Como fazer um planner financeiro 2024

Publicado por
Em
Como fazer um planner financeiro
Anúncios

Se você é pelo menos um pouquinho organizado(a) com seu dinheiro ou está pretendendo começar a planejar melhor suas finanças para o próximo ano, então, precisa saber como fazer um planner financeiro.

Neste conteúdo exclusivo, nós da Manual da Web vamos te dar as melhores dicas e mostrar o passo a passo de como fazer um planner financeiro para 2024 e assim conseguir ter maior controle de seus ganhos e gastos, definir metas e acompanhar seu progresso rumo à uma vida financeira saudável. Vamos conferir?!

Nota:
4.1/5
Instalações:
1 bi+
Tamanho:
32M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é um planner financeiro?

Anúncios

Vamos começar pelo básico! Um planner financeiro, popularmente conhecido no Brasil como “plano de planejamento financeiro” é um documento que vai te auxiliar a registrar e controlar melhor suas finanças.

Em resumo, trata-se de uma ferramenta que reúne dados sobre o seu dinheiro, com o intuito de organizar seus ganhos e gastos.

Dessa forma, será possível economizar mais, investir, alcançar metas financeiras, realizar sonhos e ter uma vida financeira mais tranquila.

Como fazer um planner financeiro
Como fazer um planner financeiro

O que tem que ter em um planner financeiro?

Antes de saber como fazer um planner financeiro para 2024, é importante entender o que ele deve conter, ou seja, quais são os itens que devem ser elencados no seu planejamento.

Bom, como o objetivo do seu planejamento financeiro é justamente organizar suas finanças pessoais, é muito importante incluir:

  • Dados pessoais: seu nome, endereço, telefone, e-mail e informações bancárias
  • Receitas: lista de todos os seus ganhos mensais, como salário, aluguel, renda extra, ganhos com investimentos, dividendos e etc.
  • Despesas: lista de todos os seus gastos mensais, como moradia, alimentação, transporte, lazer e educação
  • Orçamento: levantamento do seu orçamento mensal, isto é, uma estimativa do quanto você fatura e gasta ao longo do mês
  • Objetivos financeiros: lista de suas metas financeiras de curto, médio e longo prazo, desde o dinheiro para uma viagem até o valor para se aposentar
  • Plano de ação: lista com as etapas específicas e prazos sobre como você vai alcançar suas metas financeiras

Esses são os elementos básicos de um planner financeiro funcional e eficaz, mas caso você deseje complementá-lo ainda mais, pode incluir informações referentes a:

  • Investimentos: se você investe, é importante manter um registro de seus investimentos, ou seja, valores aplicados, ganhos mensais, rendimentos esperados e etc.
  • Contas a receber: você pode incluir uma lista de todas as suas contas a receber, como pagamentos de clientes, décimo terceiro, férias e etc.
  • Seguros: você pode incluir informações sobre seus seguros, como seguro de vida, seguro de carro e etc.
  • Impostos: você pode incluir informações sobre seus impostos, como declaração de Imposto de Renda, restituição anual e etc.

Como elaborar um plano financeiro?

Você já tem uma ideia das informações necessárias que precisa reunir, certo? Mas, como aplicar isso na prática?

Bom, o próximo passo será fazer uma análise de sua situação financeira atual, ou seja, “botar no papel” para onde está indo seu dinheiro.

É essencial que você seja realista e liste exatamente tudo sobre suas receitas e despesas, sejam elas fixas ou variáveis.

Assim, você terá uma noção exata se o seu saldo é positivo (tem dinheiro sobrando para investir ou poupar) ou se é negativo (precisa encontrar maneiras de reduzir seus gastos ou aumentar suas receitas).

Feito isso, a próxima etapa de como fazer um planner financeiro é definir seus objetivos, ou seja, o que você deseja com seu dinheiro.

