Cuscuz no micro-ondas: 5 dicas para a receita perfeita

Publicado por
Em
Cuscuz no micro-ondas
Anúncios

Você é fã de cuscuz, mas sempre fica na dúvida sobre como prepará-lo da forma mais prática e deliciosa? Se a resposta for sim, hoje você vai aprender como fazer um divino cuscuz no micro-ondas, levando apenas alguns minutos.

Além disso, a Manual da Web vai te dar outras dicas incríveis para fazer o melhor cuscuz no micro-ondas do mundo, desvendando todos os segredos de como esquentar, acertar no ponto perfeito e até como substituir a cuscuzeira. Vamos conferir?!

Nota:
4.4/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
16.7M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Cuscuz: uma receita que conquista o Brasil todo

Anúncios

O cuscuz é um prato tradicional da culinária nordestina, mas que cada vez mais vem ganhando o coração e paladar dos brasileiros em outras regiões do Brasil.

Essa receita é preparada com flocão de milho, sal e água, e pode ser servida com diversos acompanhamentos, como carne, frango, peixe, legumes ou verduras.

O cuscuz pode ser feito de várias maneiras, se tornando uma receita versátil e muito deliciosa, possibilitando uma incrível combinação de ingredientes doces e salgados.

Além disso, o cuscuz pode ser fácil de preparar e se torna uma opção muito apetitosa para diversos momentos, desde o café da manhã até as principais refeições do dia.

Inclusive, se você quiser conhecer as melhores receitas de cuscuz para preparar de forma prática, rápida e fácil em casa, recomendamos o app “Cookpad Receitas”.

Neste aplicativo você vai encontrar mais de 150 opções de receitas fáceis e saborosas de cuscuz, do básico ao avançado, com ingredientes salgados e doces, desde o preparo nordestino até o paulista. Vale a pena conferir!

Cuscuz no micro-ondas
Cuscuz no micro-ondas

O que fazer para substituir a cuscuzeira?

Tradicionalmente, as receitas de cuscuz são feitas usando uma cuscuzeira, que é um utensílio de cozinha específico para esse tipo de preparo.

A cuscuzeira é basicamente uma panela de vapor que tem duas partes: uma inferior, onde se coloca a água, e uma superior, para o cuscuz.

Mas, e se você não tiver uma cuscuzeira em casa? Ou se quiser fazer cuscuz no micro-ondas? Como substituir esse utensílio?

Bom, saiba que é possível preparar um cuscuz delicioso sem esse utensílio específico, podendo utilizar uma panela de pressão ou uma panela comum. 

Caso opte pela panela de pressão (que irá cozinhar mais rápido), basta adicionar os ingredientes e fechá-la. Leve ao fogo alto e, quando começar a apitar, conte 5 minutos e desligue-o. Deixe a pressão sair naturalmente por 10 minutos e, depois, abra a panela.

Se optar pelo cozimento do cuscuz na panela comum, adicione os ingredientes da receita e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 5 minutos e desligue.

E há ainda uma terceira opção, que é preparar sua receita no micro-ondas. Nesse caso, o ideal é usar uma tigela de vidro ou cerâmica.

Independentemente da variação escolhida, saiba que esses substitutos da cuscuzeira podem sim cozinhar seu cuscuz de maneira uniforme, deixando-o pronto para ser saboreado.

Como eu sei que o cuscuz está pronto?

Seja na cuscuzeira tradicional, panela ou recipiente que vá ao forno micro-ondas, é importantíssimo saber o ponto de cozimento da sua receita.

Para saber se o cuscuz está pronto basta analisar sua textura. O ponto ideal é quando o cuscuz estiver macio e soltinho, sem grumos.

Você pode verificar isso espetando o cuscuz com um garfo. Se o garfo entrar e sair facilmente, a sua receita está pronta.

Se estiver preparando no micro-ondas, um truque muito bom é prestar atenção no vapor que se forma ao retirar a tampa do recipiente. Se ainda estiver muito úmido, coloque mais alguns minutinhos para cozinhar.

Cuscuz no micro-ondas
Cuscuz no micro-ondas

Como esquentar cuscuz já pronto no micro-ondas?

Às vezes, a correria do dia a dia nos faz preparar o cuscuz com antecedência, mas como esquentá-lo depois e ainda ter uma refeição saborosa?

A solução é simples e rápida! Confira a seguir um passo a passo para esquentar seu cuscuz no micro-ondas da forma correta:

  1. Bote o cuscuz em um recipiente de plástico ou vidro que seja próprio para micro-ondas
  2. Coloque uma pequena quantidade de água sobre o cuscuz 
  3. Cubra o recipiente com um prato ou filme plástico
  4. Comece com um tempo de aquecimento de 1 minuto e vá aumentando de 30 em 30 segundos, até o cuscuz ficar quente

Prontinho, agora seu cuscuz estará quentinho e delicioso novamente, como se tivesse sido feito na hora.

Como esquentar cuscuz no microondas sem ressecar?

Uma das principais reclamações das pessoas é que o forno micro-ondas, durante o aquecimento e preparo de receitas, acaba “ressecando” a comida.

Isso acontece porque o micro-ondas usa ondas eletromagnéticas para aquecer os alimentos. Essas ondas penetram nos alimentos e fazem as moléculas de água vibrar. 

