Uma coisa é certa: a tecnologia vem facilitando cada vez mais a vida dos brasileiros. Ações que antes exigiam filas intermináveis em cartórios já podem ser resolvidas pela internet e em poucos cliques. Em meio aos avanços, tem-se a possibilidade de emitir certidão de casamento digital, documento válido em todo o território nacional.
Seja para dar entrada em processos jurídicos, comprovar estado civil, atualizar cadastros ou resolver assuntos de cidadania, ter a certidão em mãos é indispensável. A boa notícia é que o processo é prático, rápido e seguro, e o Manual da Web vai te mostrar como emitir em apenas três passos simples.
- Aplicativo para fazer certidão de nascimento de bebê reborn grátis
- Como emitir a segunda via da certidão de nascimento grátis
- Como emitir online a Certidão Negativa de Débito Federal
Onde emitir certidão de casamento digital?
Emitir certidão de casamento digital é um processo realizado de maneira oficial pelo site do Registro Civil, plataforma que concentra os serviços de cartórios de todo o país.
Além disso, o sistema é administrado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen – Brasil), que garante a autenticidade do documento.
Dito isso, os cartórios de registro civil também contam com a solicitação direta pelo próprio site, mas, ao optar pelo portal do Registro Civil, tem-se um acesso unificado e mais prático. Afinal, não é preciso se preocupar com o local em que o casamento foi registrado.
É de suma importância salientar que o documento digital não é somente um PDF. Ele tem assinatura digital com validade jurídica, sendo aceito em instituições públicas ou privadas.
Tudo isso para você utilizá-lo em processos legais, bancos, repartições públicas e muito mais.
Veja o passo a passo da emissão do documento
Emitir certidão de casamento digital pode ser resumido em três passos bem simples. Veja só:
Passo 1: acesse o portal oficial
Acesse o site do Registro Civil e entre com seus dados do Gov.br. Em seguida, clique em “Casamento”, na página inicial.

Passo 2: preencha as informações
É preciso fornecer alguns dados básicos para que o seu registro seja localizado.

Passo 3: finalize a solicitação
Depois que o registro for localizado, você terá a opção de escolher entre a versão do documento impressa (enviada pelos Correios) ou digital, que chega no seu e-mail. É só solicitar a opção, realizar o pagamento e finalizar o processo.
Qual o valor da certidão digital?
O valor para emitir certidão de casamento digital pode sofrer variações de um estado para o outro ou entre cartórios. Mas, de modo geral, o valor médio no Brasil é de R$ 100,00.
Esse custo corresponde à taxa cartorial, que é regulamentada e serve para manter toda a estrutura dos serviços de registro público. Em casos de vulnerabilidade social ou solicitação em processos judiciais, a taxa pode ser isenta.
Existem diferenças entre o documento digital e físico?
Essa é uma dúvida comum para quem precisa emitir certidão de casamento digital, afinal, a versão digital tem o mesmo peso da física? A resposta é sim, afinal, todas possuem a mesma validade jurídica.
A certidão digital é emitida em formato PDF, junto a uma assinatura digital certificada pelo cartório responsável, garantindo a autenticidade e impedindo fraudes. O documento pode ainda ser conferido em tempo real por meio do código de validação.
A versão física também é válida e aceita em todos os lugares, porém, pode demorar mais para chegar à casa do solicitante por conta do prazo dos Correios.
Escolher entre uma ou outra depende exclusivamente da sua necessidade. Se você precisa de agilidade, praticidade e facilidade de compartilhamento, o modelo digital é o mais indicado.
Agora, se o órgão ou instituição exige o documento em papel (casos raros, mas que podem acontecer), o melhor, claro, será a versão impressa.
Digital é o novo papel, simplifique a sua vida!
Emitir certidão de casamento digital é uma solução moderna que veio para facilitar o seu dia a dia. Sem filas, sem burocracia e sem depender dos Correios, você terá acesso ao documento em poucas horas e com validade jurídica.
Desde 1º de janeiro de 2025, novos modelos do documento passaram a valer, mas não se preocupe, o Registro Civil já conta com essa atualização.
Em meio a um mundo cada vez mais digital, em que a praticidade é uma prioridade, contar com a certidão eletrônica vai além de ser apenas uma praticidade, sendo uma forma inteligente de otimizar o seu tempo e ter o documento oficial sempre em mãos.
Uma coisa é certa: se o amor é sem fronteiras, por que os documentos oficiais também não seriam?