As suas metas financeiras precisam ser condizentes com a suas finanças, onde você deve elencar objetivos de:

  • Curto prazo: economizar para uma viagem, comprar um carro ou mobiliar sua casa, por exemplo
  • Médio prazo: pagar dívidas, começar um negócio ou economizar para a educação dos filhos, por exemplo
  • Longo prazo: aposentadoria, comprar uma casa ou investir para o futuro, por exemplo

Feito isso, é só começar seu plano de ação, sempre acompanhando o seu progresso para garantir que esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Clique aqui e descubra como monitorar a sua conta de luz pelo celular!

Passo a passo de como fazer o seu próprio planner

Para fazer o seu próprio planner financeiro, você pode usar um caderno, uma agenda ou um software de planejamento e controle de gastos. 

Se optar pelo planner tradicional, ou seja, usando um caderno ou uma agenda, é importante escolher um que tenha espaço suficiente para registrar todas as suas informações financeiras.

Caso dê preferência por um software de planejamento financeiro, existem muitas opções disponíveis, como o Google Planilhas, o Excel ou o ToDoist, os quais oferecem uma ampla variedade de recursos que podem facilitar na elaboração e acompanhamento do seu planner.

Então, chega de delongas! Siga conosco e veja a seguir como fazer um planner financeiro para 2024 sob medida para suas necessidades!

Passo 1: Escolha o formato

Decida se prefere um planner físico, que você pode personalizar e decorar, ou um digital, que é mais prático para atualizar e acompanhar no celular ou computador.

Passo 2: Determine as páginas necessárias

Identifique as seções essenciais para suas finanças, o que pode incluir:

  • Página de resumo financeiro: é onde você terá uma visão geral das suas finanças, incluindo saldo, metas e dívidas
  • Calendário financeiro: trata-se do espaço para registrar datas importantes, como datas de pagamento, vencimento de contas e investimentos
  • Orçamento mensal: é aquela seção para planejar seu orçamento mês a mês, incluindo receitas e despesas
  • Acompanhamento de gastos: é aquela página para registrar todos os gastos diários e categorizá-los
  • Metas financeiras: trata-se da seção para definir metas financeiras de curto, médio e longo prazo

Passo 3: Customize seu planner

Personalize seu planner com cores, adesivos e elementos decorativos que o inspirem a usá-lo regularmente, pois com certeza ajudará a mantê-lo motivado.

Passo 4: Comece a preencher

Agora que seu planner está pronto, comece a preencher as informações financeiras conforme elas acontecem, organizando mês a mês e com base nos itens que elencamos no início deste conteúdo.

Confira a seguir como montar cada uma das páginas elencadas no item 2:

  1. Página de resumo financeiro

Comece seu planner com uma página de resumo financeiro. Isso deve incluir:

  • Saldo inicial: coloque o valor de quanto dinheiro você tem no início do ano na sua conta
  • Metas financeiras: anote todas as suas metas de economia, investimento ou pagamento de dívidas para 2024
  • Dívidas: faça uma lista de todas as suas dívidas, incluindo valores atuais, com as taxas de juros
  1. Calendário financeiro

A página do calendário financeiro irá lhe auxiliar a acompanhar as datas importantes do ano, seja para ganhos ou gastos. Isso pode incluir:

  • Datas de pagamento: anote quando você recebe seu salário ou renda a cada mês
  • Vencimento de contas: anote quando suas contas fixas vencem, como aluguel, financiamento, água, eletricidade e cartões de crédito
  • Datas de investimento: se você investe dinheiro, registre as datas em que faz contribuições ou verifica o desempenho de suas aplicações
  1. Orçamento mensal

Crie uma seção para planejar seu orçamento mensal, ou seja, um planner para cada mês do ano. Isso pode incluir:

