Você já se confundiu ou ouviu falar sobre PIS, NIS e NIT? Não se preocupe, você não está sozinho. Esses três termos parecem até irmãos gêmeos, mas, na prática, cada um tem a sua função.
Acontece que, muitas vezes, só descobrimos a importância deles quando se tem a necessidade de consultar um benefício, dar entrada em algum direito ou solucionar pendências trabalhistas. Para te ajudar, o Manual da Web esclarece as diferenças de maneira simples e te ensina a consultar pelo seu CPF sem complicações.
- Aplicativo confiável para consultar CPF na Receita Federal
- Consultar CPF grátis: aplicativo seguro para ver suas dívidas e score
- Aprenda como consultar CPF no Devolve ICMS pela internet
Entenda as diferenças entre PIS, NIS e NIT
Mesmo que pareça um monte de letras, compreender cada um desses termos pode ser simples.
O segredo está em compreender que o PIS, NIS e NIT são números identificadores, criados para facilitar a vida do trabalhador e também do governo. Veja só!
O que é e para que serve o PIS?
O Programa de Integração Social (PIS) é voltado para os trabalhadores da iniciativa privada.
Criado para integrar o empregado ao desenvolvimento das empresas, garante alguns benefícios, como o abono salarial e participação em programas sociais.
Ou seja, o PIS funciona como uma espécie de RG trabalhista para quem atua em empresas privadas. Então, se você já trabalhou com carteira assinada em algum momento, provavelmente tem um número de PIS.
Além disso, o PIS está vinculado diretamente com a Caixa Econômica Federal, responsável em gerenciar os pagamentos dos programas.
O que é e para que serve o NIS?
O Número de Identificação Social (NIS) é atribuído pelo governo para toda e qualquer pessoa que participe de programas sociais, mesmo que nunca tenha atuado de carteira assinada.
Trata-se de um número muito utilizado no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, dando acesso aos benefícios do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e muitos outros.
Com isso, enquanto o PIS é destinado ao trabalhador formal, o NIS é para qualquer cidadão que tenha um vínculo com programas sociais.
Curiosidade💡: Quando a pessoa entra no mercado de trabalho, o número do NIS automaticamente se torna o número do PIS. O código continua o mesmo, mas com a finalidade alterada.
O que é e para que serve o NIT?
Por último, mas não menos importante, o Número de Identificação do Trabalhador – NIT, é destinado, principalmente, para os trabalhadores autônomos, contribuintes individuais ou facultativos.
Isso quer dizer que, caso você nunca tenha tido um emprego formal, mas paga o INSS por conta própria a fim de garantir benefício de aposentadoria, auxílio-doença ou salário- maternidade, o NIT será o responsável por identificar as contribuições.
O NIT é vinculado pelo INSS, podendo ser obtido no momento em que se realiza o cadastro como contribuinte individual.
Aplicativos para fazer a consulta do número do seu benefício
Agora que você já sabe para que serve cada um, é hora de descobrir o seu número do PIS, NIS ou NIT.
Essa consulta pode ser realizada pelo seu CPF, por meio dos aplicativos oficiais, o caminho mais rápido para consultar o número do seu benefício.
Consulta do PIS pelo app Benefícios Sociais CAIXA
Se a sua dúvida é sobre o PIS, o aplicativo Benefícios Sociais Caixa é o mais indicado. Ele foi projetado para que os trabalhadores da iniciativa privada consigam acompanhar os seus direitos.
4.6/5
Passo 1: instale o aplicativo
Na sua loja de aplicativos, baixe o “Benefícios Sociais Caixa” (Android ou iOS)

Passo 2: faça login ou cadastre-se
Com o app instalado, basta realizar o login com seu CPF e senha cadastrada (a mesma utilizada em demais aplicativos da Caixa). Caso não tenha, é só realizar o cadastro seguindo as orientações que aparecerem na tela.

Passo 3: acesse seus benefícios
Ao realizar o login, você será direcionado para a tela de benefícios trabalhistas. Basta clicar na opção meu NIS ou PIS (as informações serão de acordo com o seu tipo de cadastro).

Passo 4: tenha seu número PIS
Por fim, você terá todas as informações necessárias, incluindo seu número do PIS, data de cadastramento, órgão responsável e muito mais. Além disso, o documento pode ser salvo por completo.

Consulta do NIS pelo app CadÚnico
Já para consultar o NIS, o app Meu CadÚnico é o caminho. Considerando que ele foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de quem participa de programas sociais.
3/5
Passo 1: baixe o aplicativo
Baixe o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS.

Passo 2: login
Realize o login com a sua conta Gov. E se não for cadastrado, clique em “Ainda não é cadastrado” ao final da tela e siga as recomendações.

Passo 3: confira seu NIS
Assim que você acessar o app, aparecerá na tela inicial o seu número do NIS, junto com informações do seu cadastro nos programas sociais.
Trata-se de um aplicativo de extrema utilidade para consultas e, ainda, para manter os seus dados atualizados, evitando que algum benefício seja suspenso.
Consulta do NIT pelo app Meu INSS
Se você é autônomo ou contribuinte individual e precisa consultar o NIT, o aplicativo é o Meu INSS, permitindo acompanhar o histórico de contribuições, solicitar benefícios e agendar atendimentos no INSS.
4.8/5
Passo 1: baixe o aplicativo
No seu celular, seja ele Android ou iOS, busque pelo app “Meu INSS” e instale-o.

Passo 2: acesse
Entre com a sua senha gov e CPF ou faça o cadastro.

Passo 3: encontre o NIT
Na tela inicial, clique nos três tracinhos no canto superior esquerdo, busque por cadastro e contribuições e clique em “Meu cadastro”. Feito isso, é só rolar a tela até o final e encontrar o seu número do NIT.

PIS, NIS e NIT descomplicados!
Mesmo que o PIS, NIS e NIT sejam parecidos, cada um tem uma função específica, estando ligados a situações da vida do trabalhador ou do cidadão.
O PIS é voltado para quem trabalha na iniciativa privada, o NIS identifica pessoas em programas sociais e o NIT é utilizado pelos autônomos e contribuintes individuais.
O mais importante é que eles podem ser consultados facilmente pelo número do CPF nos aplicativos oficiais do governo.
Agora, quando ouvir essas siglas, você saberá do que se trata e como consultar os números. Ter informação é ter poder, e, nesse caso, possibilita o acesso aos seus benefícios de direito.