Conheça os principais alimentos que dão energia

Publicado por
Em
Alimentos que dão energia
Anúncios

Incluir alimentos que dão energia nas refeições é uma forma de melhorar a disposição para as tarefas diárias, como estudar, treinar ou trabalhar. Há muitas opções que permitem preparar refeições completas ou fazer um lanche durante o dia.

Conforme a necessidade, é possível optar por alimentos que dão energia de forma rápida, ou aqueles que têm um efeito prolongado, que dão a sensação de saciedade por mais tempo.

Nota:
4.4/5
Instalações:
500 mil+
Tamanho:
18M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que fazer para aumentar a disposição?

Anúncios

Para se sentir mais disposto, é preciso combinar hábitos saudáveis, sendo que a alimentação é um dos principais pilares. Além disso, outras medidas recomendadas são, por exemplo:

  • tomar bastante água durante o dia para se manter hidratado;
  • fazer atividades físicas de forma regular;
  • dormir bem, a fim de recuperar o corpo.

Outro ponto importante é manter em dia as consultas de rotina, que podem identificar problemas de saúde e tratá-los de forma antecipada.

Alimentos que dão energia
Alimentos que dão energia

Quais as vitaminas presentes nos alimentos que dão energia?

As principais fontes de energia são os carboidratos, proteínas e gorduras, mas as vitaminas têm papel importante para a absorção desses nutrientes. Nesse contexto, algumas das mais importantes para essa função são:

  • vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo e na produção de energia;
  • vitamina C, auxilia no sistema imune, por isso, é essencial para manter a saúde. 

A vitamina D, por sua vez, atua na saúde dos ossos e músculos, logo é importante na recuperação após a prática de exercícios. Dessa forma, manter uma dieta equilibrada, que combina alimentos que dão energia e outros nutrientes é essencial para ter mais disposição.

Alimentos que dão energia
Alimentos que dão energia

Sopa para emagrecer 2024: as melhores receitas

Quais os alimentos que dão energia?

Entre os alimentos que dão energia, os destaques vão para os carboidratos, como por exemplo, a batata, massas, arroz e cereais. A versão integral traz ainda mais benefícios, porque possui fibras, que dão mais saciedade e ajudam a regular o intestino.

Nessa categoria, merece destaque a batata doce, que tem uma digestão mais lenta, por isso libera a energia de forma gradativa no organismo. Isso faz com que seja uma boa escolha como pré-treino, pois dá energia e ao mesmo tempo garante a sensação de saciedade.

Outra boa opção são as frutas, que possuem o açúcar natural, sendo algumas das principais sugestões:

  • maçã;
  • banana;
  • uvas;
  • morangos.

Os legumes, como a abóbora e a cenoura também são carboidratos complexos, que são bons aliados para dar mais energia para as atividades diárias. 

Alimentos que dão energia
Alimentos que dão energia

Proteínas

As fontes de proteínas, embora sejam mais importantes para a recuperação muscular, também ajudam a dar mais disposição no dia-a-dia. Entre as melhores escolhas nesse quesito estão os ovos, bem como, peixes, carnes magras e derivados do leite. 

Esses ingredientes permitem criar receitas simples desde um lanche até uma refeição completa, com muitos nutrientes e fontes de nutrientes.

Gorduras

Quanto às fontes de gorduras, vale a pena citar as sementes e castanhas, que além de lipídeos, também fornecem vitaminas, minerais e proteínas em sua composição. Por isso, são boas escolhas para complementar as refeições e adicionar mais nutrientes.

Alimentos que dão energia
Alimentos que dão energia

Quais as bebidas para dar energia?

O café é o principal entre os alimentos que dão energia, graças à cafeína presente nos grãos. Por conta disso, é uma escolha popular como pré-treino, que pode ganhar outros complementos, tais como:

  • leite;
  • canela;
  • óleo de coco.

A cafeína ajuda a aumentar o nível de atenção no organismo e é uma boa aliada para quem busca mais concentração nas atividades. No entanto, pessoas sensíveis a essa substância podem ter dificuldade para dormir caso consumam em excesso.

Nota:
4.4/5
Instalações:
500 mil+
Tamanho:
18M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Como consumir os alimentos que dão energia?

Para incluir os alimentos que dão energia na dieta, o melhor é dosar entre as refeições, assim pode se manter disposto ao longo do dia. Também é possível concentrar a maior ingestão diária para os momentos antes do treino ou atividades físicas intensas.

Uma forma segura de manter o controle sobre o que ingere em cada refeição é usar o aplicativo Nutrilio: Alimentação Saudável. Ele permite criar um diário no qual o usuário lança os alimentos que ingeriu em cada refeição. 

A partir desses dados, é possível monitorar a quantidade de calorias que a pessoa ingeriu, bem como, os demais ingredientes. Dessa forma, o usuário consegue acompanhar se bateu as metas diárias em cada um dos quesitos.

No app, o usuário pode lançar ainda o consumo de água no dia, para não esquecer de se manter hidratado.

Com esse recurso, fica mais fácil escolher preparos rápidos para as principais refeições do dia e fazer boas escolhas na hora de comer. Afinal, cada um possui seus próprios objetivos em relação ao corpo.

Anúncios

Leia mais em Comida

Dieta Mind Alzheimer: app de dieta gratuito que protege seu cérebro

Dieta Mind Alzheimer: app de dieta gratuito que protege seu cérebro

A Dieta Mind Alzheimer, disponível no aplicativo Android, melhora a saúde e funcionamento do cérebro,...

Leia mais →
Curso de confeitaria grátis: aprenda uma nova profissão online

Curso de confeitaria grátis: aprenda uma nova profissão online

Deseja começar uma nova carreira ou está a procura de aprimorar suas habilidades na cozinha?...

Leia mais →
App com receitas de miojo saudável para fazer em casa

App com receitas de miojo saudável para fazer em casa

Você sabia que é possível criar uma receita de miojo mais saudável e sofisticada? Sim,...

Leia mais →
Aplicativo para aprender como fazer bala Fini em casa

Aplicativo para aprender como fazer bala Fini em casa

Sucesso de vendas total no Brasil, os produtos Fini ganham espaço nas prateleiras e em...

Leia mais →