Pensando em construir uma carreira militar nas Forças Armadas do Brasil? Mulheres, agora é possível realizar o alistamento militar feminino e ingressar no serviço militar do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Chegou a nossa hora! 🪖
Pela primeira vez, acontece a inscrição para o alistamento feminino voluntário no site oficial de alistamento militar brasileiro. Você tem até o dia 30 de junho para realizar a inscrição e concorrer a uma das 1.500 vagas com início das atividades em 2026. Preparadas? Vamos!
É obrigatório que as mulheres se alistem?
O alistamento militar feminino, diferente do masculino, não é obrigatório. Pelo menos até o momento, as mulheres podem realizar a inscrição voluntária para o alistamento militar.
Todas as mulheres que completam 18 anos em 2025 podem realizar a sua candidatura no site oficial do alistamento.
As mulheres aprovadas em todas as fases do processo seletivo serão incorporadas como marinheiras-recrutas da Marinha, soldadas do Exército ou como soldadas de segunda-classe da Força Aérea.

Prazos e datas importantes
As inscrições estão abertas desde o dia 1º de janeiro e estarão disponíveis até 30 de junho. A candidata pode realizar a inscrição presencial na Junta de Serviço Militar do seu município ou online no site oficial de alistamento militar.
O recrutamento acontece ainda em 2025 para incorporação nas organizações militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em 2026.
O período de duração do serviço, por lei, é de 12 meses, podendo se estender, no máximo, em 8 anos. Todas as mulheres que pretenderem continuar no serviço militar terão a prorrogação anual.
Documentos necessários
Os documentos necessários para o alistamento feminino são:
- Documento oficial com foto;
- Certidão de nascimento ou a prova de naturalização no caso de brasileira naturalizada;
- Comprovante de residência ou declaração assinada.
Como acompanhar o processo online
Para acompanhar o processo online da candidatura do alistamento militar feminino, visite o site do alistamento militar. Nele, você acessa o edital, datas e resultados.
Além disso, no site, será possível ver todas as datas do processo seletivo, como entrevista, inspeção de saúde com exames clínicos e laboratoriais, testes físicos e as solicitações específicas da Força Aérea, da Marinha e do Exército.
Assim como o processo do alistamento militar masculino obrigatório, o mesmo acontecerá com o feminino, em que todas as etapas serão apresentadas no site do alistamento.

Passo a passo para o alistamento feminino
Para realizar o alistamento feminino, confira o passo a passo a seguir:
Passo 1: acesse o site oficial
Acesse o site oficial do alistamento militar brasileiro.

Passo 2: selecione alistamento militar feminino
Toque em “Alistamento Militar Feminino”. Você será redirecionada para o site do gov.br.

Passo 3: entre na conta gov.br
Faça o login na conta gov.br com o número do CPF e senha cadastrada.

Passo 4: faça a inscrição
Você será redirecionada novamente para o site oficial do alistamento militar. Leia o decreto Serviço Militar Feminino, Plano Geral de Convocação e Municípios Tributários. Em seguida, toque em “Prosseguir para o alistamento”.

Passo 5: finalize o cadastro
Insira todas as informações necessárias e finalize o cadastro. Acompanhe a divulgação do alistamento feminino no site oficial.

Quais os benefícios do alistamento feminino nas Forças Armadas?
Além de servir à Pátria em cargos que até então eram apenas conquistados por meio de concursos públicos, as mulheres recebem os seguintes benefícios:
- Remuneração com adicional de férias;
- Acesso ao sistema de saúde;
- Auxílio-alimentação;
- Auxílio-transporte;
- Auxílio-natalidade;
- Licença maternidade;
- Auxílio pré-escolar;
- Contagem do tempo de serviço militar para aposentadoria.
Há outros benefícios de forma igualitária aos mesmos direitos dos homens incorporados no serviço militar obrigatório.
Confira mais informações do alistamento feminino
Ficou com alguma dúvida sobre o alistamento feminino voluntário? Recentemente escrevi um conteúdo sobre o alistamento das mulheres e apresentei mais informações sobre o alistamento online e presencial.
Clique aqui e confira as informações adicionais para não perder datas e prazos sobre o alistamento militar feminino.
Conclusão
O alistamento feminino é o primeiro grande passo para que as mulheres ingressem nas Forças Armadas Brasileiras da forma voluntária, o que antes só era possível com aprovação em concursos públicos.
Para mais notícias sobre serviços, projetos e mudanças no Brasil e no mundo, acesse o site Manual da Web. Buscamos oferecer aos nossos leitores informações úteis e relevantes para uma experiência digital sem igual.