Dinheiro em penca: tudo sobre a planta

Publicado por
Em
Dinheiro em penca
Anúncios

Presente na casa de milhares de pessoas, essa é uma das plantinhas mais populares e fáceis de cuidar do Brasil, conhecida por suas lindas folhas verdes brilhantes, que se assemelham a notas de dinheiro. Por isso, se você está começando a jardinagem em casa e quer saber sobre os cuidados com essa planta, chegou ao lugar certo! Nós da Manual Web preparamos este guia exclusivo para você mergulhar neste mundo verde e descobrir tudo sobre o dinheiro em penca, ou melhor, a Callisia Repens! Vamos lá?!

Nota:
3.6/5
Instalações:
100+
Tamanho:
359M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é a planta dinheiro em penca?

O dinheiro em penca é uma espécie da família das urticáceas, que é nativa da China. Essa planta ornamental conquistou muitos corações com sua beleza e facilidade de cultivo. Seu nome científico é Callisia Repens e é muito característica de regiões tropicais e subtropicais, ou seja, uma planta que adora calor e umidade.

Dinheiro em penca
Dinheiro em penca

Principais características da planta dinheiro-em-penca

Essa planta que é símbolo de prosperidade, abundância, boa sorte e riqueza, se destaca por seus traços únicos, como:

  • Pode ter floração branca, cor creme ou rosada
  • Folhas pequenas, arredondadas e brilhantes, com tonalidade verde vibrante
  • Planta pendente, onde suas hastes crescem para baixo
  • Espécie compacta, ideal para ambientes sem muito espaço
  • Planta suculenta fácil de cuidar, com maior resistência à seca

Como se chama a planta dinheiro-em-penca?

A planta dinheiro-em-penca pode ser apresentada a você com diferentes nomes e isso se deve às suas espécies diversificadas.

Aqui no Brasil, existem dois tipos da planta dinheiro em penca, que é a Callisia Repens e a Pilea Nummulariifolia.

Anúncios

Callisia Repens é a espécie que normalmente vemos plantadas nas casas, na qual sua principal característica são as folhas com tonalidades diferentes, que podem ir do verde ao roxo.

Já a espécie Pilea Nummulariifolia é um pouco mais incomum de vermos, tendo como característica suas folhas maiores, com bordas serrilhadas e textura mais aveludada, bem semelhante à hortelã.  

Mas, no “gosto popular” pode ser que a planta dinheiro em penca seja apresentada à você como tostão ou dinheirinho, dependendo da região.

Qual a diferença entre tostão e dinheiro-em-penca?

A confusão entre “tostão” e “dinheiro em penca” é comum devido à semelhança entre as plantas, visto que ambas pertencem ao gênero Callisia e têm folhas pequenas e arredondadas. 

Contudo, há algumas diferenças importantes a serem observadas. Por exemplo, o tostão tem folhas mais finas e delicadas, geralmente em tons mais escuros.

Além disso, o hábito de crescimento também é um pouco diferente, onde o tostão é uma planta mais rasteira, enquanto o dinheiro em penca é uma planta mais ereta.

E por fim, dependendo do cultivo, podem-se observar diferenças na coloração, onde o tostão tem flores mais discretas, enquanto que o dinheirinho pode apresentar flores brancas ou rosadas.

Clique aqui e descubra o melhor app para seu filho aprender a ler e contar pelo celular de forma lúdica!

Como é a regra do dinheiro-em-penca?

Conforme mencionamos acima, existe uma crença popular que essa é uma espécie muito cultivada para atrair boas energias e prosperidade financeira ao lar. Por isso, a regra do dinheiro-em-penca diz que, para atrair dinheiro, ela deve ser colocada em um local onde possa receber muita luz solar. 

Além disso, a planta deve ser regada regularmente (sem encharcar), bem como colocada em um lugar alto, onde seja possível vê-la de todos os ângulos. E, se você acreditar mesmo na energia de abundância do dinheiro-em-penca, há quem diga que ela deve ser plantada em um vaso de cor verde, para atrair a boa sorte.

