Os moradores do Estado do Pará que ainda não tem habilitação e podem ser beneficiados pelo programa CNH Pai d’égua que busca dar oportunidade para pessoas de baixa renda terem acesso ao documento e poderem, inclusive, trabalhar.
O Manual da Web te explica um pouco como funciona o CNH Pai d’égua, um programa do Detran – PA e do Governo do Estado do Pará, que só no ano de 2024 disponibilizou 60 mil vagas para os 144 municípios do Estado. Então, aperte seu cinto e venha conferir.
- CNH Social AL: tudo sobre o Programa de Primeira Habilitação de Alagoas
- CNH Social AP: saiba tudo sobre o Programa Amapá Jovem
- CNH Social CE: saiba tudo sobre o Programa Carteira de Motorista Popular do Ceará
Entenda o que é e como funciona a CNH Pai d’égua
No momento em que escrevo o texto, o Detran – PA entregou mais de 20 mil CNH dos beneficiados do programa, então para 2024 você possivelmente já não consegue mais se inscrever.
Mas, preste atenção, pois as vagas costumam se abrir logo no começo do ano, então dá tempo de você se organizar e tentar conseguir entrar no CNH Pai d’égua no próximo ano!
O programa funciona para dar a oportunidade de pessoas com baixa renda tirarem a sua CNH e, inclusive, trabalharem com ela, pois oferece a oportunidade de tirar categoria A, B ou D.
Para participar, é preciso se enquadrar nos critérios do programa, se inscrever e ser selecionado. Depois disso, o aluno fará todos os testes e aulas previstos para a obtenção da CNH.
Critérios e quem tem direito
Veja quais são os critérios para participar do programa CNH Pai d’égua no ano de 2024, considere que no ano de 2025 pode haver alguma mudança!
- Ter 18 anos completos na data do requerimento;
- Ser penalmente imputável;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ter ensino fundamental comprovado;
- Morar no Estado do Pará e o endereço declarado pelo candidato deve ser o mesmo que o informado no cadastro do CadÚnico;
- Para quem tem CNH e vai fazer adição de categoria: não ter sofrido nos 12 (doze) meses que antecedem a inscrição no Programa “CNH Pai D`égua”, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave/gravíssima, ou não ser reincidente, no mesmo período, em infração média, da qual não caibam mais recursos;
- Não ter sofrido, nos 5 anos que antecedem a inscrição no Programa “CNH Pai D`égua”, condenações judiciais por condutas praticadas no trânsito;
- Ter carteira de Identidade ou documento oficial com foto, equivalente, CPF e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará;
- Para a validade da inscrição, serão considerados os cadastros ativos do CadÚnico no Estado do Pará, até o mês de setembro de 2023.
Se você se enquadra nestes critérios pode se inscrever no programa para concorrer a vaga, mas isso não é sinal de que será contemplado.
Pois há fatores de seleção que o CNH Pai d’égua tem para selecionar os beneficiados.
Quando abrem as inscrições para a CNH Social do PA?
Ainda não há uma previsão certa para as inscrições de 2025, mas neste ano elas começaram logo no dia 29 de janeiro, então é importante ir monitorando os sites oficiais e jornais do Pará.
Onde se inscrever no Programa CNH Pai d’égua do Pará?
Quando as inscrições estiverem abertas, você pode acessar o site do Detran-PA ou clicar diretamente neste link aqui para iniciar seu cadastro e preencher sua ficha.
É importante ter os documentos e CadÚnico atualizado para você conseguir fazer tudo com mais facilidade.
Lembre-se de ler o edital, também. Pois de uma edição para a outra pode haver mudanças nas regras.
Como solicitar a CNH gratuita no PA
O único jeito de obter uma carteira de motorista gratuita no Pará é por meio do programa Pai d’égua, então é importante que você veja quais são os requisitos e se enquadra neles.
Esperar as inscrições se abrirem para conseguir participar da seleção. Desta forma você consegue fazer o curso e as provas gratuitamente.
É preciso lembrar que você só vai obter a CNH se for aprovado nos testes psicológico, teórico e prático.
Após ter estas aprovações, o Detran- PA entrega a carteira aos beneficiados com uma certa periodicidade.
Cuidado no trânsito!
Em primeiro lugar desejamos muita sorte no processo seletivo do programa social! Que você consiga a tão sonhada vaga para sua CNH e que na hora de fazer os testes esteja tranquilo ou tranquila!
E depois que estiver com sua habilitação nas mãos, não se esqueça: o trânsito precisa ser seguro, por isso obedeça às regras e leis e use todo o conhecimento importante que aprendeu na autoescola!
Vejo vocês em outro texto! Até mais!