  • Receitas: liste todas as suas fontes de renda, incluindo salário fixo, ganhos com freelance, renda passiva, valores a receber (décimo, férias, saque-aniversário do FGTS), entre outras
  • Despesas fixas: anote todas as despesas mensais fixas que você tem para o próximo ano, como aluguel, financiamentos, parcelas de empréstimos, seguros, parcelamento de renegociação de dívidas e etc.
  • Despesas variáveis: registre as despesas variáveis que entram mensalmente no seu orçamento, como gastos com mantimentos, transporte, entretenimento, contas de consumo, fatura de cartão, cheque especial e etc.
  • Economias: anote quanto pretende reservar da sua renda para economizar ou investir em 2024 (um bom recurso é aplicar a regra dos 50-15-35)
  1.  Acompanhamento de gastos

Tenha uma seção dedicada para acompanhar todos os seus gastos, podendo ser organizada da seguinte maneira:

  • Data: registre a data de cada gasto não previsto no orçamento
  • Descrição: descreva o que você comprou ou pagou naquele mês
  • Categoria: categorize os gastos (ex: alimentação, lazer e transporte)
  • Valor: anote o valor exato gasto, inclusive os centavos
  1. Metas financeiras

Agora é um dos momentos mais importantes e motivadores na hora de como fazer um planner financeiro, que é quando você irá estabelecer suas metas financeiras para 2024. É necessário incluir:

  • Metas de economia: anote quanto você deseja economizar em um determinado período, pode ser mensalmente, por trimestre ou a cada seis meses
  • Metas de redução de dívidas: defina metas para quitar dívidas pendentes, sendo uma boa dica aproveitar as condições do Desenrola Brasil ou os feirões de renegociação, como o Serasa Limpa Nome
  • Metas de investimento: anote quais são seus objetivos de investimento para o próximo ano, seja começando a criar uma reserva financeira esporadicamente ou até mesmo separar uma quantia fixa para aplicar todos os meses
  • Metas anuais: registre quais são seus principais objetivos econômicos para o ano, como fazer uma viagem, quitar um empréstimo, trocar de carro, reformar a casa, completar sua reserva de emergência, dar entrada na casa própria, enfim

É fundamental que você se certifique de que suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (conhecidos como objetivos SMART).

Passo 5: Crie um orçamento mensal

Uma das dúvidas que mais surgem é sobre como fazer um planner de gastos mensais, mas saiba que é mais simples do que você imagina.

Basicamente, você precisará analisar as informações reunidas anteriormente e elaborar um plano de ação para dar conta das suas metas financeiras.

Isso envolve estimar suas receitas mensais e despesas, bem como definir quanto pretende economizar e investir a cada mês, mesmo que seja pouco.

Com relação à sequência, sempre recomendamos dar prioridade para a quitação de dívidas, economia e depois investimentos.

É importante ter nas suas páginas de orçamento mensal os seguintes itens:

  • Moradia: anote os gastos com aluguel ou financiamento e contas de água, luz, internet e gás, separando entre despesas fixas e variáveis
  • Alimentação: anote os gastos toda vez que for ao supermercado, padaria, restaurante, pedir um delivery e etc.
  • Transporte: anote os gastos com combustível, transporte público, manutenção do veículo, gastos com aplicativos de corrida e etc.
  • Lazer: anote os gastos com entretenimento, restaurantes, atividades sociais
  • Saúde: anote os gastos com seguro de saúde, plano de saúde, consultas médicas, exames, medicamentos e etc.
  • Educação: anote as despesas relacionadas à educação, como mensalidades de cursos ou materiais escolares comprados

Assim, ao acompanhar seus gastos, você pode identificar áreas onde precisa economizar. Por exemplo, você pode descobrir que está gastando muito com alimentação ou transporte. 

Além disso, ao ter essa noção, dá para fazer pequenas alterações em seus hábitos de consumo, economizando dinheiro e ficando mais fácil atingir seus objetivos.

