Há brasileiros que precisam de cirurgias plásticas reconstrutivas por motivos que afetam a sua saúde, mas não possuem recursos financeiros para um procedimento que, infelizmente, ainda é muito caro no Brasil. Por isso, apresentaremos, a seguir, como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS.
É possível realizar uma cirurgia reconstrutiva em casos como correção de lábios leporinos ou remoção do excesso de pele após a bariátrica. Fique conosco, saiba como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS e comece uma nova página de saúde e bem-estar.
- Agendamento SUS: marque sua consulta médica pelo celular rápido e fácil
- Anticoncepcional gratuito pelo SUS: saiba como se cadastrar online
- Aplicativo Conecte SUS – Emita sua carteira de vacinação digital
Tem como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS?
Sim, tem como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS em determinadas situações, principalmente as reparadoras, quando, sem elas, há risco à saúde ou promoção do alívio da dor.
Após avaliação de profissional da saúde pública, encaminhamento da documentação necessária e análise do assistente social, sendo aprovado o pedido, será inserido o nome do paciente na lista de espera do procedimento sem custos pelo SUS.

Quem pode fazer cirurgia plástica pelo SUS?
Os indivíduos que podem e têm como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS são aqueles que apresentam motivos de saúde condizentes com a necessidade do procedimento ou que justifiquem uma intervenção positiva no psicológico.
O paciente precisa ter uma justificativa médica que comprove a real necessidade da cirurgia plástica proposta. Os casos que contemplam o processo de como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS são:
- Doenças ou deformidades que alteram o funcionamento do corpo;
- Fatores que causam traumas psicológicos e afetam o bem-estar mental;
- Reconstrução de áreas do corpo afetadas por doença ou acidente;
- Alterações do corpo que causam dor ou afetem diretamente a qualidade de vida.
Após a solicitação do pedido da cirurgia plástica, será realizada a visita de um assistente social à residência do paciente para análise da real situação financeira.
Além disso, o candidato à cirurgia passará por uma avaliação psicológica de aptidão emocional para a realização de todo o processo cirúrgico.
Quais cirurgias plásticas são oferecidas de graça?
As cirurgias plásticas reparadoras oferecidas sem custos pelo Sistema Único de Saúde são:
- Abdominoplastia;
- Abdominoplastia pós-bariátrica;
- Braquioplastia pós-bariátrica;
- Coxoplastia pós-bariátrica;
- Blefaro;
- Gastroplastia;
- Ginecomastia;
- Laqueadura;
- Mamoplastia pós-bariátrica redutora
- Mamoplastia reconstrutiva;
- Ritidoplastia pós-bariátrica;
- Orbitopalpebral;
- Otoplastia;
- Reconstrução de lábio leporino;
- Reconstrução de mama;
- Redesignificação sexual;
- Reparação de queimaduras graves;
- Toxina botulínica;
- Troca de próteses;
- Vasectomia, entre outras.
Documentos necessários para solicitar o procedimento
Os documentos necessários para dar entrada no pedido de como fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS são;
- Documento de identidade;
- Cartão do SUS;
- Indicação ou laudo médico realizado por profissional do SUS;
- Comprovante de residência atualizado.
📢Aviso: a indicação de cirurgia plástica gratuita pelo SUS é para maiores de 18 anos, exceto para caso de cirurgias específicas ou reconstrutivas, como lábio leporino.
Como conseguir encaminhamento pelo posto de saúde?
O encaminhamento pelo posto de saúde acontece após uma consulta generalista na rede de saúde do SUS.
O paciente receberá uma avaliação inicial e, posteriormente, o agendamento com especialistas na área que realizarão o encaminhamento cirúrgico específico.
Em seguida, será realizada a avaliação da equipe multiprofissional e a análise do registro ativo em uma unidade de saúde do SUS.
A avaliação criteriosa dessa equipe engloba aspectos relacionados ao estado físico e mental do paciente.
Confira um artigo exclusivo Manual da Web com o passo a passo de como realizar o agendamento no SUS. Clique aqui e saiba mais.

Diferença entre cirurgia estética e cirurgia reparadora no SUS
A grande diferença entre cirurgia reparadora e estética está na correção de deformidades físicas ou estruturais causadas por doenças, traumas, acidentes ou malformações congênitas.
Com a reparação cirúrgica, os pacientes estabelecem o melhor funcionamento do corpo e, com isso, obtêm mais qualidade de vida.
Já as cirurgias estéticas do SUS melhoram a aparência física sem a relação direta com algum problema de saúde ou doença.
O SUS cobre cirurgias reparadoras. Já as estéticas só são autorizadas com indicação e avaliação criteriosa por profissionais da rede pública de saúde que comprovem a real necessidade do procedimento.
Conclusão
Hoje, você descobriu como fazer cirurgia plástica pelo SUS e quais os procedimentos estão disponíveis para os brasileiros que buscam na cirurgia reconstrutiva uma oportunidade de viverem com mais qualidade e bem-estar.
Buscando por mais informações sobre os benefícios oferecidos pelo Governo Federal? Acesse o site Manual da Web em tempo real.
Aqui, trazemos notícias seguras e verificadas para que a navegação online seja uma experiência enriquecedora.🙂