Jogos Arcade são um clássico. E quem se divertiu com eles, com toda certeza, lembra do “jogo da navezinha”, que hoje sabemos o nome certo: Space Invaders. A boa notícia é que você não precisa de um velho videogame para curtir esse clássico.
Não, não! O Manual da Web traz a opção de você se divertir com ele diretamente do seu celular. Com os tiros, a nave, os monstros alienígenas de formas indecifráveis e tudo mais. Vem com a gente descobrir como.
4.6/5
Por onde jogar Space Invaders?
O jogo se popularizou com o Atari 2600, mas você não precisa ter um para jogar. Hoje, tanto na Google Play Store, quanto na App Store você consegue o baixar e instalar em seu celular.
O jogo manteve a estética e objetivos fiéis. Ou seja, ele não vai ter um fim, tem os alienígenas de formas estranhas e a nave para você pilotar.
Encontrar jogos antigos é uma raridade. Pois, segundo uma pesquisa, 87% dos jogos clássicos não podem ser mais jogados hoje em dia.
Isso se deve ao desaparecimento das mídias e a falta de preservação destes jogos. Ao todo, 9 entre 10 jogos tendem a se perder com o tempo.
Ficamos felizes deste não ser o caso do Space Invaders.
- Jogos Online Poki – Descubra a diversão sem limites no seu celular
- Jogos bíblicos gratuitos e divertidos para baixar agora
- Jogos de cartas online: aplicativo para se divertir em família
Como se joga Space Invaders?
Antigamente, os jogos não eram feitos para serem zerados. Então, o objetivo principal de Space Invaders é destruir os alienígenas.
Nisso, ondas de invasores vão chegando a sua tela e você precisa destruir o maior número possível e aliens e naves.
Cada fileira possui uma pontuação diferente: aliens presentes na primeira e segunda fileiras dão 10 pontos, na terceira e quarta dão 20 pontos e os da quinta: 40 pontos.
Ainda há naves aleatórias que possuem uma contagem de pontos diferentes e dão pontos extras quando atingidas.
Como se trata de um jogo de 1978, não espere uma jogabilidade difícil. Ele é simples, divertido e clássico. E assim deve ser.
Qual empresa criou Space Invaders?
Space Invaders foi criado no Japão por Tomohiro Nishikado, no ano de 1978, pela Taito Corporation. Inicialmente o jogo seria diferente.
A ideia de Nishikado era ter um avião perseguindo pessoas e atirando nelas e ainda não tinha nome quando foi apresentada aos seus superiores na Taito.
Não precisa dizer que a ideia foi negada. Afinal, se o jogo fosse assim, possivelmente não teria o resultado que teve.
Mais tarde, nos Estados Unidos, a Midway conseguiu o licenciamento da obra para distribuição no país.
Qual filme inspirou Space Invaders?
Você se lembra que o criador de Space Invaders, Tomohiro Nishikado, teve a ideia de usar pessoas e aviões, inicialmente?
Então como viraram aliens e naves espaciais? Essa pergunta tem tudo a ver com um filme lançado na época: Star Wars!
Essa foi a forma que os executivos acharam de surfar na onda do lançamento e ainda trazer uma proposta diferente para o jogo.
O sucesso foi imenso e existe até uma lenda interessante sobre isso.
Lenda das moedas de 100 ienes
Logo após o lançamento do jogo, as moedas de 100 ienes começaram a sumir de circulação no Japão.
Não havia nas conveniências, não havia nos mercados ou em lugar nenhum. A curiosidade é que esta é a mesma moeda que era usada nas máquinas de arcade da época.
Então, a mídia começou a associar o sumiço destas moedas ao lançamento do jogo. Falando que as pessoas estavam as usando para jogar Space Invaders.
4.6/5
Como os jogos evoluíram
É interessante observar como os videogames evoluíram nestes mais de 40 anos. Antes, as pessoas se encontravam em lugares próprios para jogar.
Era necessário possuir máquinas grandes e específicas para cada jogo, além de investir dinheiro a cada jogada que você fazia.
Depois vieram os consoles caseiros, onde você conseguia jogar com fitas, que às vezes só pegavam depois de um bom assopro, e havia uma disputa grande pela televisão no horário do jornal.
Então vieram os games em CD, uma tecnologia revolucionária, com memory card para salvar os jogos e jogos mais evoluídos para computadores.
Hoje há um ecossistema que envolve competições e empregos voltados apenas para jogar videogame (os pais dos anos 90 piram) e você pode ter jogos no seu celular.
Falando nisso, já viu esse nosso artigo aqui, onde falamos dos jogos que a Netflix possui no celular?