Saber como fazer café pode parecer simples, mas alguns detalhes fazem toda a diferença para ter uma experiência melhor e conseguir sentir o sabor e aroma dos grãos. Isso inclui desde a escolha do produto, temperatura da água e forma de coar.
Além do coado tradicional, há outras formas de como fazer café e cada uma proporciona um resultado diferente. Por isso, é válido conhecer um pouco mais para saber como apreciar tudo o que a bebida pode oferecer.
3.9/5
Como fazer café?
O primeiro passo é escolher um café de boa qualidade, que pode ser em grãos ou já moído. Na versão mais simples, o coado, basta adicionar a água quente aos poucos e em movimentos circulares para cobrir de modo uniforme.
O sabor final tem uma relação direta com o tipo de grão escolhido, bem como a forma de como fazer café. Quanto mais escura a torra, por exemplo, maior será o amargor na bebida.
Qual a medida certa para fazer café?
Isso varia de acordo com o gosto pessoal, se prefere um café forte ou mais fraco, mas uma regra comum é usar cerca de 10 a 12 gramas de café moído para cada 180 ml de água.
Qual o tipo de coador ideal?
O coador de pano é considerado o melhor porque permite a passagem dos óleos do café, que ajudam a manter o aroma da bebida. O mesmo ocorre com os filtros permanentes de metal.
Ambas as opções ainda têm a vantagem de serem reutilizáveis, o que reduz a produção de lixo, ao contrário do que ocorre com os filtros descartáveis.
Já os coadores de papel são ideais para métodos de preparo de café por gotejamento, como a cafeteira elétrica.
Como criar um canal no YouTube para meu filho do zero
Quais as outras formas de como fazer café?
Há outros métodos de como fazer café além do coador, como a cafeteira elétrica, uma opção muito prática para o dia-a-dia. Existe uma grande variedade de modelos, desde as que usam o filtro de papel comum até as que preparam o café em cápsula.
Cafeteira italiana
Também conhecida como “moka” ou “cafeteira de percolação”, é um dispositivo de preparo de café muito popular em muitas partes do mundo, incluindo o Brasil. Essa é uma forma de como fazer café expresso em casa de forma fácil e rápida, sem a necessidade de uma máquina mais cara.
Ela é composta por três partes principais: a parte inferior, onde você coloca a água, a parte do meio, onde o café moído é colocado, e a parte superior, onde o café pronto é coletado.
Quando se aquece a cafeteira no fogão, a água na parte inferior é aquecida e pressionada através do café moído, criando um café encorpado e saboroso na parte superior.
Prensa francesa
A prensa francesa, também conhecida como cafeteira de êmbolo, é um método popular de fazer café. Ela consiste em um recipiente cilíndrico de vidro ou aço inoxidável com uma tampa e um êmbolo com uma tela de metal.
O processo de preparação envolve moer grãos, mas não muito finos, adicionar água quente e, em seguida, pressionar lentamente o êmbolo para separar os grãos moídos da bebida, deixando um café rico e encorpado.
Ela é muito popular porque é uma forma de como fazer café sem usar filtro, logo é mais sustentável, além de preservar o sabor da bebida.
Quais os principais erros ao fazer café?
O erro mais comum é em relação à temperatura da água, que não deve atingir a fervura, uma vez que se estiver muito quente pode queimar o café. Por isso, a temperatura ideal está entre 90°C e 96°C.
A moagem do café deve ser apropriada para o método de preparo que você está usando. Por exemplo, para a prensa francesa, é preciso uma moagem grossa, enquanto o expresso, requer uma moagem fina.
Pode colocar açúcar na água do café?
O recomendado é só adicionar açúcar na hora de consumir o café e não direto na água. Isso porque, ele pode alterar o ponto de fervura do líquido, além de mudar a textura final da bebida.
3.9/5
Como fazer café de formas diferentes?
Além do modo tradicional, o café pode ganhar diferentes versões com a adição de ingredientes como leite, chantilly e caldas. Além disso, é possível tomar gelado, uma opção refrescante para os dias mais quentes.
No aplicativo Livro de Receitas, há muitas opções e dicas de como fazer café, além de vários outros pratos doces e salgados que podem servir como acompanhamento.
Ele tem uma navegação simples, com as receitas divididas em categorias. Ainda, tem opções para quem busca uma alimentação saudável, ou tem alguma restrição alimentar, além de sugestões para eventos.