Passo 6: Escolha ferramentas de acompanhamento

Para facilitar a gestão do seu planner, você pode usar ferramentas de planilha como o Microsoft Excel ou o Google Sheets, que são gratuitas.

Como fazer um planner financeiro
Como fazer um planner financeiro

Além disso, existem aplicativos gratuitos de planejamento que podem ajudar a acompanhar seu orçamento e despesas durante o ano, como o Mobills e Minhas Economias.

Minhas Finanças” é um aplicativo gratuito de controle financeiro que permite que você assuma o comando das suas finanças e o ajuda a se organizar melhor com o seu dinheiro.

Passo 7: Monitore e ajuste regularmente

Use seu planner financeiro e as ferramentas citadas acima para acompanhar seu progresso em relação às metas financeiras estabelecidas para 2024.

Mas, tenha em mente que imprevistos financeiros acontecem e isso pode influenciar em seu orçamento. Por isso, faça ajustes sempre que necessário.

O ideal é que acompanhe suas finanças regularmente. Isso pode ser feito mensalmente ou até com mais frequência, dependendo das suas preferências.

Passo 8: Reduza as dívidas

Se você possui dívidas, concentre-se em criar um plano para pagá-las, pois elas vão crescendo, pesam no orçamento e limitam o acesso ao crédito, já que você estará negativado(a).

Mas, atenção, se não puder pagar todas de uma só vez, priorize o pagamento de dívidas de juros mais elevados, como financiamentos, cartões de crédito e cheque especial, pois essas são as que crescem mais rápido e em pouco tempo.

Passo 9: Poupe e invista

Após ter colocado suas finanças em dia, certifique-se de reservar uma parte de sua renda para economizar e investir de acordo com seus objetivos financeiros. 

Isso pode incluir a criação de uma conta poupança de emergência, contribuições para aposentadoria, investimentos em ações, fundos mútuos ou outras aplicações conforme o seu perfil de investidor.

Inclusive, se precisar de mais dinheiro em seu orçamento, é sempre bom dar uma pesquisada nas ideias para ganhar dinheiro extra.

Passo 10: Celebre suas conquistas

Lembre-se de celebrar suas realizações financeiras ao longo do ano, não importa quão pequenas possam ser, pois isso manterá sua motivação alta e incentivará a continuar trabalhando em direção aos seus objetivos.

Lembre-se de que a chave sobre como fazer um planner financeiro bem-sucedido é a consistência e o comprometimento. Com dedicação e disciplina, você estará no caminho certo para alcançar suas metas em 2024.

Nota:
4.1/5
Instalações:
1 bi+
Tamanho:
32M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Gostou de saber como fazer um planner financeiro?

Entender o segredo de como fazer um planner financeiro é essencial para quem quer ter uma vida financeira equilibrada, ou seja, com que o dinheiro não seja uma preocupação e sim a solução.

Portanto, comece agora a controlar seus gastos, definir metas e acompanhar seu progresso, rumo a um 2024 financeiramente saudável e de sucesso!

Anúncios

Leia mais em Tutoriais

Passo a passo para recuperar sua conta do Google invadida

Passo a passo para recuperar sua conta do Google invadida

Atualmente vinculamos diversos serviços digitais, informações pessoais e profissionais, dados, fotos e até documentos às...

Leia mais →
Como encontrar e participar de grupos e canais do Telegram?

Como encontrar e participar de grupos e canais do Telegram?

Participar e encontrar grupos no Telegram é uma maneira divertida de se envolver com diferentes...

Leia mais →
Como desativar a internet apenas no WhatsApp [Android e iOS]

Como desativar a internet apenas no WhatsApp [Android e iOS]

Desativar internet do WhatsApp pode ser uma necessidade em certos momentos, seja para focar em...

Leia mais →
Conta do Instagram desativada: solução passo a passo

Conta do Instagram desativada: solução passo a passo

Se você é um usuário ativo das redes sociais, já deve ter se deparado com...

Leia mais →