Por mais que muitos acreditem que dormir seja um artigo de luxo, na verdade, se trata de uma questão básica de saúde. Inclusive, existe o gráfico de sono ideal que demonstra, conforme a faixa etária de cada pessoa, qual a quantidade ideal de descanso para cada pessoa, para que ela possa ser saudável e desempenhar bem as funções que precisa.
O Manual da Web vai te levar nesta caminhada deliciosa sobre um dos meus assuntos favoritos. Então já prepara seu cházinho (de camomila, de preferência) e coloque-se em uma posição confortável, pois neste artigo nós vamos levar muito a sério o assunto sono.
4.8/5
Aplicativo para descobrir se você está dormindo adequadamente
Acredite, dormir bem não significa dormir horas e horas a fio. Eu já cheguei a dormir 10 horas seguidas e acordar acabada. O que você precisa é de sono de qualidade.
E um aplicativo de gráfico de sono ideal, pode te ajudar a descobrir como melhorar a qualidade do seu sono.
Afinal abrindo o meu prontuário médico aqui: eu dormia, mas não descansava, pois acordava na fase REM do meu sono, foi necessária uma ida a um neurologista para ajustar meu soninho e hoje sou uma adulta funcional!
Agora, voltando a falar do app, disponível para Android e iOS o Sleep Cycle te ajuda a identificar padrões do seu sono. Quando você tossiu, espirrou, roncou ou falou.
Tudo isso pela análise do som, sem precisar de outro adereço ou SmartWatch.
- Sleep as Android: monitore o seu ciclo do sono fácil pelo celular
- SleepUp: aumente sua qualidade de sono e revitalize-se
Passo a passo de como usar o Sleep Cycle
Este app para rastreamento do sono usa o acelerômetro e o microfone do celular para entender os seus movimentos durante o tempo em que você estiver dormindo.
Para o configurar, basta seguir o passo a passo:
- Passo 1: configure o alarme no menu “Alarm”;
- Passo 2: ajuste o horário inicial e final em que deseja ser acordado;
- Passo 3: toque em Start e posicione o celular sobre a sua cama em um lugar que ele não possa cair.
O que é o gráfico de sono ideal?
Agora que você já entendeu como o sono afeta sua rotina e, inclusive, saúde mental, que tal entender um pouco mais do gráfico de sono ideal.
Como dissemos anteriormente, em cada fase da nossa vida temos uma necessidade de sono, conforme informa a National Sleep Foundation:
- Bebês (0-1 ano): 14-17 horas.
- Crianças pequenas (1-5 anos): 10-14 horas.
- Adolescentes (14-17 anos): 8-10 horas.
- Adultos (18-64 anos): 7-9 horas.
- Idosos (65+ anos): 7-8 horas.
Além disso, o gráfico consegue revelar as fases do sono que você está: leve, profundo ou REM, uma das fases mais importantes e que promove o descanso.
Entenda as fases do sono
O sono não é linear, muito menos na profundidade e capacidade de recuperar nosso corpo e mente. Por isso, veja as fases abaixo:
- Fase 1: chamada de não-REM 1, é o sono superficial, quando estamos cochilando e podemos acordar com qualquer barulho, tem duração de até 5 minutos;
- Fase 2: a não-REM 2 é a fase intermediária. O corpo já está relaxado, mas a mente está atenta e dura até 60 minutos;
- Fase 3: Não-REM 3, é o sono profundo, descansa o corpo e tem duração de até 40 minutos;
- Fase 4: REM, o sono profundo avançado. Aqui os olhos se movem rapidamente, ocorre paralisia muscular e onde sonhamos mais vividamente.
Qual é o tempo ideal de sono profundo?
O sono profundo avançado (REM) dura até 60 minutos e durante a noite de sono vamos alternando os estágios em Não-REM e REM.
Seria como se o seu sono sempre tivesse dando uma volta para completar o ciclo, durante toda a noite.
Sendo sincera, antes do texto eu achava que deitávamos e íamos atingindo as fases até ficar na REM (que é a que sonhamos) e lá ficávamos até acordar. Mas, isso não é bem verdade.
Mesmo porque precisamos estar em uma fase mais leve para acordar com mais disposição.
Qual a pontuação ideal do sono?
O próprio app te dá uma nota diariamente pela qualidade do sono que você teve, quanto maior, melhor a qualidade.
Mas, como isso funciona?
Por mais que não tenhamos achado nenhuma matéria referente ao app em específico, muitos relógios usam esta mesma classificação para identificar a qualidade do sono.
Ela é calculada com base na quantidade de horas dormidas, qualidade de sono e evidências de atividade de recuperação em seu sistema nervoso.
A pontuação vai de 0 a 100 e, geralmente, segue a classificação:
- Excelente: 90 a 100
- Bom: 80 a 89
- Médio: 60 a 79
- Ruim: Abaixo de 60
4.8/5
Dormir é uma delícia e questão de saúde, também!
Sua saúde corpórea e mental precisam de uma boa noite de sono, por isso tenha sempre em mente que se você dorme demais ou tem constantes insônias, algo é preciso ser investigado.
Um neurologista especialista em sono pode te ajudar nesse quesito e como uma pessoa com hipersônia tratada eu posso dizer, a vida é muito boa quando nosso sono está regulado!
Sem mais delongas, eu vejo você em outro texto! Durma bem!