Hoje, o Manual da Web tem uma dica que envolve fé, cultura e história: percorra e explore o legado de São Pedro até o Papa Francisco, com um aplicativo para conhecer os papas da Igreja Católica!
Com esse aplicativo para conhecer os papas, você descobrirá momentos importantes na trajetória da Igreja, além das curiosidades, vida e como suas decisões e encíclicas impactaram a sociedade e o catolicismo.
Qual é o aplicativo para conhecer os papas?
Para os interessados em conhecer os papas da Igreja Católica, o Manual da Web apresenta o aplicativo “Papas”, disponível no Google Play.
Desenvolvido pelo Kirill Sidorov, o aplicativo já atingiu 4.7 estrelas nas avaliações e bateu a marca de mais de 10 mil downloads, o que evidencia a sua qualidade.
Nele, você tem acesso a uma lista detalhada de todos os papas que passaram pela Igreja ao longo dos anos, desde São Pedro até o Papa Francisco.
Dá para ler informações sobre a vida, as encíclicas publicadas, curiosidades, período do pontificado, fotos e muito mais. Legal, né?
Não é à toa, que o aplicativo está repleto de elogios! 🤩
Há comentários dos usuários indicando o aplicativo, exaltando a qualidade do conteúdo, e ainda, dizendo palavras como: “sensacional!”, “ótimo” e “muito bom”.
E tem mais: ele é gratuito! Sendo assim, é só baixar e aproveitar!
Seja para pesquisa, estudo, curiosidade ou devoção, o aplicativo para conhecer os papas é uma opção incrível para você adentrar às portas do Vaticano!
- A santa Bíblia Católica: Novo aplicativo para ler a bíblia em qualquer lugar
- Aplicativo de figurinhas católicas para WhatsApp
- Novo aplicativo de meditação católica: conheça e baixe
Como encontrar com o papa?
Falando em papa, você já sonhou em se encontrar com um? Ou, em breve, fará uma viagem a Roma e deseja encontrá-lo? 🤔
Então, fique com a gente e saiba como conseguir ver o Papa atual, no caso, o Papa Francisco.
O primeiro passo e, um dos mais importantes, é verificar, com antecedência, a agenda do papa no site oficial do Vaticano.
Afinal, ele possui inúmeros compromissos e nem sempre está em Roma, portanto, é bom conferir antes para não dar uma “viagem perdida”.
Na Audiência Papal
Você já olhou a agenda do papa no mês em que você estará lá? Se a resposta for sim, vamos para o próximo passo!
Participar de uma Audiência Papal é uma das formas mais populares de se encontrar com o líder da Igreja Católica.
As audiências funcionam como encontros entre o papa e os fiéis, para compartilhar mensagens de fé e esperança e conceder uma benção.
Normalmente, são realizados na Praça de São Pedro, mas em dias frios, são feitos na Sala Paolo VI.
Para participar, é necessário solicitar os ingressos com uns três meses de antecedência, pois a procura é grande.
Basta acessar a página da “Prefeitura da Casa Pontifícia” e preencher o formulário.
Geralmente, a resposta é sempre positiva e enviada pelo e-mail, para lhe informar o dia, o local e o horário da retirada dos bilhetes.
Ah, antes que nos esqueçamos, os ingressos são gratuitos e o ideal é chegar bem cedinho, por volta das 8h da manhã, para garantir um bom lugar.
Na oração do Angelus
Caso você queira algo mais simples, que não requer ingressos, agendamentos e burocracias, dá para vê-lo na oração do Angelus.
Todos os domingos, ao meio-dia, o Papa Francisco recita a oração do Angelus, da janela de seu apartamento no Vaticano, e abençoa o povo que ali o espera.
Esse momento dura uns 20 minutos e também costuma lotar, portanto, chegue por volta das 11 horas, para conseguir um lugar.
Nas celebrações litúrgicas
Ver o Papa nas celebrações litúrgicas é uma das circunstâncias mais bonitas, uma vez que você verá o representante dos Apóstolos presidindo a Santa Missa.
Na maioria das vezes, a Eucaristia é celebrada na Basílica de São Pedro, especialmente, em datas importantes aos católicos, como Páscoa, Natal, Pentecostes e Corpus Christi.
Esta alternativa funciona do mesmo jeito que as audiências, é preciso solicitar um ingresso no site da “Prefeitura da Casa Pontifícia”.
Em outros eventos e países
O papa também participa de outros eventos em diversos países ao longo do ano, como canonizações, beatificações, assembleias ou visitas pastorais, um exemplo disso, é a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2013.
Para participar, você deve ficar atento à agenda do papa, para saber onde ele irá percorrer.
Quem sabe, em breve, ele não aparece em uma cidade perto da sua, hein?
Pode se encontrar com o papa sozinho?
De fato, seria muito legal conseguir se encontrar sozinho com o papa, sem milhões de pessoas se espremendo, receber uma benção individual e lhe fazer algumas perguntas, não é mesmo?
Porém, infelizmente, isso não é possível para o público geral, devido seus incontáveis compromissos, celebrações, reuniões e situações para gerir e resolver.
Mas, não desanime, pois de qualquer maneira, um encontro com ele é único, inesquecível e especial, mesmo no meio de uma multidão.
É possível falar com o papa?
Você vai se impressionar, mas a resposta para essa pergunta é: SIM! 😲
Mas como? É o que vamos ver!
É possível falar com o Papa Francisco por meio de cartas, prática bastante comum até mesmo com os seus antecessores, já que eles não possuem e-mail público e nem monitoram suas redes sociais.
Esse método mantém viva a tradição e garante uma comunicação mais pessoal, íntima e significativa.
Semanalmente, o Papa recebe milhares de cartas e, entre essas correspondências, alguns remetentes têm a graça de receber uma ligação ou uma resposta escrita pelo próprio Pontífice.
Contudo, todas as cartas são lidas e atendidas, por um escritório especializado na Secretaria de Estado, que organiza e gerência as cartas e mensagens ao papa.
Você pode escrever com qualquer idioma, desde que envie para este endereço:
Sua Santità Francesco
Secretaria de Estado, Palazzo Apostólico Vaticano, 00120 Città del Vaticano
E aí, você já sabia disso? Se ainda não, pegue uma folha e uma caneta e escreva suas preocupações, pedidos e o que mais estiver em seu coração e envie ao sucessor de Pedro.
Qual papa era brasileiro?
Embora já tenha existido, em torno de, 266 papas na Igreja Católica, nenhum deles era brasileiro.
Para eleger um novo papa, é preciso haver uma justificativa grave, como morte ou renúncia, por isso, não há trocas de papas com tanta facilidade.
Quando é necessário nomear outro papa, acontece um conclave, onde os cardeais votam entre si, para escolher um novo sucessor de Pedro.
E, em todos esses anos, nenhum cardeal brasileiro recebeu tantos votos, a ponto de conseguir o título.
O mais próximo do Brasil, é o atual, o Papa Francisco, que nasceu na Argentina e se tornou o primeiro papa da América Latina.
Amplie seu conhecimento!
A única coisa que ninguém pode tirar de nós é o conhecimento! Portanto, não hesite em expandi-lo!
Baixe o aplicativo para conhecer os papas e encha sua bagagem cerebral de informações, detalhes, fatos, história e, muito, conhecimento! ⛪🙏🇻🇦