É meu amigo, está cada vez mais próximo o fim do Registro Geral – RG. Os brasileiros estão solicitando a nova Carteira de Identidade Nacional – CIN que é obrigatória e você tem até dia 28 de fevereiro de 2032 para emitir a sua primeira via também.
A nova carteira visa otimizar a identificação do brasileiro em um só documento para validação da identidade. Hoje, vamos tirar as principais dúvidas sobre a CIN, como solicitar a primeira via e prazo de entrega do documento.
Quanto custa a nova carteira de identidade?
Para emitir a primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional não é cobrado. Nos casos de perda ou danificação, será cobrado o valor de R$ 53,04 para a emissão da segunda via.
Acesse a conta gov.br, faça o agendamento no posto de serviços mais próximo e emita a nova Carteira de Identidade Nacional.

Veja como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional o processo é simples, confira:
Passo 1: acesse a conta gov.br
Acesse a sua conta gov.br com o CPF e a senha cadastrada na plataforma.

Passo 2: selecione o Estado
Selecione o seu Estado para acessar as informações necessárias referentes a CIN.

Passo 3: acesse o site oficial
Você será direcionado para o órgão responsável pela emissão da CIN. No caso de São Paulo, é o Poupatempo. Clique em “Iniciar”.

Passo 4: autorize o acesso às informações
O usuário é direcionado à tela de autorização de compartilhamento dos dados pessoai. Toque em “Autorizar”.

Passo 5: faça o agendamento
Faça o agendamento on-line para o atendimento presencial na unidade de atendimento mais próxima do Poupatempo.
No momento do agendamento será necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF e certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil.

Passo 6: compareça na unidade
Compareça na unidade no dia e horário agendado no site. Tenha em mãos o protocolo gerado on-line no momento do seu agendamento.

Passo 7: aguarde a emissão
Acompanhe o processo de produção do novo documento pelo site do Poupatempo ou presencialmente na unidade que finalizou o pedido.
No dia que o documento estiver pronto para retirada, você será notificado. A versão digital da Carteira de Identidade Nacional também estará disponível no aplicativo ou site do gov.br.

Até quando vale o RG antigo?
O RG antigo vale até dia 28 de fevereiro 2032. Então não há necessidades de desesperos, ainda tem tempo.
Porém, como é um documento obrigatório e fácil de ser solicitado, vale a pena atualizar a identificação e garantir o novo documento em mãos.
É obrigatório fazer a nova identidade?
Sim, é obrigatório fazer a nova identidade. Com emissão desde julho de 2024, a ideia da CIN é substituir a primeira via do Registro Geral – RG. A emissão é obrigatória para:
- Pessoas nascidas no Brasil;
- Pessoas nascidas em país que assinou o termo de reciprocidade e onde se fala a língua portuguesa;
- Filhos de brasileiros que nasceram no exterior – brasileiro nato;
- Indivíduo naturalizado brasileiro com informação de naturalização definitiva.
Não vai mais ter RG na nova identidade?
A partir de 2032 não haverá mais o RG antigo e sim o documento único CIN. Com a versão física e digital disponível no gov.br, o novo RG visa evitar fraudes e trazer mais segurança na identificação de cada brasileiro.

Documentos necessários para emitir a CIN 2025
Os documentos necessários para emitir a CIN 2025 são:
- CPF ou documento que contenha essa informação, como a CNH;
- Original e cópia de certidão de nascimento ou casamento conforme estado civil.
Quanto tempo demora para nova identidade ficar pronta?
O tempo para a produção da CIN depende da demanda do posto em que foi realizada a solicitação. Em média, demora 15 dias úteis.
Porém, pode demorar até 45 dias úteis dependendo da demanda do Estado. Acompanhe o processo do pedido pelo site ou aplicativo do gov.br. A consulta é eficaz, rápida e gratuita.
Conclusão
A nova Carteira de Identidade Nacional será o documento oficial de identificação individual do brasileiro. Você tem até o dia 28 de fevereiro de 2032 para emitir a sua CIN.
Para mais informações sobre: emissão de documentos, segunda via e atualizações das funcionalidades disponíveis no gov.br, acesse o site Manual da Web. As melhores dicas você encontra primeiro aqui. Fique conosco para estar sempre bem-informado.