Se você sofre de incontinência urinária, desconfortos do pós-parto ou baixa libido, precisa conhecer os exercícios de Kegel, amplamente recomendados para essas e tantas outras situações, devido aos seus benefícios visíveis e significativos.
Hoje, o Manual da Web vai te apresentar um aplicativo que visa ensinar os exercícios de Kegel, uma ferramenta que une tecnologia e saúde, viabilizando métodos valiosos e eficazes para o bem-estar feminino.
4.9/5
O que são os exercícios de Kegel?
Antes de aprender o que são os exercícios de Kegel, é importante compreender as características e funções do nosso assoalho pélvico. Então, vamos lá!
O assoalho pélvico se encontra na região da “bacia” ou pélvis, localizada entre o abdômen e as pernas. Ele é composto por músculos que têm o papel de:
- Fazer a vagina e o pênis funcionar corretamente;
- Regular o fluxo das fezes e da urina;
- Amparar e sustentar alguns órgãos, como a bexiga, intestino, útero, ovário e próstata;
- Suportar e segurar o peso do útero e do bebê durante a gravidez;
- Facilitar o orgasmo e/ou ereção peniana.
Devido ao envelhecimento, da gravidez ou da falta de exercícios, o assoalho pélvico pode enfraquecer, causando alguns problemas.
Mas para evitá-los, surgiu os exercícios de Kegel, uma maneira eficiente de fortalecer e estimular os músculos da pelve.
Os exercícios de Kegel, ou somente “kegels”, robustece toda essa área, combatendo doenças e aumentando a circulação sanguínea.
O ideal é praticá-los constantemente, pelo menos, umas três vezes ao dia, para obter ótimos resultados.
- Aplicativo com exercícios de aeróbica para perder peso
- Aplicativo com exercícios para aumentar a altura: funciona?
- Aplicativo com exercícios para fazer usando apenas uma cadeira
Quem pode fazer os exercícios de Kegel?
Veja para quais condições os exercícios são recomendados e, caso você se encaixe em alguma, comece a implementá-los no seu dia a dia:
- Bexiga hiperativa;
- Incontinência urinária ou fecal;
- Bexiga baixa ou cistocele em mulheres;
- Vaginismo em mulheres;
- Ejaculação precoce ou disfunção erétil em homens;
- Baixa libido;
- Falta de orgasmos nas relações sexuais;
- Grávidas ou puérperas.
Como fazer kegels em casa?
Se você se enquadra em alguma das circunstâncias acima ou apenas deseja fortalecer o seu assoalho pélvico, confira quais são os passos para realizar os exercícios em casa:
- Esvazie a bexiga;
- Encontre o músculo pubococcígeo, podendo ser identificado ao interromper o jato de urina ou ao contrair o esfíncter anal, como se fossem seguras os gases;
- Após achá-lo, contraia-o de 3 a 5 segundos;
- Depois relaxe-o de 3 a 5 segundos;
- Faça 10 contrações e relaxamentos seguidos;
- Repita o exercício de 8 a 10 séries de 10 contrações e relaxamentos diariamente.
Como falado anteriormente, os exercícios podem ser feitos mais de uma vez por dia, dividida por seções, como uma ao acordar, outra durante o almoço e a última antes de dormir.
Eles podem ser praticados em casa, porém, se sentir algum desconforto ou padecer de alguma comorbidade, procure um profissional da saúde, como um ginecologista ou fisioterapeuta.
Qual o melhor aplicativo para aprender exercícios de Kegel?
Sem dúvidas, o aplicativo Treinador Kegel – Exercícios, disponível para celulares Android e iPhones, se destaca entre os demais do segmento.
Com mais de 1 milhão de usuários e uma média de 4.9 estrelas nas avaliações, ele é a solução perfeita para quem deseja fortalecer os músculos do assoalho pélvico de forma prática, individual e no conforto do lar.