Como cuidar da planta dinheiro em penca?

Com certeza essa é uma daquelas plantas que todos deveríamos ter em casa, justamente pela sua baixa manutenção e fácil adaptação ao ambiente. Mas, na prática, quais são os cuidados que essa planta exige? Bom, são muitas as regrinhas, mas existe um excelente aplicativo que pode lhe ajudar no cultivo.

Estamos falando do Meu Jardim, um aplicativo grátis e disponível para celulares Android, que foi desenvolvido especialmente para quem ama suas plantas e jardim.

Dinheiro em penca
Dinheiro em penca

Dentre muitas coisas, este app vai te ensinar tudo o que você precisa saber para cultivar o dinheiro em penca em casa, ou seja:

  • Qual a luz e rega ideal para a sua espécie
  • O melhor fertilizante para adubar sua plantinha
  • Se a planta é compatível com o seu ambiente
  • Se a espécie é tóxica para pets
  • Informações sobre tamanho, floração, frutificação e perfume
  • Tipo de vaso mais indicado para plantar
  • Como fazer a poda e troca de vaso da forma correta

E, além disso tudo, o app Meu Jardim ainda te oferece cupons e ofertas da sua floricultura favorita, para economizar ainda mais com os cuidados da sua plantinha.

Onde colocar a planta dinheiro em penca?

O dinheiro em penca, ou tostão, é uma ótima escolha para quem mora em climas mais quentes, sendo uma espécie de fácil cultivo.

Essa é uma planta que gosta de boa iluminação e sendo assim, o melhor lugar para colocá-la é onde ela possa receber pelo menos 6 horas de luz solar por dia. 

No entanto, nada de exageros, pois ela não gosta de exposição direta ao sol, pois pode queimar suas folhas delicadas. 

O ideal é colocar o vaso do dinheiro em penca em locais com luz indireta ou filtrada, como próximo a uma janela com cortina.

Além disso, certifique-se que o local escolhido tenha boa circulação de ar, pois ajuda a evitar o acúmulo de umidade e previne doenças na planta.

A escolha do vaso também é importante. Por isso, sempre dê preferência para um plantio em vaso com drenagem adequada, para evitar o acúmulo de água em excesso, o que pode apodrecer as raízes.

E por fim, o dinheiro-em-penca precisa ser transplantado a cada 2 a 3 anos para um vaso maior, quando as raízes começarem a sair pelos orifícios de drenagem.

Nota:
3.6/5
Instalações:
100+
Tamanho:
359M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Pronto(a) para começar seu cultivo?

Esperamos que este guia tenha lhe ajudado a entender mais sobre o dinheiro em penca, uma planta ornamental bonita e muito simples de cuidar, até mesmo para quem não tem experiência com jardinagem.

Ela é uma ótima opção para quem quer adicionar um toque de verde à casa ou ao escritório, decorando seu espaço com essa beleza natural.

Portanto, aproveite as dicas aqui mencionadas, baixe o app Meu Jardim e comece ainda hoje o cultivo do seu próprio “dinheiro em penca”, pois com os cuidados adequados, você terá uma planta saudável e vibrante que vai alegrar seus dias e sua decoração!

Anúncios

Leia mais em Trabalho

Vagas de emprego Netflix: como se cadastrar pelo celular

Vagas de emprego Netflix: como se cadastrar pelo celular

Se você é apaixonado por séries e filmes e sonha em trabalhar em uma das...

Leia mais →
LinkedIn – 7 dicas para networking eficaz

LinkedIn – 7 dicas para networking eficaz

No ambiente profissional, ampliar seu LinkedIn networking é mais do que uma estratégia, é uma...

Leia mais →
Vagas de emprego no Uber: guia completo para se candidatar online

Vagas de emprego no Uber: guia completo para se candidatar online

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho flexível e com potencial de...

Leia mais →
Como se candidatar online para trabalhar na Nike

Como se candidatar online para trabalhar na Nike

Se você é um apaixonado por esportes, moda e está em busca de uma oportunidade...

Leia mais →