Estar grávida não é sinônimo de sedentarismo, ao contrário, as gestantes precisam manter uma rotina alimentar com exercícios na gravidez adaptados para cada fase da gestação. Praticar exercícios reduz o risco de complicações durante o parto e promove o bem-estar materno.
Claro que não incluem as mamães que apresentam uma gravidez com riscos, mas no geral, é possível adicionar a prática de exercícios no dia a dia. Conheça o aplicativo Exercícios na Gravidez, disponível para Android e iOS.
0/5
Quais são os exercícios que a grávida pode fazer?
Os exercícios que as grávidas podem fazer são os aeróbicos, alongamentos, pilates e ioga. Mesmo que não seja adepta à prática de exercícios, comece aos poucos e evolua durante a gestação.
A prática de exercícios auxilia na redução de riscos à saúde, como sobrepeso e pré-eclâmpsia. Melhora a autoestima e fortalece a musculatura para o parto.
Existe aplicativo para fazer exercícios na gravidez?
Existem diversos aplicativos para as futuras mamães, como o app Exercícios na Gravidez, disponível para Android e iOS.
A ferramenta oferece diversos programas de treinamentos para as gestantes, respeitando a fase da gestação e limitações individuais.
Indicado para iniciantes que nunca tiveram contato com a prática de exercícios.
- Aplicativo Minha Gravidez – Monitore sua gravidez pelo celular
- O que é bom para enjoo na gravidez
- Aplicativo de exercícios matinais: treinos de 10 minutos
Pode treinar nos 3 primeiros meses de gravidez?
Os exercícios físicos são indicados desde o primeiro trimestre, desde que não existam contraindicações do obstetra.
Pesquisadores avaliaram que em gestantes de baixo risco, a prática de exercícios antes e no início da gravidez está relacionada à redução dos riscos de desenvolver pré-eclâmpsia.
A pré-eclâmpsia é o aumento da pressão arterial materna com excesso de proteína na urina. Na eclâmpsia, podem ocorrer convulsões pela piora do quadro.
Neste primeiro trimestre as gestantes estão mais cansadas e sonolentas. É indicado a prática de exercícios na gravidez mais leves.
Pode fazer agachamento durante a gravidez?
Sim, as grávidas que estão liberadas por seus obstetras, podem e devem fazer agachamentos na rotina de treinos.
O agachamento é um exercício funcional que fortalece a musculatura dos glúteos e das pernas, protegendo contra as dores lombares.
5 benefícios dos exercícios durante a gestação
Praticar exercícios na gravidez é fundamental em todas as fases da nossa vida, e durante a gestação eles são super bem-vindos.
A mulher passa por uma transição hormonal e mudança corporal que impacta diretamente em sua autoestima, humor e saúde mental.
O Manual da Web traz cinco dentre tantos outros benefícios que a prática dos exercícios têm no dia a dia das gestantes.
Benefício 1: controle o peso
É inevitável, as grávidas ganham peso durante a gravidez. Afinal, a mulher carrega um ser humano que se alimenta e cresce em seu ventre.
Praticar atividade física auxilia no controle do peso, priorizando a saúde da mãe e do bebê.
Não faça dietas muito restritivas, busque auxílio e informações de quem realmente entende do assunto, um nutricionista.
Por favor, não se compare com a blogueira que engordou 5 kg durante os 9 meses e depois emagreceu 10 kg. Você está gerando uma vida, seja gentil com você e o seu corpo.
Benefício 2: melhore o humor
O primeiro trimestre é marcado por enjoos, cansaço e indisposição. Um treino leve trará de volta a sensação de bem-estar.
Prefira treinos leves. O aplicativo Exercícios na Gravidez disponibiliza planos de treinos para cada fase da gestação.
Benefício 3: evita a depressão
Desde o primeiro dia que a mulher descobre a gravidez, um turbilhão de emoções passam em seus pensamentos e no seu coração.
Esses conflitos internos, podem desencadear à depressão. A atividade física libera hormônios que auxiliam no combate ao transtorno, como a endorfina e serotonina.
Tenha a sensação de bem-estar para uma mente sadia, é sua melhor fase, curta cada momento plenamente.
Amplie a sua rede de contatos com o aplicativo que unem mães em um clube de benefícios e descontos. Clique aqui e saiba mais.
Benefício 4: fortaleça o corpo
O exercício físico fortalece a musculatura, articulações e ossos. Uma boa postura auxilia no combate às terríveis dores na lombar.
O corpo estará mais preparado para as mudanças que acontecerão ao longo dos meses e alguns exercícios específicos, como o Kegel, fortalecem a musculatura do assoalho pélvico preparando-o para o parto.
Benefício 5: previne doenças
Algumas doenças podem surgir durante a gestação, como a Diabetes Melito Gestacional e a Hipertensão Arterial Gestacional.
Essas doenças trazem sérios riscos para a mãe e o feto. Os exercícios físicos auxiliam na prevenção destas e outras complicações que podem ocorrer durante a fase gestacional.
0/5
Conclusão
Os exercícios na gravidez promovem saúde e bem-estar para as grávidas e seus bebês. Torne a rotina dos exercícios presentes no seu dia a dia com o app Exercícios na Gravidez.
Para mais dicas sobre aplicativos que oferecem benefícios e experiências satisfatórias, acesse o Manual da Web.
Nossa missão é trazer aos usuários as principais tendências do digital para otimizar o que é real!