Saber quando o FGTS 2026 será liberado é fundamental para quem deseja planejar o ano com mais segurança financeira, seja para organizar as contas, investir ou ter mais tranquilidade. Acompanhar o calendário do FGTS 2026 pode fazer toda a diferença.
Mesmo que muitas pessoas só tenham ciência das liberações em cima da hora, a boa notícia é que é possível se antecipar e deixar tudo pronto para o recebimento no período certo. E, para te ajudar, o Manual da Web preparou um conteúdo completo para que você entenda tudo de maneira simples, objetiva e sem complicações. Vamos nessa!
Onde ver o calendário do FGTS 2026?
O calendário do FGTS 2026 é divulgado oficialmente pela Caixa Econômica Federal, responsável por toda a administração do Fundo de Garantia.
A divulgação acontece no início do ano vigente, podendo ser antecipada, tudo depende da modalidade liberada.
Para visualizar o calendário, o beneficiário pode acessar o site oficial da Caixa Econômica, aplicativo do FGTS (Android e iOS), agências físicas e lotéricas.
Vale lembrar que a própria Caixa divulga o calendário em redes sociais e comunicados oficiais que são enviados para a imprensa e órgãos do governo.
Procure sempre a informação em sites oficiais, considerando que existem páginas falsas que querem coletar os dados pessoais dos trabalhadores. Sendo assim, sempre verifique se está no ambiente digital da Caixa.
Passo a passo para fazer a consulta agora do calendário
Mesmo antes da divulgação oficial, você já pode deixar tudo pronto para consultar o calendário do FGTS 2026 assim que ele estiver disponível.
O processo é simples e pode ser realizado em poucos minutos. Confira o passo a passo:
Passo 1: acesse o site da caixa
No seu navegador, procure pelo site oficial da Caixa voltado para o FGTS.

- Adicional no FGTS: veja se você tem direito a 40% a mais no valor
- Aplicativo para consultar FGTS pelo CPF agora mesmo
- Aplicativo FGTS – Consulte seu saldo pelo celular
Passo 2: clique em “Saque-aniversário”
Na página do FGTS, busque pela aba destinada ao saque-aniversário. Clique e confira o calendário de pagamento caso já esteja disponível.

Passo 3: verifique detalhes e regras
Leia as seções para compreender os prazos finais para saque, regras de quem tem direito e se existe a liberação por Medida Provisória. Esses pontos são importantes mediante possíveis exceções.

Passo 4: veja o calendário
Encontre o calendário com as datas oficiais para o saque do ano em questão. Anote o período que corresponde ao seu mês de aniversário e retire seu benefício na data correta.
Seguindo esses passos, o trabalhador consegue consultar o calendário de forma rápida, simples e gratuita.
Calendário oficial do FGTS em 2026
A Caixa Econômica Federal ainda não liberou oficialmente o calendário do FGTS 2026. Isso porque ele costuma ser divulgado no início do ano, entre janeiro e março.
Contudo, é possível ter uma estimativa da data por meio do padrão da Caixa, em que o saque fica disponível por três meses, sendo o do aniversário mais 2 meses seguintes.
Então, de modo geral, quem nasceu em março poderá realizar o saque entre 1º de março e 31 de maio de 2026.
Portanto, fique de olho nos canais oficiais para não perder a sua data de saque.
Quem tem direito ao FGTS em 2026?
O FGTS é um direito dos trabalhadores formais que atuam em regime CLT, mas também de outros grupos que se enquadram na lei.
Dito isso, em 2026, poderá ter direito ao Fundo de Garantia:
- Trabalhadores com carteira assinada;
- Trabalhadores rurais;
- Empregados domésticos;
- Atletas profissionais;
- Trabalhadores avulsos;
- Pessoas que receberam salários de empresas falidas ou em recuperação judicial;
- Quem aderiu ao saque-aniversário;
- Quem foi demitido sem justa causa.
Além disso, situações especiais como compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e falecimento do titular também permitem o saque.
Vale lembrar que o FGTS não se trata de um benefício extra, mas de um direito trabalhista cujo objetivo é proteger financeiramente o trabalhador em momentos específicos.
Saiba quanto tempo demora para o crédito ser recebido em conta
Após a consulta do Calendário do FGTS 2026 e a certeza de que receberá o benefício, o depósito costuma ocorrer de forma rápida. Entenda:
- Crédito automático no Caixa Tem: o valor pode ser creditado no mesmo dia da liberação ou em até 24 horas;
- Transferência para conta de outro banco: em sua maioria leva de 1 a 3 dias úteis, tudo depende da instituição;
- Saque presencial: permite que o trabalhador retire o valor na hora em caixas eletrônicos, lotéricas ou agências da Caixa.
Para aqueles que utilizam o saque-aniversário, a liberação vai de acordo com o calendário oficial e o dinheiro entra automaticamente no aplicativo.
Organize seu 2026 sem surpresas
Saber exatamente quando o FGTS será liberado em 2026 pode ajudar, e muito, na sua organização financeira.
Consultar o calendário do FGTS 2026 é simples, rápido e garante que você não perca o prazo.
Agora que já sabemos como e onde consultar, fique atento até a liberação do calendário oficial, confira a data e utilize o recurso da melhor forma possível.
O FGTS é uma ferramenta de segurança financeira, e quanto mais informação você tem, mais preparado fica para aproveitar os seus benefícios.

