Nossa população está vivendo por mais tempo e, com isso, o número de idosos no Brasil cresce ano após ano. Até por isso é que se faz necessário cada vez mais benefícios do governo voltado para as pessoas da terceira idade.
É sobre isso que o Manual da Web vai tratar hoje! Siga conosco para conferir os principais benefícios sociais para idosos no Brasil e veja como solicitar, caso tenha direito, desde gratuidade em serviços até valores mensais em dinheiro. Aproveite!
- Pilates para idosos benefícios: descubra porquê é necessário
- Aplicativo para consultar seus benefícios do MEI no INSS
- Baratão combustíveis: clube de benefícios com mais de 3 mil parceiros
Principais benefícios para idosos no Brasil
A luta pelos direitos da população idosa teve avanços importantes nas últimas duas décadas, com expansão de benefícios públicos e serviços para o público 60+.
Não é à toa que é comemorado o Dia do Idoso, uma data para celebrar a vida de quem muito contribuiu com o nosso país.
Atualmente, há diversos direitos que os idosos adquiriram, como transporte grátis, remédios de graça, isenção de pagamentos, descontos em vários eventos, etc.
Para ter acesso a eles ou para facilitar, o ideal é que a pessoa idosa tire e leve consigo a sua “carteirinha de idoso”.
Então, listamos alguns dos vários benefícios que a pessoa idosa tem direito atualmente aqui no Brasil. Confira!
Benefícios do INSS – BPC
Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos com idade superior a 65 anos e que são de baixa renda.
Trata-se de um benefício da Previdência Social, que dá ao idoso o direito de receber um salário mínimo mensal, mesmo que não tenha contribuído com o INSS.
Para ter direito a esse valor mensal pago pelo governo, os idosos necessitam ter o Cadastro Único para benefícios sociais.

Isenção na tarifa de transporte coletivo
Se você tiver a sua Carteira do Idoso, pode andar de ônibus e até viajar de graça ou com um excelente desconto de 50% no valor da passagem.
No geral, os idosos no Brasil têm direito à gratuidade no transporte público urbano, como ônibus, metrôs e trens.
Além disso, a carteirinha dá direito também à gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal em alguns estados brasileiros.
Geralmente, a empresa de ônibus é obrigada por lei a oferecer dois assentos reservados por viagem 100% gratuitos para idosos.
Caso você pegue um ônibus intermunicipal que não tem mais os dois assentos gratuitos, a empresa precisa oferecer uma passagem com 50% de desconto.

Remédios de graça
Idosos têm direito a pegar vários tipos de remédios gratuitamente através do programa Farmácia Popular do Governo Federal.
Atualmente, são 41 medicamentos que podem ser conseguidos mensalmente sem custo em farmácias parceiras, principalmente os de uso contínuo
Para isso, basta ir até uma farmácia credenciada no programa com a receita médica e um documento original com foto, como documento de identidade ou CNH.

Atendimento prioritário
Os idosos não precisam enfrentar filas demoradas e cansativas, sendo esse mais um benefício conquistado ao longo dos anos.
A população da terceira idade tem direito a atendimento prioritário nas UBSs, UPAs e hospitais do SUS espalhados pelo Brasil.
Esse direito também inclui acesso a filas especiais na hora do atendimento, tanto em repartições e órgãos públicos como em estabelecimentos comerciais privados.

Cuidados integrais com a saúde
Os idosos brasileiros têm direito ao acesso a diversos programas de saúde e bem-estar especializados.
Além disso, há todo um cuidado para que o público idoso receba o suporte que precisa, como o acesso gratuito de vacinas, medicamentos, itens de higiene pessoal, etc.
Também fazem parte desse pacote os cuidados especiais para o bem-estar, programas de lazer para a terceira idade e acesso a programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Inclusive, poucas pessoas sabem, mas idosos aposentados por invalidez podem receber um adicional de 25% na sua aposentadoria.

Auxílio financeiro
Os idosos brasileiros também podem ter direito a receber do governo federal alguns suportes financeiros.
Exemplos de benefícios sociais em dinheiro para idosos são o Bolsa Família, Vale-Gás e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Para isso, é necessário que o idoso se encaixe em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, precisa ter o CadÚnico.
Além disso, tendo o Cadastro Único, é possível conseguir benefícios secundários, como a redução no valor da conta de luz, pela Tarifa Social.

Descontos em eventos culturais e esportivos
Há leis e ações que estabelecem descontos consideráveis, normalmente de 50%, nos preços de ingressos para cinemas, eventos esportivos, teatros e museus.
Assim, os idosos têm mais facilidade para acessar eventos culturais e esportivos, incentivando que este público esteja mais ativo.

Serviços privados em que os idosos têm direito ao desconto ou gratuidade
Confira logo abaixo os principais serviços privados em que os idosos brasileiros aproveitam de benefícios exclusivos:
- Meia-entradas para cinemas, shows, teatros, museus e demais eventos culturais;
- Meia-entradas para jogos de futebol e demais eventos esportivos;
- Gratuidade em transporte coletivo de passageiros;
- Isenção total ou parcial do pagamento do Imposto de Renda para parte dos aposentados e pensionistas 65+;
- Isenção do pagamento do IPTU e outros benefícios fiscais em alguns municípios.
Veja como solicitar os pacotes de benefícios da terceira idade
O pacote de benefícios garantidos por lei às pessoas idosas inclui boa parte dos que falamos acima.
Os descontos em eventos, gratuidade no transporte coletivo, Farmácia Popular, entre outros direitos, são garantidos com a apresentação da Carteira do Idoso.
Quem tem direito?
Há benefícios que são disponibilizados para todos os idosos, enquanto outros são destinados para idosos de baixa renda ou com necessidades especiais.
Para ter acesso à maioria dos benefícios ligados a questões financeiras e gratuidade, é preciso participar de programas sociais do governo.
Ter a carteirinha de idoso para apresentação também pode fazer toda a diferença, principalmente na aquisição de ingressos com descontos e passagens gratuitas no transporte coletivo.
No geral, podem tirar a carteirinha do idoso pessoas com mais de 60 anos, que estejam inscritas no CadÚnico e que tenham renda de no máximo de até dois salários mínimos.
Os idosos no Brasil devem aproveitar os seus direitos!
A carteirinha de idoso e os benefícios que ela dá acesso são importantes para milhões de idosos no Brasil e pode ajudar ainda mais pessoas.
Aproveite as dicas do texto de hoje para tirar sua carteirinha de idoso e compartilhe com os seus pais, avôs ou outras pessoas que tenham direito!