Com as mudanças e flexibilizações no processo de habilitação, muitos candidatos passaram a optar pela CNH sem autoescola, principalmente na etapa teórica, modalidade que trouxe mais autonomia e redução de custos, mas também dúvidas. Afinal, é possível pedir o ressarcimento de aulas teóricas pagas e não realizadas?
A resposta é que depende da situação. Ao longo deste conteúdo, o Manual da Web vai te ajudar a entender de maneira clara e objetiva como funciona o ressarcimento e muito mais. Acompanhe!
4.9/5
Onde solicitar o ressarcimento de aulas teóricas não realizadas?
O pedido de ressarcimento de aulas teóricas deve ser realizado diretamente por meio do órgão ou instituição que recebeu o pagamento, podendo variar de acordo com cada caso.
No geral, existem três principais cenários. Entenda:
- Autoescola – CFC: quando o pagamento é realizado diretamente a autoescola por meio do pacote fechado;
- Detran do seu estado: quando as taxas são recolhidas via guia oficial, como DUDA, DAE, GARE ou similares;
- Empresa terceirizada ou sistema conveniado: em alguns estados, parte do processo é intermediada por empresas credenciadas.
Sendo assim, o primeiro passo para solicitar o ressarcimento é identificar quem recebeu o valor referente às aulas teóricas. O comprovante de pagamento costuma indicar o favorecido.
Entenda o ressarcimento da CNH sem autoescola
A CNH sem autoescola permite que o candidato estude por conta própria para realizar a prova teórica, ou seja, sem a obrigatoriedade de frequentar as aulas presenciais do CFC.
Contudo, muitas pessoas já iniciaram o processo antes dessa flexibilização ou contrataram pacotes completos sem utilizar todas as etapas.
Desse modo, o ressarcimento de aulas teóricas é possível quando comprovado que as aulas não foram realizadas e o valor não foi utilizado em nenhum serviço equivalente.
Vale destacar ainda que o reembolso não é automático. Ou seja, ele depende de uma solicitação formal e da análise do órgão responsável pelo recebimento.
Passo a passo para fazer a solicitação de reembolso no Detran
O procedimento para solicitar o ressarcimento de aulas teóricas no Detran vai sempre de acordo com o estado.
Mas o fluxo tende a seguir um padrão. Veja o passo a passo:
Passo 1: separe a documentação necessária
Geralmente, são solicitados documentos importantes, como documento de identidade com foto, CPF, comprovante de pagamento das aulas teóricas, número do processo da habilitação e comprovação de que as aulas não foram realizadas.
Passo 2: instale o app
Será preciso acessar sua loja de aplicativos e fazer o download do aplicativo CNH do Brasil, disponível para Android e iOS.
Feito isso, realize o login com sua conta do Gov e busque pela opção de restituição, taxas ou atendimento ao condutor.

- CNH Oportunidade RO: como participar da habilitação gratuita
- CNH Social AC: saiba tudo sobre a habilitação gratuita no Acre
- CNH Social AL: tudo sobre o Programa de Primeira Habilitação de Alagoas
Passo 3: acesse o site do Detran do seu estado – se necessário
Caso o app não permita concluir a solicitação, o próprio sistema irá direcionar para o portal do Detran ou formulário eletrônico de restituição.
Passo 4: formulário de reembolso
Preencha o formulário de reembolso informando seus dados pessoais, sem esquecer do número do processo da CNH, e faça o anexo dos documentos exigidos. Será preciso, ainda, informar os dados bancários para devolução do valor.
Passo 5: acompanhe o processo
O acompanhamento pode ser realizado pelo próprio aplicativo CNH do Brasil.
Por último, mas não menos importante, caso o pagamento tenha sido realizado diretamente na autoescola, o procedimento costuma ser mais simples. O pedido para a devolução proporcional do valor é realizado diretamente ao CFC.

Situações em que não é possível solicitar a restituição de valores
É importante considerar que nem todos os casos dão direito ao ressarcimento das aulas teóricas. Algumas situações podem negar o pedido, como:
- Aulas teóricas já realizadas, mesmo que de forma parcial;
- Contratos com cláusulas de não reembolso;
- Valores referentes às taxas administrativas ou abertura de processo;
- Prazo para solicitação expirado, de acordo com as regras do Detran estadual;
- Falta de comprovação do pagamento ou da não realização das aulas.
Além disso, se o valor for convertido em outro serviço, como o acesso a plataformas online ou material didático, a restituição também pode ser negada.
4.9/5
Informação é o caminho mais curto para o reembolso
Optar pela CNH sem autoescola se tornou uma alternativa prática e econômica, mas quem já pagou pelas aulas teóricas e não utilizou pode solicitar o ressarcimento.
O ressarcimento de aulas teóricas é um direito em inúmeras situações, desde que haja organização, documentação e atenção às regras do Detran e também da autoescola.
Antes de desistir ou achar que não vale a pena, busque por informações, confira seus comprovantes e realize a solicitação corretamente.
O processo pode ser mais simples do que parece, podendo ainda representar uma excelente economia no trajeto até a sua habilitação.

