua aposentadoria, é essencial contar com uma calculadora confiável e precisa, para evitar frustrações. 

Nesse sentido, a calculadora de aposentadoria do Meu INSS é a melhor opção para a maioria dos trabalhadores. Ela é gratuita, fácil de usar, apresenta resultados detalhados e está atualizada com as últimas regras da Previdência Social.

No entanto, saiba que existem outras calculadoras de aposentadoria disponíveis em sites especializados na internet que também podem ser úteis.

Inclusive, algumas delas são mais completas e oferecem mais informações, como o valor da aposentadoria caso você continue contribuindo por mais tempo, por exemplo.

Uma boa dica, caso esteja procurando uma calculadora mais completa, pode consultar a calculadora do site da Previdência Social ou a calculadora do site da Receita Federal.

Essas calculadoras que simulam a aposentadoria de forma fácil e rápida consideram diversos fatores, como tempo de contribuição, idade e possíveis mudanças na legislação previdenciária.

Clique aqui e veja as principais mudanças em relação ao piso salarial da enfermagem em 2024!

Nota:
4.7/5
Instalações:
10MI+
Tamanho:
50.8M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Agora é com você simular aposentadoria para 2024!

Esperamos que este guia tenha lhe ajudado a entender mais sobre as mudanças nas condições e como simular aposentadoria de maneira mais descomplicada.

Essa não é apenas uma prática recomendada, mas uma etapa crucial para garantir que você esteja preparado para desfrutar da aposentadoria com tranquilidade e segurança financeira. 

Inclusive, pelo aplicativo Meu INSS você encontra outras ferramentas igualmente interessantes, podendo dar entrada em pedidos de benefícios previdenciários, verificar se a empresa está fazendo a sua contribuição corretamente, enfim! Aproveite!

Anúncios

Leia mais em Variedades

Curso gratuito de atendimento ao cliente: passo a passo para se inscrever

Curso gratuito de atendimento ao cliente: passo a passo para se inscrever

Está buscando o primeiro emprego, quer se recolocar no mercado de trabalho ou ter melhores...

Leia mais →
Aplicativo para aprender a fazer suas próprias joias DIY

Aplicativo para aprender a fazer suas próprias joias DIY

O mercado de joias, semijoias e bijuterias é enorme, pois milhões de brasileiras e brasileiros...

Leia mais →
Ministério do Trabalho agendamento: como fazer agendamento no Ministério do Trabalho 2024

Ministério do Trabalho agendamento: como fazer agendamento no Ministério do Trabalho 2024

Hoje vamos explorar o processo do Ministério do Trabalho agendamento em 2024, para que você...

Leia mais →
3 looks com calça cargo para se inspirar

3 looks com calça cargo para se inspirar

Para quem está antenado nas últimas tendências da moda, com certeza já ouviu falar da...

Leia mais →