São mais de 10 sessões diferentes, para que você não caia na monotonia, fracionadas entre 30 e 3 minutos, ideal para quem tem uma vida corrida e carece de tempo.
O aplicativo envia alertas diários para que você se lembre de praticar os exercícios, e assim, alcance os resultados esperados.
Repleto de recursos motivacionais, o aplicativo desbloqueia conquistas e prêmios a cada objetivo concluído.
Por fim, ele oferece duas formas de comando, uma por áudio e outra por vibração, a fim de guiar os exercícios de um jeito intuitivo e lúdico.
Baixe-o agora mesmo e revigore o seu assoalho pélvico, tenha uma vida íntima mais saudável e feliz!
Quais são os benefícios dos exercícios de Kegel?
Elaborados pelo Dr. Arnold Kegel, ao final de 1940, os exercícios de Kegel consistem em contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico, a fim de promover melhorias expressivas nesta região.
Podem ser praticados por homens e mulheres, que desejam desfrutar dos seus inúmeros benefícios, incluindo:
Prevenção das incontinências urinária e fecal
Ninguém merece estar no meio de outras pessoas e ser surpreendido com um escape de urina ou fezes, não é verdade?
Mas isso tem solução, os exercícios de Kegel previnem esse desconforto, ao fortalecer os músculos que devem estar fracos ou pressionados.
Maior desempenho na vida sexual
A tonificação dos músculos pélvicos tendem a aumentar o fluxo sanguíneo da região, multiplicando a excitação e lubrificação.
Por consequência, as mulheres que praticam kegels relatam orgasmos mais intensos e maior sensação de prazer na hora do sexo.
Assistência ao condicionamento físico geral
Implementar os exercícios de Kegel à sua rotina elimina os efeitos do sedentarismo e de lesões.
Com o firmamento do assoalho pélvico, você reduz doenças como vaginismo, disfunções eréteis e deslocamento de órgãos.
Menos sintomas na menopausa
Tenha uma menopausa menos conturbada com os exercícios de Kegel, responsáveis por manter o tônus muscular e a circulação sanguínea, diminuindo os níveis de estrogênio e reduzindo os desconfortos.
Pós-parto confortável
Os músculos do assoalho pélvico tendem a enfraquecer na gravidez e depois do parto, sendo assim, os exercícios de Kegel surgem como um forte aliado, ampliando a força muscular e ajudando na recuperação.
Diminuição do Prolapso de Órgãos Pélvicos (POP)
O Prolapso de Órgãos Pélvicos, chamado de “POP”, pressiona a parede vaginal, principalmente, em mulheres acima dos 50 anos.
Essa condição pode ser evitada com os exercícios de Kegel, que atuam na sustentação dos músculos, no alívio dos sintomas e na prevenção de agravamentos.
Redução de dores nas costas e quadris
Quando fortalecemos o nosso assoalho pélvico, contribuímos para a sustentação e estabilização do tronco e dos quadris, melhorando a postura e a coordenação dos músculos que suportam a coluna vertebral.
Quanto tempo para exercícios de Kegel fazer efeito?
Assim como qualquer outro procedimento, o processo para fortalecer os músculos da pelve também é gradual.
Deste modo, os efeitos vão depender da frequência e da intensidade dos exercícios.
A maioria dos especialistas recomenda, no mínimo, três sessões ao dia.
Porém, o ideal é que não se pule nenhum dia, para que assim, se possam notar os primeiros resultados após, aproximadamente, três semanas.
4.9/5
Coloque em prática!
Agora que você conhece as funções do assoalho pélvico, sabe dos benefícios dos exercícios de Kegel e aprendeu como praticá-los, está na hora de incorporá-los em sua rotina!
Temos certeza que eles irão te ajudar, concedendo mais saúde e bem-estar ao seu dia a dia!
E, caso tenha gostado do nosso artigo, não deixe de conferir nosso blog, para ficar por dentro de outros assuntos do universo feminino! 🤩💗💁♀️