Essa vibração gera calor, que aquece os alimentos. No entanto, o calor também pode causar a evaporação da água dos alimentos, deixando-os secos.

Além disso, o forno micro-ondas aquece os alimentos de fora para dentro, ou seja, a superfície se aquece primeiro, enquanto o interior permanece mais frio. 

Isso pode fazer com que os alimentos fiquem duros e secos por fora, enquanto o interior permanece quente e úmido.

Mas, calma, pois você pode aquecer seu cuscuz no micro-ondas sem perder a suculência da receita, isto é, sem que ele fique ressecado.

Para isso, a dica é colocar uma pequena quantidade de água em um recipiente ao lado do prato com o cuscuz, o que ajudará a manter a umidade e impedirá que seu cuscuz fique com aquela textura seca. 

Ah, além disso, recomenda-se que você cubra o prato ou tigela com um filme plástico filme, para concentrar as moléculas de água na receita.

Clique aqui e veja os melhores modelos de micro-ondas 220V disponíveis no mercado!

Cuscuz no micro-ondas
Cuscuz no micro-ondas

5 dicas práticas para preparar cuscuz no micro-ondas

Finalizando nosso guia sobre cuscuz no micro-ondas, agora vamos mostrar a você algumas dicas de ouro para preparar suas receitas da maneira mais deliciosa possível.

1. Use uma tigela de vidro ou cerâmica com tampa

O cuscuz é um alimento que absorve muita água. Por isso, é importante usar um recipiente próprio para o cozimento no forno de micro-ondas.

As tigelas de vidro ou cerâmica são as mais indicadas, pois são capazes de reter a umidade durante o aquecimento e preparo, evitando que resseque.

2. Não coloque muito cuscuz na tigela

Outra dica muito útil para preparar a receita perfeita de cuscuz é não colocar muito cuscuz no recipiente. 

Se você colocar muita quantidade de cuscuz, ele vai demorar mais para esquentar e pode ressecar. O ideal é 1 xícara de cuscuz para um refratário de tamanho médio.

3. Acrescente líquido aos poucos

A quantidade de líquido necessário para preparar a sua receita no micro-ondas depende da marca da farinha de milho.

Mas, via regra geral, recomenda-se acrescentar água ou leite aos poucos durante o cozimento no micro-ondas, até que o cuscuz fique úmido e soltinho.

4. Misture o cuscuz a cada minuto, em potência média

Para evitar que a sua receita resseque, é importante misturá-la a cada minuto, pois ajuda a distribuir a água uniformemente pelo cuscuz.

Comece com um tempo de aquecimento de 1 minuto e vá aumentando de 30 em 30 segundos. Geralmente, o tempo de preparo do cuscuz no micro-ondas é de 2 a 3 minutos, para cada 1 xícara de cuscuz.

Além disso, indica-se que o preparo seja feito em potência média, pois se a potência for muito alta, o cuscuz pode secar e ficar duro.

5. Tempere bem seu cuscuz

O cuscuz é um alimento neutro, com um sabor suave de milho. Por isso, temperá-lo pode deixar ainda mais gostoso, acentuando os outros ingredientes.

Sendo assim, para fazer a receita perfeita de cuscuz, recomendamos usar os temperos mais comuns para esse preparo, que são sal, pimenta, açafrão e cúrcuma.

O sal é essencial para dar sabor ao cuscuz. A pimenta pode ser usada para adicionar um toque picante ao prato. O açafrão e a cúrcuma dão um toque mais adocicado e terroso à receita.

Você também pode adicionar outros temperos ao cuscuz, como:

  • Ervas frescas (cebolinha, salsinha ou coentro)
  • Ervas seca (orégano, tomilho ou manjericão)
  • Especiarias (cominho, páprica ou curry)

A quantidade de tempero que você usa vai depender do seu gosto pessoal. Se você gosta de sabores mais intensos, pode usar mais tempero.

Nota:
4.4/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
16.7M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Pronto(a) para preparar um cuscuz no micro-ondas?

Portanto, com essas dicas sobre tempero, preparo, umidade e ponto ideal, é possível garantir um prato saboroso, suculento e fácil de preparar.

E, caso queira inovar na cozinha, pode encontrar as melhores receitas online para preparar aí na sua casa, basta baixar o aplicativo Cookpad!

Anúncios

Leia mais em Comida

Aplicativo com receitas de bolo fáceis e rápidas: conheça e baixe

Aplicativo com receitas de bolo fáceis e rápidas: conheça e baixe

Sabe aquele dia que bate a vontade de um bolo caseiro, quentinho e saboroso, mas...

Leia mais →
Aplicativo grátis para planejamento de refeições veganas 2024

Aplicativo grátis para planejamento de refeições veganas 2024

Cada vez mais pessoas se tornam veganas ao redor do mundo e isso não é...

Leia mais →
Como usar o aplicativo MyFitnessPal para contar calorias de forma eficiente

Como usar o aplicativo MyFitnessPal para contar calorias de forma eficiente

Em um mundo onde a informação está na palma da nossa mão, manter um estilo...

Leia mais →
200 ideias de lanches para escola em 2024

200 ideias de lanches para escola em 2024

São tantos dias de aulas, que as ideias de lanches para escola vão acabando e...

Leia mais →