Se você faz parte dos mais de 500 mil brasileiros que moram em Portugal e trabalhou de carteira assinada no Brasil antes de se mudar, pode ter direito a valores a serem recebidos e é por isso que vamos falar hoje sobre como sacar o PIS morando em Portugal.
O Manual da Web preparou este conteúdo especial ensinando o passo a passo de como sacar o PIS morando em Portugal, sem nem precisar sair de casa, basta ter o aplicativo certo instalado no seu celular. Aproveite e veja como funciona o saque do PIS para brasileiros que residem no exterior!
- Passo a passo de como consultar o extrato do PIS 2025
- Saque especial do PIS/PASEP: veja como consultar se você tem direito
- Número do PIS: aprenda todas as formas de consultar
Como fazer a solicitação do PIS de forma online a partir de Portugal
Como falamos acima, mesmo que não esteja mais morando atualmente no Brasil, se você tem direito ao PIS, pode receber os valores de qualquer lugar do mundo.
O processo é um pouco diferente do saque do PIS para os brasileiros que ainda residem no país, mas nada tão complicado.
Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais simplificado o acesso a documentos, benefícios e valores, tudo online e com total segurança.
No caso do saque do PIS no exterior, a solicitação do seu valor de direito pode ser feita em poucos minutos, basta seguir as etapas logo abaixo:
- Etapa 1: entre no Portal Gov.br ou no app Gov.br (Android e iOS);
- Etapa 2: em seguida, faça login com uma conta prata ou ouro para ter acesso às informações do PIS;
- Etapa 3: após, entre no menu “Serviços para você” e selecione a opção “Receber o Abono Salarial”;
- Etapa 4: toque em “Iniciar” e preencha todos os dados solicitados para ser feita a verificação se você de fato tem direito ao recebimento de algum valor do PIS.
Depois disso, você pode acompanhar a sua solicitação, consultar se tem direito ao abono salarial e quais os valores tem a receber nos seguintes canais:
- Site do Repis Cidadão;
- Benefícios Sociais CAIXA (Android) ou no CAIXA Trabalhador (iOS);
- Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS);
- CAIXA Tem (Android e iOS).
Passo a passo para sacar o PIS morando em Portugal
Se você fez a solicitação indicada acima, mesmo não morando no Brasil, saiba que pode acessar o seu dinheiro do PIS, conforme o calendário de pagamento.
De modo geral, não é possível fazer o saque do PIS presencialmente em Portugal, já que não há agências ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal no país.
A alternativa, então, para sacar o PIS morando em Portugal é fazendo o processo pela internet, direto pelo app oficial da Caixa para esse tipo de pagamento.
Confira logo abaixo os passos necessários para receber os valores aos quais você tem direito do PIS pelo aplicativo CAIXA Tem:
- Etapa 1: caso ainda não tenha, baixe o app CAIXA Tem no celular (Android e iOS);
- Etapa 2: acesse o aplicativo e logo insira o seu CPF na tela inicial;
- Etapa 3: preencha a sua senha para o login ou crie uma conta e senha para o seu primeiro acesso no app;
- Etapa 4: no menu principal do app, selecione a opção “Abono Salarial”;
- Etapa 5: feito isso, verifique se o valor do abono salarial já está disponível na sua conta do Caixa Tem;
- Etapa 6: quando o valor do PIS for depositado na sua conta, é só transferir ele para a sua conta internacional e então usar como quiser, inclusive sacar.
4.1/5
Requisitos para sacar o PIS enquanto mora em Portugal
Os requisitos para os brasileiros que moram em Portugal ou em outros países do exterior realizarem o saque do PIS são os mesmos dos que residem aqui, como:
- Ser cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS, além de ter trabalhado para empregadores que contribuíram para o PIS/PASEP;
- Ter trabalhado com carteira assinada no setor privado pelo menos 30 dias no ano-base;
- Em média, ter recebido no máximo dois salários-mínimos por mês ao longo do ano-base;
- Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base.
Documentos necessários para sacar o PIS em Portugal
Efetivamente, você não consegue sacar o PIS diretamente pela Caixa e, sendo assim, não é preciso reunir nenhuma documentação.
Tudo o que você vai precisar é de uma conta Gov.br, pois é por meio dela que fará a consulta e solicitação de valores a receber do PIS.
E, claro, no caso de transferir o valor do PIS para a sua conta bancária internacional e for fazer o saque da quantia diretamente no banco, provavelmente será necessário apresentar os documentos básicos que comprovem que você é você.

Dúvidas comuns sobre o saque do PIS para brasileiros em Portugal
Muitas são as dúvidas para quem está no exterior, tem direito ao PIS e quer saber como acessar o seu valor.
Então, confira logo abaixo algumas dessas principais perguntas e suas respectivas respostas.
O trabalhador mantém direitos como FGTS e abono ao se mudar para Portugal?
Sim, o trabalhador que tinha direito ao recebimento do FGTS ou PIS pelo tempo trabalhado no Brasil segue podendo receber, não importa onde esteja morando.
É possível receber dinheiro do PIS diretamente em uma conta portuguesa?
Não, pois é necessário ter uma conta no Brasil para o depósito. No entanto, após receber esse valor, você pode fazer uma transferência ou Pix para a sua conta internacional.
O Consulado do Brasil em Portugal presta esse serviço ou pode ajudar nisso?
Não, os consulados auxiliam os brasileiros no exterior em várias questões, mas não têm relação com isso, já que envolve valores em dinheiro.
O valor do abono muda quando um trabalhador brasileiro vai morar em Portugal ou em outros países?
Não, o valor que o trabalhador tinha direito do PIS é referente ao tempo trabalhado no Brasil. Inclusive, ele é depositado pela Caixa em reais e não em euro.

Alternativas para quem não consegue sacar o PIS enquanto mora em Portugal
Caso você não tenha uma conta ativa no Brasil vinculada ao seu CPF, você pode tentar alguma das alternativas abaixo:
- Entre em contato com a CAIXA e verifique a possibilidade da reativação da sua conta digital social pelo Caixa Tem;
- Caso não consiga fazer a transferência direta, crie uma conta em banco digital (C6 Bank, Inter, Next, Nubank, PagBank, PicPay, etc.) e transfira os fundos para a nova conta e depois para sua conta internacional para poder usar o dinheiro em Portugal;
- Contate os canais de atendimento digitais da CAIXA e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para verificar se algo diferente pode ser feito.
Para sacar o PIS morando em Portugal, basta ter uma conta no Brasil!
Como você pode ver, é possível sacar o PIS morando em Portugal, mas, para isso, é necessário ter uma conta no Brasil e fazer a transferência do dinheiro.
Normalmente, a Caixa abre automaticamente a conta social para o recebimento desse benefício, ficando ainda mais fácil se você tiver uma conta corrente ou poupança no banco!