As informações voam. São transmitidas, muitas vezes, como em um passe de mágica. A ciência tem gerado grandes feitos para a sociedade e segue em busca permanente por evolução. A última novidade é a tecnologia de internet Li-Fi (Light Fidelity), que promete revolucionar a transmissão de dados através da luz gerada por lâmpadas.
Obter informações e dados de forma cada vez mais rápida é um avanço tecnológico muito útil para nossa sociedade. Transformar mais uma vez a forma como nos conectamos, poderia parecer utópico, mas é uma realidade que já vem sendo experimentada em diversos países. O Manual da Web vai te apresentar o Li-Fi e te contar mais sobre ele.
- Aplicativo para conhecer todos os detalhes sobre tecnologia de rádio
- Filtro de tela azul permite usar tecnologia com mais conforto
- Rastrear o movimento do sol: a tecnologia que transforma sua vida
O que é Li-Fi?
A ideia de tecnologia de internet mais rápida do que a atual que vemos disponível pelo mundo pode parecer improvável, mas é exatamente nisso que consiste o Li-Fi.
O Light Fidelity, ou Li-Fi é basicamente uma nova alternativa ao tradicional e usual Wi-Fi. A tecnologia promete fazer sua transmissão de dados através da luz de lâmpadas de led.
Além da nova forma de propagação dos dados, a ideia é que os mesmos sejam transmitidos cerca de 100x mais rápido em relação a velocidade que estamos acostumados.
O Li-Fi vem sendo desenvolvido e estudado desde o início dos anos 2000. São quase 30 anos de testes e evoluções no processo tecnológico.
A ideia apresentada é que as lâmpadas direcionem os dados de cima para baixo no ambiente, fazendo com que a propagação seja total naquele lugar.

Entenda como essa tecnologia funciona
Imaginar como algo se propaga através de uma lâmpada, pode parecer meio louco para nós, meros mortais, que não convivem no meio da ciência tecnológica.
Basicamente, o conceito do Li-FI é propagar dados através de luz visível.
Utilizando lâmpadas de Led que piscam milhões de vezes por segundo, os pulsos de luz são os responsáveis por transmitir dados de internet para o ambiente.
Na teoria, qualquer dispositivo compatível com Li-Fi, que esteja dentro de um ambiente, poderá se conectar à internet simplesmente estando abaixo de uma lâmpada de LED.
Enquanto o tradicional Wi-Fi alcança uma frequência de 5 GHz, o Li-Fi chega a até 200.000 GHz, o que explica a promessa de diferença de velocidade absurda entre as duas internets.
Outro ponto de destaque do funcionamento do Light Fidelity está na segurança prometida por seus criadores. Segundo os desenvolvedores, seu sinal não atravessa paredes.
A ideia de não atravessar paredes diminui, radicalmente, o risco de acesso indesejado por agentes externos, o que dificulta, muito, o roubo de dados secretos, por exemplo.
Prós e contras
Como tudo que é novo e está sendo desenvolvido, o Li-Fi também apresenta pontos negativos em sua tecnologia.
Embora seus desenvolvedores defendam que, por estar em testes e evolução há margem para correções, a tecnologia apresenta seus prós e contras até o momento.
Abaixo, vamos trazer os principais pontos, positivos e negativos.
Pontos positivos:
- Velocidade: como comentado, o Li-Fi apresenta velocidade até 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi que utilizamos, transmitindo dados através de pulsos de luz;
- Eficiência: utilizar a potência das lâmpadas de Led para disseminar os dados torna a tecnologia mais eficiente para os usuários;
- Segurança: por transmitir dados apenas para a área iluminada pela luz, o Li-Fi não atravessa paredes e dificulta o roubo de dados e acessos indesejados;
- Oferta: todo e qualquer ambiente necessita de iluminação, quase sempre, por lâmpadas. Assim, a oferta de sinal do Li-Fi estará por todos os lugares.
Pontos negativos:
- Alcance limitado: pelo fato de não atravessar paredes, o sinal do Li-Fi só atende a um ambiente. Para utilizar em casas é viável, mas grandes empresas podem ter mais dificuldade;
- Compatibilidade: tecnologia inovadora, ainda em testes. Pouquíssimos dispositivos, hoje, possuem compatibilidade com a tecnologia;
- Lentidão: O Li-Fi embora tenha capacidade de velocidade ultra-rápida, não resolve a questão se o usuário assinar pacote de dados mais lentos.
Quando essa tecnologia estará disponível no Brasil?
Como dissemos, o Li-Fi é uma tecnologia ainda em desenvolvimento e que atualmente passa por sua fase de testes reais.
Hoje são realizados experimentos de uso, em locais como, Estados Unidos e alguns países da Europa. A ideia é que a expansão seja realizada aos poucos.
A previsão do lançamento oficial do Li-Fi é até o ano de 2029. A princípio, indústrias de diversos setores devem começar seu uso, para posteriormente ser iniciada sua comercialização.
Para chegar ao Brasil ainda não há uma previsão. A tendência é que leve um tempo ainda, após o lançamento oficial em outros países.

Mais uma evolução tecnológica para acompanhar
Agora você também já sabe tudo sobre essa novidade no mundo da internet. Quem sabe, em breve, você poderá utilizar a internet da sua casa, sem modem e com muita velocidade.
Basta acompanhar o Manual da Web para ficar por dentro de tudo que irá surgir em relação ao Li-Fi. Enquanto isso, foca no seu Wi-Fi e se a internet estiver lenta, reinicie o modem.
Boa sorte!