Juros do FIES zerado em 2025: como solicitar seu dinheiro de volta

Publicado por
Em
Juros do FIES
Anúncios

Nos últimos anos, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vem passando por mudanças importantes, mas a mais recente e aguardada foi anunciada em 2025, sendo a redução dos juros do FIES para 0%. Novidade essa que proporcionou um respiro para milhares de estudantes e ex-alunos que, por um longo período, passaram por dificuldades financeiras na hora de quitar o financiamento.

Mas, junto com a boa notícia, também se têm as dúvidas, afinal, é possível solicitar de volta o dinheiro pago em juros antes da mudança? A resposta é sim, e o Manual da Web vai te mostrar como recuperar esses valores, como a revisão de contrato funciona e muito mais. Vamos juntos nessa!

Onde recuperar o juros do FIES?

Anúncios

Com os juros do FIES zerados neste ano de 2025, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgaram que os contratos antigos podem passar por uma revisão de valores.

Ou seja, essa revisão pode gerar créditos ou abatimentos para quem realizou o pagamento de juros em excesso ou de forma indevida.

O caminho mais seguro para a solicitação da devolução desses juros, é diretamente pelos canais oficiais do governo.

Vale lembrar que o processo pode ser iniciado através do próprio portal do FIES, por meio do site do MEC, onde é disponibilizado as últimas atualizações sobre o programa. Além disso, não existem taxas ou intermediários para realizar o pedido.

Durante o processo, o sistema irá solicitar documentos, como, por exemplo:

  • CPF e número do contrato do FIES;
  • Comprovantes de pagamento (principalmente das parcelas que já foram quitadas antes da mudança da taxa de juros;
  • Documento de identificação oficial com foto do aluno.

Com o envio e validação dos dados, o FNDE irá analisar o pedido, comunicando o resultado por e-mail ou através da própria plataforma.

Aviso:

caso alguém prometa acelerar o processo para recebimento dos juros do FIES mediante pagamento, desconfie. Todo processo deve ser realizado de forma direta com o governo federal nos canais oficiais.

Veja como funciona a revisão de contratos do FIES

A revisão dos contratos, que engloba o recebimento dos juros do FIES, é um processo em que o governo verifica se os valores cobrados durante o financiamento estão de acordo com as novas regras.

No caso daqueles que já tiverem os juros pagos anteriormente, essa revisão pode resultar no abatimento do saldo devedor ou até mesmo na devolução em conta bancária. Para isso, o processo é dividido em três partes fundamentais:

  • Identificação do contrato elegível: o sistema irá verificar automaticamente quais os contratos que se enquadram na nova política de juros do FIES;
  • Análise dos valores pagos: o FNDE compara o montante de juros que já foram quitados com os que seriam devidos mediante a nova regra;
  • Cálculo do reembolso: caso tenha alguma diferença, o valor é creditado para o beneficiário, que poderá escolher entre receber o dinheiro de volta ou abater o saldo devedor restante.

Vale lembrar que o MEC reforça que a medida é uma parte da política de reestruturação do FIES, que busca reduzir a inadimplência e tornar o programa ainda mais justo.

Essa mudança beneficia quem quer conquistar uma bolsa no FIES, aqueles que estão pagando o financiamento e principalmente, estudantes que já encerraram o contrato, mas ainda têm pendências financeiras por conta dos juros antigos.

Quem pode pedir a revisão dos valores?

É de suma importância compreender que nem todos os beneficiários terão direito ao reembolso dos juros do FIES. 

Sendo assim, para evitar dores de cabeça, é preciso compreender quem realmente pode solicitar a revisão. Desse modo, é dado o direito para:

  • Estudantes que assinaram contratos antes de 2025, com taxas de juros superiores a 0%;
  • Ex-beneficiários que quitaram o contrato recentemente, pagando os valores com juros;
  • Aqueles que tiveram parcelas recalculadas ou renegociadas, mas ainda por meio do regime antigo;
  • Contratos ativos que ainda estão sendo pagos, desde que o cálculo dos juros tenham sido aplicados antes da atualização das regras.

Vale ressaltar que novos contratos firmados a partir da mudança já estão automaticamente com os juros do FIES zerados, então, não geram valores a serem devolvidos.

Dicas práticas para quem deseja revisar o contrato

Se você acredita ter direito à devolução dos juros do FIES, é fundamental seguir as dicas práticas que o Manual da Web preparou para facilitar o processo e te deixar longo dos erros. Confira:

  • Reúna todos os comprovantes de pagamento: boletos, recibos e extratos bancários são indispensáveis para comprovar que os juros foram pagos sob o regime antigo;
  • Acesse o portal do MEC e do FIES de forma regular: novas informações e prazos podem ser divulgados a qualquer momento;
  • Evite intermediários: toda e qualquer promessa de acelerar o processo em troca de pagamento é golpe;
  • Tenha paciência: o FNDE está analisando milhares de contratos, então a devolução dos juros do FIES pode demorar um pouco;
  • Procure por orientação jurídica: em casos mais complexos, é indicado o auxílio de um advogado especializado para te auxiliar a receber o valor corretamente.

Um passo importante para os estudantes

Zerar os juros do FIES em 2025 representa um passo importante para a educação brasileira. Mais do que um alívio no bolso, a medida simboliza um reconhecimento da importância e da necessidade em corrigir erros antigos.

Portanto, se você está no grupo que pagou juros antes dessa mudança, é importante revisar o seu contrato e consultar a restituição dos valores.

Com base em informação e organização, é possível transformar essa nova fase do FIES em uma oportunidade para recuperar o que é seu por direito, dando start a um novo capítulo da sua vida financeira de forma positiva.

Anúncios

Leia mais em Variedades

3 aplicativos indispensáveis para aprender a dirigir fácil

3 aplicativos indispensáveis para aprender a dirigir fácil

Se você está começando a dar os primeiros passos no volante, sabe que a experiência...

Leia mais →
Curso de Noções de Primeiros Socorros do SEST/SENAT com certificado

Curso de Noções de Primeiros Socorros do SEST/SENAT com certificado

Se você é um motorista consciente, saiba que, além de toda a experiência automotiva, é...

Leia mais →
Como buscar iPhone perdido: rastreie e localize seu dispositivo

Como buscar iPhone perdido: rastreie e localize seu dispositivo

Perder um celular não é só perder um aparelho caro. É como perder a carteira,...

Leia mais →
Maneiras práticas para recuperar fotos no celular Samsung

Maneiras práticas para recuperar fotos no celular Samsung

Perder fotos do celular é uma situação chata que ninguém gosta de passar. Afinal, os...

Leia mais →