Saiba como fazer cuscuz de forma simples e rápida

Publicado por
Em
Como fazer cuscuz
Anúncios

Muitos não sabem como fazer cuscuz, uma receita muito tradicional no nordeste, mas que ganhou o paladar das pessoas de outras regiões. Essa é uma opção que leva poucos ingredientes e tem um resultado muito saboroso.

Há muitas formas de como fazer cuscuz, seja ele doce ou salgado, pode ser servido no café da manhã ou mesmo ser o prato principal. Para isso, é preciso conhecer o passo-a-passo e o ponto correto para ter sucesso no preparo.

Nota:
4.4/5
Instalações:
100 mil+
Tamanho:
27M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Como fazer cuscuz?

Anúncios

Para preparar o cuscuz é preciso hidratar o floco de milho, temperar e colocar a mistura em uma cuscuzeira, mas sem compactar. Então, ele vai ao fogo, e cozinha a partir do vapor saído da água que fica na parte de baixo da panela.

Durante o preparo, também se adiciona manteiga, para deixar o cuscuz mais macio e com sabor especial. Também é possível regar o prato com manteiga misturada em água quente pouco antes de servir, para ficar mais soltinho.

Esse é o modo básico de como fazer cuscuz, mas cada um pode acrescentar outros ingredientes para dar mais sabor, tais como:

  • azeitonas;
  • carne de sol;
  • queijo coalho.
Como fazer cuscuz
Como fazer cuscuz

Como hidratar o flocão para fazer cuscuz?

Coloque a porção de flocão que vai usar em uma tigela, aqueça a água até o ponto de fervura e acrescente aos poucos. Mexa de modo delicado para que o líquido se espalhe por completo.

Continue adicionando água quente e mexendo até que o flocão de milho esteja todo umedecido e a mistura tenha uma consistência úmida, mas não encharcada. Então, é preciso esperar entre 10 e 15 minutos, com o recipiente tampado por um pano ou filme plástico.

Como fazer cuscuz
Como fazer cuscuz

Ponto ideal do cuscuz

O floco de milho deve estar levemente úmido, com a aparência de uma farofa, ou seja, precisa estar com os grãos soltinhos para ir ao fogo. Essa é uma dica importante de como fazer cuscuz sem errar o ponto.

Com isso, ao cozinhar ele vai permanecer macio, mas fácil de moldar caso queira servir em um formato específico.

Como criar um canal no YouTube para meu filho do zero

Como fazer cuscuz se não tiver cuscuzeira?

Para quem não tem uma cuscuzeira em casa, é possível se adaptar com uma peneira sobre uma pena de água fervente. Nesse caso, os passos iniciais de como fazer cuscuz desde a hidratação do flocão.

Na hora de levar ao fogo, é preciso escolher uma peneira que seja mais fina, senão os flocos vão passar e cair na água. 

Outro ponto importante é que a peneira não encoste na água para não ficar encharcado e passar do ponto. Para isso, opte por uma panela com abertura menor, assim não corre o risco da estrutura cair e perder a receita.

Como fazer cuscuz
Como fazer cuscuz

Como fazer cuscuz doce?

Essa é uma outra forma comum de como fazer cuscuz, sendo que ao invés de hidratar com água, usa-se o leite de coco e coco ralado para adicionar mais sabor. É uma boa opção para servir no café ou mesmo como sobremesa.

Outra versão dessa receita usa a tapioca, para fazer o cuscuz branco doce, que também é muito popular em várias regiões do país.

Para aprender essas e muitas outras receitas de como fazer cuscuz e outros pratos, uma sugestão é usar o aplicativo Receitas Globo. Nele é possível encontrar uma enorme variedade de opções, com vídeos com o passo-a-passo para o preparo.

O usuário também tem acesso a dicas, bem como sugestões de cardápios para eventos e datas especiais. Além disso, pode enviar suas próprias receitas e interagir com a comunidade.

Como fazer cuscuz
Como fazer cuscuz

Receitas da TV

O aplicativo é atualizado com as receitas que passam na programação, tanto da Rede Globo como da GNT. Assim, se não conseguiu anotar os ingredientes durante a transmissão, pode rever e assistir novamente o modo de preparo.

Nota:
4.4/5
Instalações:
100 mil+
Tamanho:
27M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que combina com cuscuz?

O cuscuz é um prato versátil que combina com uma variedade de alimentos, desde um café preto para servir no café da manhã até opções mais completas, como carne seca desfiada no almoço.

O queijo também é um bom complemento para essa receita, sendo algumas das principais escolhas, o de coalho, minas frescal e o mussarela. Também é possível acrescentar ovos cozidos ou pochê, que são uma opção de proteína que combina bem com o cuscuz.

No caso do doce, pode vir acompanhado de um cafezinho, bem como, frutas secas e castanhas, que acrescentam uma crocância ao prato. Outra opção é regar o cuscuz com leite condensado ou leite evaporado, para que fique mais cremoso e com uma doçura extra.

Anúncios

Leia mais em Tutoriais

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular: fácil e rápido

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular: fácil e rápido

Sabe aquela hora que você precisa mudar senha Wi-Fi pelo celular e parece que vai...

Leia mais →
Como encontrar aplicativos secretos na Google Play

Como encontrar aplicativos secretos na Google Play

A busca por aplicativos secretos Google Play pode parecer difícil, considerando o vasto oceano de...

Leia mais →
Como desativar o Instagram temporariamente em poucos passos

Como desativar o Instagram temporariamente em poucos passos

Dentre todas as redes sociais, o Instagram é uma das mais famosas em todo o...

Leia mais →
Como baixar gráficos de crochê no Pinterest

Como baixar gráficos de crochê no Pinterest

Você tem interesse em aprender crochê ou já faz peças de crochê e quer desenvolver...

Leia mais →