Papais e mamães, seguir o calendário de vacinação para bebês é essencial, visto que as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas por ano. E, no caso das vacinas infantis, existe um aplicativo bem interessante para garantir a saúde dos pequenos.
Neste guia, exclusivo do Manual da Web, vamos te apresentar um aplicativo gratuito e confiável para acompanhar a vacinação para bebês, para que os responsáveis possam manter as datas organizadas de uma maneira bem prática, pelo seu celular! Vamos conferir?!
4/5
Quais são os calendários de vacinação para bebês?
Aqui no Brasil, a vacinação infantil é levada muito a sério, não é à toa que existe o Dia Nacional da Imunização, comemorado em 09 de junho.
E, um dos públicos mais assíduos às vacinas são justamente bebês e crianças, pois estão em processo de desenvolvimento da imunidade.
Por isso, se você tem dúvida sobre qual é o calendário de vacinação para bebês, saiba que esse é definido pelos órgãos de saúde, como o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais.
As entidades de classe, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, também podem propor datas para cada dose de imunizante, por exemplo.
Uma curiosidade relevante, é que o calendário de vacinação infantil pode variar de uma região para outra, dependendo da necessidade de cada lugar.
Ou seja, não existe um único calendário nacional, com datas fixas, pois muda periodicamente.
Isso garante que cada Estado brasileiro fique atualizado, para manter uma imunização completa para as crianças e os adolescentes.
Mas, de forma geral, esses calendários de vacinação para crianças seguem alguns critérios pré-determinados, tais como:
- Importância da prevenção das doenças;
- Disponibilidade de uma dose de vacina que seja segura e eficaz;
- Melhor esquema de vacinação para determinada região brasileira;
- Viabilidade desse esquema de vacinação;
- Recursos disponíveis e necessários para a vacina;
- Quantas doses precisam ser aplicadas.
Como saber o calendário de vacinação para bebês?
Durante os primeiros anos de vida, os pequenos precisam tomar muitas doses de imunizantes, o que pode ser um pouco confuso para os responsáveis.
Todas as doses são muito importantes para construir a imunidade e o desenvolvimento da criança, para que se desenvolva com saúde.
Por conta disso, manter as vacinas dos bebês em dia é uma tarefa super necessária. Ou seja, você precisa conhecer o calendário da sua região.
Como? O aplicativo Minhas Vacinas pode ser de grande ajuda para os papais e mamães que precisam controlar todas as doses que vão ser dadas para o bebê.
Este aplicativo está disponível, gratuitamente, para download na Play Store e Apple Store, onde tem tudo o que você necessita para fazer esse controle vacinal.
Com ele, em poucos minutos e pelo celular, é possível conferir quais são as doses indicadas para cada idade do bebê.
E, não é só isso! No aplicativo você também pode acompanhar o calendário de vacina de outros grupos e de diferentes idades.
Como usar o aplicativo?
Este é um aplicativo confiável, visto que foi desenvolvido pela Pfizer, que é uma empresa farmacêutica multinacional, regulamentada pela Anvisa.
No geral, o aplicativo serve como um guia, para que o usuário pesquise a idade e saiba quais vacinas devem ser tomadas naquela faixa etária.
No caso dos bebês, que são muitas doses administradas, principalmente ao longo dos primeiros doze meses, esse app facilita bastante.
Para utilizá-lo, basta que você faça o download no seu celular (Android | iOS) e crie uma conta, informando seu nome e data de nascimento.
Após isso, o uso do aplicativo está liberado, onde você pode fazer diversas consultas online gratuitas, para todas as idades.
Ah, e um recurso bem interessante dele é que você pode ativar lembretes no celular, para não esquecer das datas que deve vacinar o bebê.
Quais são as vacinas de 0 a 2 anos?
O calendário de vacinas para bebês começa desde os primeiros dias de vida. E, até os 2 anos, é indicado que os pequenos tomem as seguintes doses:
- No nascimento: BCG e Hepatite B (1ª dose);
- 2 meses: Penta (DTP/Hib/Hep. B), VIP, Pneumocócica 10-valente e Rotavírus;
- 3 meses: Meningocócica C;
- 4 meses: segunda dose dos imunizantes que tomou aos 2 meses;
- 5 meses: segunda dose da Meningocócica C;
- 6 meses: terceira dose da Penta (DTP/Hib/Hep. B) e VIP;
- 9 meses: primeira dose da Febre Amarela, caso viva em uma das áreas com recomendação para vacina;
- 12 meses: Tríplice Viral (SCR), dose de reforço da Pneumocócica 10-valente e da Meningocócica C;
- 15 meses: DTP (Tríciple bacteriana), Hepatite A, Tetraviral, além da dose de reforço da VOP;
- 18 meses: doses de reforço da DTP, VOP e Hepatite A (se recomendada).
É muito importante que os responsáveis sigam as recomendações do calendário vacinal, pois as vacinas ajudam a estimular a proteção do organismo.
Caso queira conferir mais detalhes sobre cada uma dessas vacinas, no aplicativo Minhas Vacinas (Android | iOS) está tudo disponível para consulta!
Quais são as vacinas de 1 ano e 3 meses?
Segundo o calendário vacinal, o bebê precisa tomar as seguintes doses quando completa 1 ano e 3 meses de vida:
- Tríplice Bacteriana: protege contra doenças como difteria, tétano e coqueluche, onde essa dose de vacina pode ser feita dos 15 aos 18 meses;
- Haemophilus Influenza B: a criança precisa tomar a dose de reforço dos 15 aos 18 meses;
- VOP (vírus atenuado): essa 1ª dose da vacina VOP é considerada como a dose de reforço contra a poliomielite e paralisia infantil, podendo ser feita dos 15 aos 18 meses;
- Vacina Hepatite A: geralmente, a criança toma uma dose única contra o vírus da hepatite A;
- Vacina tetra viral (SCR-V): imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, onde a criança deve tomar a 2ª dose dos 15 aos 24 meses.
Vale destacar que a vacina VOP é a utilizada nas doses de reforço contra a poliomielite, pois essa é diferente da vacina VIP.
Ambas imunizam contra o vírus da pólio, mas a VOP contém em sua composição o vírus enfraquecido, garantindo a imunização, mas sem provocar a doença.
Além disso, para que as vacinas realmente funcionem como devem, respeitar as datas do calendário de vacinação é algo que deve ser feito.
Fique atento a todas as datas, principalmente até a criança completar os 4 anos, pois é durante este período que ela ainda não possui todas as defesas no organismo para combater as doenças que podem surgir.
Ah, e lembrando que para todas essas vacinas, é necessário apresentar o cartão SUS. Caso não tenha, pode solicitar direto pela internet, de graça!
4/5
Confira as datas da vacinação para bebês com um aplicativo gratuito!
O calendário de vacinação para bebês inclui todas as doses que os pequenos devem tomar, tendo indicações até os 10 anos.
Para não se perder com tantas doses e datas, baixe o aplicativo gratuito para monitorar todas as vacinas de uma maneira mais fácil e prática.
Com o aplicativo Minhas Vacinas, você acompanha tudo no tempo certo, aproveitando de todos os recursos disponíveis, para manter o seu filho protegido contra doenças!