Afinal, pilates emagrece? Saiba tudo sobre!

Publicado por
Em
Pilates emagrece
Anúncios

Se você está em busca de uma forma eficaz e saudável para perder peso, provavelmente já ouviu falar sobre o pilates. Mas, a grande questão que muitos se perguntam é: “Pilates emagrece?”.

Embora seja uma atividade física que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, é preciso pensar sobre se o pilates emagrece de verdade, para não perder seu tempo ao invés de calorias. Então, continue a leitura que nós da Manual da Web vamos te responder a essa pergunta tão importante!

Nota:
4.6/5
Instalações:
500MIL+
Tamanho:
115M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é pilates?

Anúncios

Dentre os treinos que estão na moda, com certeza o pilates está na boca do povo. Mas, você sabe o que é isso? Será que é um exercício ou atividade física?

Bom, o pilates é uma atividade física completa, que combina uma série de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e controle do corpo.

Prática desenvolvida por Joseph Pilates no início do século 20, o pilates tem ganhado popularidade em todo o mundo, como um método de condicionamento físico holístico.

Assim, com um tapete e alguns equipamentos específicos, como o reformer, cadillac e a cadeira de pilates, essa atividade visa melhorar a força, flexibilidade e equilíbrio do corpo, ao mesmo tempo em que promove a consciência corporal e a saúde mental. 

Qual a diferença entre pilates e ioga?

O pilates e a ioga são duas atividades físicas que oferecem diversos benefícios para a saúde, mas existem algumas diferenças importantes entre os dois métodos.

Embora ambos tenham exercícios que treinem o alongamento, fortalecimento e controle do corpo, a ioga é mais focada na respiração e meditação.

Além disso, o pilates é uma atividade física mais estruturada, com exercícios específicos e séries pré-definidas, enquanto a ioga é uma prática mais livre, com exercícios que podem ser adaptados às necessidades e objetivos de cada praticante.

Sem contar que o pilates pode ser praticado no solo ou em aparelhos específicos e a ioga é geralmente praticada sem o uso de equipamentos.

Clique aqui e conheça os melhores aplicativos (testados e aprovados) para aumentar a velocidade da sua internet!

Para quem é indicado o pilates?

Ao contrário do que muitos pensam, o pilates é uma atividade recomendada para todos os públicos, ou seja, para pessoas de todas as idades e níveis de aptidão.

Isso inclui crianças, gestantes, idosos, quem está acima do peso, aqueles em reabilitação física e pessoas com desordens posturais, tendo condicionamento físico flexível ou rígido.

Como fica o corpo de uma pessoa que faz pilates?

Pilates emagrece
Pilates emagrece

Em geral, o corpo de uma pessoa que pratica pilates fica mais forte, flexível e com melhor postura, visto que seus exercícios ajudam a fortalecer todos os músculos.

Além disso, o pilates também ajuda a melhorar a flexibilidade, o que pode facilitar a realização de atividades do dia a dia.

E, como sabemos, se você se exercitar mais, terá músculos mais tonificados, especialmente na região do abdômen, braços e pernas.

Então, dependendo da sua dedicação, o pilates pode te deixar com um corpo mais definido, tonificado, mais elegante e menos rígido, inclusive, com uma aparência mais relaxada e jovial.

Quais são as vantagens de praticar pilates?

Conforme mencionamos acima, o pilates é uma atividade física de baixo impacto, que trabalha o corpo de forma integral, fortalecendo os músculos, alongando os tecidos e melhorando a postura.

Um de seus principais benefícios é a ativação dos músculos do “core”, que inclui os músculos abdominais profundos, a região lombar e os músculos pélvicos. 

É justamente o fortalecimento do core que nos ajuda a melhorar a estabilidade da coluna vertebral e promover uma postura mais saudável.

Segundo o Portal O Globo, essa é uma prática que traz muitas vantagens para a nossa saúde física e mental, podendo ser benéfica para:

  • Aumentar a resistência física
  • Reduzir a dor crônica
  • Ajudar a prevenir lesões
  • Aumentar os níveis de energia
  • Melhorar a imunidade
  • Promover o bem-estar e relaxamento físico
  • Diminuir os sintomas da depressão e ansiedade

E, para completar com chave de ouro, podemos dizer que sim, o pilates emagrece, ou pelo menos colabora bastante para a perda de peso.

Embora não seja uma atividade de alta intensidade, isto é, não gera um alto gasto de calorias, seus exercícios (combinados a uma boa alimentação) favorecem o emagrecimento.

Como o pilates emagrece?

pilates emagrece
Pilates emagrece

É verdade que o pilates emagrece, mas como isso funciona na prática? Bom, ele pode contribuir para a perda de peso das seguintes maneiras:

  • Queima de calorias: os exercícios de pilates ajudam no gasto calórico, onde uma única aula de pilates de 60 minutos pode queimar entre 200 e 300 calorias
  • Aceleração do metabolismo: praticar pilates é uma atividade intensa, que ativa e acelera o funcionamento do nosso metabolismo, o que significa que o corpo queima mais calorias em menos tempo
  • Fortalecimento muscular: o fortalecimento dos músculos também ajuda a aumentar o gasto calórico em repouso, o que contribui para o emagrecimento 
  • Melhora da postura: o pilates melhora a postura corporal, que consequentemente ajuda a reduzir a gordura na região do abdômen

Quanto tempo de pilates para emagrecer?

