Sim, eles pressentem quando não estamos bem e basta estarem ao nosso lado para sentirmos o seu amor incondicional. Por isso que o cachorro de apoio emocional tem ajudado tantos tutores, mundo afora.
O cachorro de apoio emocional são animais que auxiliam pacientes com problemas psiquiátricos, como depressão e ansiedade. Saiba mais sobre esses animais de suporte emocional e como solicitar o seu certificado para transitar com eles em locais públicos.
- Aplicativo com mais de 100 truques para ensinar para seu cachorro (com passo a passo)
- Aplicativo de carteira de vacinação pet para cachorros e gatos
- Aprenda adestrar seu cachorro com esse aplicativo grátis
O que é um cachorro de apoio emocional?
O cachorro de apoio emocional são Animais de Assistência Emocional (ESAN) que auxiliam pessoas com transtornos mentais, como ansiedade e depressão.
Esses cães são dóceis e de comportamento previsíveis. Dessa forma, são tranquilos e dificilmente latem quando estão em locais públicos.
Algumas raças de cães, como Pitbull, Doberman, Fila e Rottweiler não são indicadas para ser um pet de apoio emocional.
Com a documentação em mãos que indica a necessidade da presença do cão, o acesso é liberado em aviões e transportes públicos.
Como comprovar que o cachorro é de suporte emocional?
Infelizmente, ainda não há uma regulamentação que libere o cachorro de apoio emocional em qualquer ambiente. Por isso, é necessário o laudo médico.
Para comprovar que seu pet é de suporte emocional é necessário a certificação que autoriza o trânsito do cachorro em locais e transportes públicos.
Como conseguir atestado de cão de apoio emocional?
Para conseguir atestar que seu cachorro é de apoio emocional, será necessária a avaliação e emissão de laudo que comprove a necessidade desse pet para o tratamento e bem-estar do paciente.
A saúde do seu pet precisa estar em dia para seja aprovado no atestado de cão de suporte emocional. Clique aqui e conheça o app para administrar os cuidados diários do pet.
Quem pode ter cão de suporte emocional?
Para ter um cão de suporte emocional será necessário o atendimento e a avaliação médica de profissional especialista em saúde mental.
Após diagnóstico Código Internacional da Doença (CID), será emitido um laudo apontando a importância do cachorro de apoio emocional para o paciente.
Veja como registrar um cachorro de apoio emocional
Para registrar cachorro de apoio emocional é preciso seguir alguns passos importantes para não ocorrer imprevistos e caso aconteça algum, você estará munido de documentação legalizada.
Passo 1: receba a avaliação médica
Agende a consulta com profissional especializado em transtornos mentais que certifique a necessidade da presença do cachorro de apoio animal para seu tratamento.
Passo 2: emita o laudo
Com o diagnóstico, será necessário emitir um laudo por esse profissional que conste no Código Internacional da Doença (CID).
Esse atestado deve ser renovado, no mínimo, a cada 6 meses.
Passo 3: mantenha os documentos em ordem
Todos os documentos, tanto do paciente como do cachorro de apoio emocional, devem estar em dia para a emissão do registro.
Os pacientes precisam ter o laudo médico, RG, CPF, telefone, comprovante de endereço e e-mail ativo.
Já os cães, precisam estar com as vacinas atualizadas, colete de identificação com foto atual e, em alguns casos, certificado de adestramento.
Passo 4: envie os documentos
Com toda a documentação ok, oficialize o registro enviando o laudo médico, documentos do tutor e do cachorro para a Secretaria Estadual da Agricultura.
O Rio de Janeiro conta com mais de 126 cães cadastrados no programa de suporte emocional.
A documentação acima é encaminhada diretamente para o e-mail: [email protected]. A análise e aprovação pode demorar até 30 dias.
Fique atento com as informações da Secretaria Estadual da Agricultura, pois a forma de envio pode variar de estado para estado.
Passo 5: utilize o crachá
Você receberá a certificação que autoriza a presença do cachorro de suporte emocional em determinados locais e transportes públicos.
O tutor deverá utilizar crachá com a foto atualizada do pet, nome do paciente, CPF e telefone para contato.
Conclusão
O cachorro de apoio emocional acompanha pacientes diagnosticados com transtornos mentais em locais e transportes públicos, oferecendo conforto para lidar com situações cotidianas que podem abalar com o emocional do paciente.
Para mais dicas de autoconhecimento e saúde mental, confira os conteúdos diários do site Manual da Web. Nossa preocupação é fornecer informações que podemos mudar vidas.