Você sabe o que é Root no Android e para o que ele serve? Vamos te mostrar hoje tudo sobre o assunto, desde como dar as permissões necessárias, quando é seguro ser feito, em quais tipos de smartphones é possível fazer e principais os prós e contras do processo.
Então, siga com a gente e saiba tudo sobre o Root no Android, um procedimento que permite que os usuários utilizem seus dispositivos e o sistema operacional Android com muito mais liberdade e capacidade de personalizar as configurações, tarefas e demais funcionamentos do seu smartphone!
- Aplicativo PPSSPP – O melhor emulador de PS2 para Android
- Aplicativo para liberar animações de carregamentos incríveis no seu Android
- Como desativar a internet apenas no WhatsApp [Android e iOS]
O que é fazer root no celular Android?
Você já ouviu falar sobre fazer root no celular? O processo pode ajudar a ter maior liberdade no uso do seu celular, mas também pode danificar seu aparelho.
Realizar o root em um celular Android é o processo que permite acessar e editar o diretório raiz de arquivos do sistema operacional de dispositivos Android.
Ou seja, o processo permite que sejam feitas personalizações no dispositivo que não seriam possíveis sem o root.
Quando é feito o root, o dono do dispositivo passa a ter privilégios de administrador no seu smartphone, podendo fazer mudanças profundas nas configurações e funcionamento.
Entretanto, isso pode diminuir a segurança dos celulares, o que é um risco que cada dono deve calcular na hora de decidir fazer o root ou não.
Até por isso esse acesso aos arquivos root costuma ser restrito pelos fabricantes de celulares e pelas operadoras, como uma maneira para evitar danos aos aparelhos.
Apesar do sistema Android ser praticamente aberto e livre, há esse tipo de bloqueio para diminuir as chances de problemas e ataques ao dispositivo.
Mas, então, ficam muitos questionamentos: porque uma pessoa pode querer fazer root? Em que casos é indicado? É seguro fazer root? Quais celulares tem root? Devo ou não fazer?
Siga com a gente que essas e outras dúvidas importantes serão respondidas ao longo do nosso guia completo de hoje sobre fazer root!
É seguro fazer root no celular?
Se todo o processo for realizado de forma correta, as chances de dar problemas no seu celular ou tablet são relativamente pequenas.
Mas, ainda assim, há chances de você ter problemas sérios e vamos listar e explicar os principais deles abaixo :
Perda de garantia
As lojas que vendem celulares e tablets, assim como as empresas que produzem os dispositivos, dão um período de garantia no momento que você compra um dispositivo novo.
Ao fazer mudanças grandes no seu smartphone ou tablet, como, por exemplo, fazer root, você pode perder a garantia e não conseguir fazer troca ou o conserto gratuito do aparelho em caso de problemas técnicos que originalmente seriam cobertos pela garantia de fábrica ou do vendedor.
Root feito de forma incorreta
Se o procedimento for realizado de forma incorreta, causará sérios danos ao seu dispositivo Android. Há casos em que, inclusive, o dispositivo fica inutilizavel de maneira permanente, sem aceitar nenhum comando e não sendo possível voltar a utilizá-lo.
Falhas de segurança
Como após fazer root o seu dispositivo fica mais “livre” para receber alterações, programas e softwares que originalmente seriam bloqueados, pode aumentar bastante a sua chance de instalar programas nocivos e permitir sem perceber que golpistas utilizem seu celular.
Erros de uso
Caso você não saiba direito o que está fazendo, pode acabar fazendo modificações que não consiga desfazer depois e até mesmo apagar coisas do dispositivo e não conseguir recuperá-las posteriormente.
O que é possível fazer com um smartphone com root?
Ao fazer o root no Android, é possível realizar muitas alterações no sistema e no funcionamento geral do seu dispositivo de forma profunda.
Para você ter uma noção maior sobre, listamos abaixo as principais coisas que você poderá fazer no seu dispositivo caso opte pelo root:
- Personalização das configurações avançadas do dispositivo
- Mudanças que visam melhor o desempenho do aparelho durante o uso
- Desinstale aplicativos que vieram originalmente no celular ou tablet e que não podem ser removidos do dispositivo de outra maneira
- Fazer o bloqueio de anúncios automáticos presentes em jogos e aplicativos
- Instalar qualquer tipo de programa e software no dispositivo que seriam barrados caso você não tivesse feito o root
- Eliminar bloatware ou aplicativos pré-instalados do sistema para mudar a forma que o seu dispositivo funciona no dia a dia
- Acesse mais a memória RAM do seu dispositivo móvel
Qual celular tem root?
Como trouxemos ao longo do guia, em qualquer dispositivo com sistema operacional Android, seja celular ou tablet, pode ser feito o root.
O root de um celular Android qualquer tem como objetivo permitir que o usuário tenha acesso completo à raiz do Android e o controle do sistema.
Mas, evidentemente, há alguns dispositivos que por conta de suas configurações e de sua tecnologia recebem o procedimento melhor.
Para exemplificar isso, listamos a seguir alguns dispositivos Android que se encaixam neste caso:
- Alcatel 1 5033d Android 8.1.0.
- Lenovo Vibe k5 Plus
- Motorola one
- Motorola, moto g(6)
- Motorola, XT1635-02
- Motorola, Moto G (5S) Plus
- motorola, moto g(7) play
- OnePlus, DE 2117
- Samsung J400F
- Samsung J106F (J1 Mini)
- Samsung J330F
- Samsung, SM-A032M
- Samsung Galaxy S6 SM-G920F
- Samsung Galaxy S6 Edge SM-G925F
- Samsung Galaxy S7 SM-G930F
- Samsung Galaxy S7 Edge SM-G935F
- Xiaomi Mi A1
- Xiaomi Mi A2
- Xiaomi, MI 8 Lite
Como dar permissão root para um app no Android?
Dar a permissão para instalação de aplicativos no android é algo simples, que você pode fazer ao seguir o passo a passo:
Smartphones com versões antigas do Android (7 ou versões anteriores):
- Tenha em mãos o seu smartphone Android versão 7 ou anterior conectado à internet
- Acesse o menu “Configurações”
- Em seguida, toque em “Configurações de segurança”
- Dentro desse menu, você deve ativar a opção “Fontes desconhecidas”
- Prontinho! Agora você já pode instalar aplicativos de fora da Play Store, incluindo os utilizados para o root
Android 8 ou versões posteriores do sistema operacional:
- Tenha em mãos o seu smartphone Android versão 8 ou mais atual conectado à internet
- Acesso o app “Configurações” no seu celular
- Acesse o menu “Aplicativos”
- Toque no navegador que você utiliza normalmente no seu celular
- Em seguida, toque em “Instalar app desconhecidos”
- E, finalmente, libere a instalação ao escolher a opção “Permitir desta fonte”
- Prontinho! Agora você vai instalar o app que quiser mesmo fora da loja de aplicativos Play Store, incluindo aqueles usados para o root
Vale a pena fazer root no Android?
Fazer root nos celulares Androids pode ser bem útil para personificar o aparelho, ter maior liberdade e até melhor a sua utilização no dia a dia.
Porém, só valerá a pena se você fizer do jeito certo, com cuidado e sabendo para o que e como usar as modificações a seu favor. Caso contrário, você poderá ter problemas. Acesse mais conteúdos como esse no site da Manual da Web.