O pilates emagrece, desde que você pratique-o com dedicação e constância, regularmente. Segundo especialistas, o ideal é fazer pelo menos 3 vezes por semana.

Com relação à duração das sessões de pilates para perder peso, recomenda-se que sejam sessões de 45 minutos à 1 hora, mas claro que isso varia conforme a meta e metabolismo de cada pessoa.

Quantas vezes devo fazer pilates por semana para emagrecer?

A quantidade de vezes que você deve praticar pilates por semana para emagrecer depende de alguns fatores, como seu nível de condicionamento físico e objetivos. 

Se você é iniciante, pode começar com 2 vezes por semana e ir aumentando gradualmente, à medida que vai ganhando flexibilidade e resistência física.

Contudo, para emagrecer de forma eficaz com o pilates, o ideal é praticar a atividade de 3 a 5 vezes por semana, pois isso garante que você esteja trabalhando consistentemente para queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar a postura.

É possível perder barriga com pilates?

Sim, dá para eliminar a gordura da barriga com pilates! Os exercícios de pilates trabalham os músculos do core, que são os músculos abdominais, dorsais e pélvicos. 

Quando os músculos do core estão fortalecidos, eles ajudam a sustentar a coluna e a reduzir a pressão sobre a região abdominal, o que indiretamente contribui para a redução da gordura na barriga.

Além disso, esse fortalecimento do core contribui para uma barriga mais firme e definida, tendo aquele aspecto mais “plano” que tanto sonhamos.

Mas, tenha em mente que não será apenas com o pilates que você conseguirá aquele resultado de “lipo HD na barriga”.

Isso porque a perda de peso e a redução de medidas abdominais estão diretamente ligadas à queima de calorias e à redução da gordura corporal como um todo, o que requer uma dieta equilibrada e exercícios cardiovasculares.

Como praticar pilates em casa?

Ao contrário do que muitos pensam, dá sim para fazer pilates em casa, sem precisar ir a uma academia ou ter professor particular.

E essa é uma excelente alternativa para quem quer se exercitar e não tem muito tempo ou dinheiro disponível, pois basta um aplicativo e alguns minutos do seu dia.

O melhor aplicativo para praticar pilates em casa, sozinha(a) e de forma 100% gratuita é o “5 minutos de pilates”, criado especialmente para iniciantes.

Pilates emagrece
Pilates emagrece

Este aplicativo está disponível para download gratuitamente na Play Store e Apple Store, onde você poderá usá-lo para treinos diários, rápidos e fáceis de pilates.

Com ele é possível personalizar seu treino de acordo com as suas necessidades, basta escolher entre os muitos exercícios disponíveis.

O app funciona como um guia passo a passo, onde você verá imagens claras e instruções detalhadas para fazer todas as posições corretamente.

Além disso, para te ajudar a manter seus treinos de pilates rápidos, uma função de temporizador garante que todas as posições sejam realizadas no tempo correto, sendo que toda sessão leva menos do que 5 minutos.

São treinos rápidos e para diversas situações, seja para começar o dia, aliviar o stress do trabalho ou relaxar antes da hora de dormir.

Nota:
4.6/5
Instalações:
500MIL+
Tamanho:
115M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Gostou de saber como o pilates emagrece?

Embora não seja uma atividade aeróbica de alto impacto, como a corrida, se praticada regularmente pode ajudar na perda de peso e emagrecimento saudável.

Por isso, seja para relaxar o corpo, ganhar flexibilidade, corrigir sua postura ou queimar calorias, não deixe de baixar o app em seu celular.

Essa é uma excelente prática para adotar e ter uma vida mais leve, afinal, o pilates emagrece, mas também auxilia a melhorar a nossa saúde física e mental como um todo.

Portanto, não deixe para amanhã a aula de pilates que você pode começar a fazer aí na sua casa agora mesmo, sem gastar um centavo!

Anúncios

Leia mais em Esportes

Sofascore: veja os resultados de esportes ao vivo no celular

Sofascore: veja os resultados de esportes ao vivo no celular

Temos certeza que em algum momento você já se pegou ansioso para acompanhar os resultados...

Leia mais →
Aplicativo para aprender lutar Judô: resultados rápidos 

Aplicativo para aprender lutar Judô: resultados rápidos 

Uma das artes marciais e esportes de maior prestígio no Brasil, o Judô é uma...

Leia mais →
Aplicativo para montar seu treino de academia pelo celular

Aplicativo para montar seu treino de academia pelo celular

Se você quer perder peso, ganhar músculos, melhorar sua resistência física, aumentar sua força ou...

Leia mais →
Aplicativo para aprender taekwondo em casa: aprenda baixar

Aplicativo para aprender taekwondo em casa: aprenda baixar

Se você sempre teve curiosidade em aprender taekwondo, mas nunca encontrou tempo ou oportunidade para...

Leia mais →