O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) vem tendo cada vez mais casos no Brasil e no mundo. Mas, não se sabe ao certo os motivos desse crescimento, o que traz até questionamentos da veracidade do diagnóstico, pois muitos confirmam os sintomas sem a ajuda profissional, com um teste de TDAH online grátis, por exemplo.
Por isso, neste guia do Manual da Web, vamos mostrar para você como é feito o diagnóstico profissional de uma pessoa com TDAH, quais são os sintomas de atenção para analisar em casa e se realmente um teste de TDAH online grátis é confiável! Vamos conferir?!
Tem como fazer teste de TDAH online grátis?
Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros, afinal, ter praticidade até mesmo para obter diagnósticos pode ser muito interessante, concorda?
Mas, já podemos adiantar que NÃO! Não é possível fazer um teste de TDAH online grátis realmente confiável.
Embora existam muitos sites e até aplicativos que prometem essa facilidade no diagnóstico pela internet, não seria a opinião de um profissional.
Isso porque para obter um diagnóstico preciso de TDAH, é necessário passar por um processo longo de análise junto a especialistas.
Sim, o ideal para diagnosticar o TDAH em uma pessoa é necessária uma análise completa com diferentes médicos especialistas.
Sendo assim, se você tem notado alguns sintomas clássicos ou analisado comportamentos em outras pessoas, saiba que precisará de uma consulta com um especialista.
Via regra geral, quem tem propriedade médica legal para diagnosticar o TDAH são neurologistas, neuropediatras e psiquiatras.
Obviamente que é possível identificar alguns comportamentos característicos com a ajuda de ferramentas confiáveis.
Por exemplo, tem uma página do Senado Federal que disponibiliza a realização de um autoteste online.
Autoteste online de TDAH do Senado
Nesse teste de TDAH gratuito pela internet, o usuário irá realizar a pré-avaliação via questionário online.
Você entra na página e escolhe o tipo de teste que deseja fazer. Há um autoteste para adultos maiores de 18 anos e outro para crianças.
Lembrando que como mencionamos e fica claro na página do Senado Federal, essa é uma maneira apenas de identificar possíveis sintomas primários do TDAH.
Ou seja, não é um diagnóstico preciso, mas sim, uma referência que servirá como pré-diagnóstico, para procurar a ajuda adequada com um especialista.
Não deixe de ir ao médico! Utilize os resultados desses testes apenas como base para identificar alguns sintomas característicos do TDAH.
Além disso, é essencial ter em mente que a constatação de alguns sintomas não determina o diagnóstico do transtorno.
Como diagnosticar TDAH?
Para obter um diagnóstico preciso dessa condição neurobiológica, é preciso passar por um processo de análise junto ao médico especialista.
Ao contrário do que muitos pensam, o diagnóstico do TDAH não é tão simples de obter e não é qualquer especialista que pode ajudar.
Em geral, a avaliação começa com um processo de anamnese, que é uma entrevista detalhada, para identificar possíveis sintomas.
Posterior a essa etapa, o especialista fará uma análise do histórico clínico da pessoa e se achar necessário, alguns testes psicológicos.
Como mencionamos acima, seja na rede pública ou privada de saúde, é geralmente marcada consulta com psiquiatra, neurologista e neuropediatra, em caso de suspeitas.
Nesse primeiro momento, algum familiar observa características específicas, que podem ser sintomas de TDAH, tais como:
- Dificuldade em concentração;
- Falta de conclusão das tarefas;
- Agitação constante e intensa;
- Impulsividade;
- Conversa em excesso;
- Desequilíbrio emocional;
- Fragilidade em excesso à frustração;
- Desempenho escolar abaixo do esperado;
- Esquecimentos comuns e constantes.
Lembrando que a presença de um ou mais sintomas registrados na anamnese não quer dizer que há de fato a pessoa tem TDAH.
Pode ser que eles representem outras condições psicológicas e esse é justamente o motivo da grande dificuldade no diagnóstico preciso.
Além disso, as principais características do TDAH, como o nome já diz, é a desatenção e hiperatividade.
Contudo, o especialista faz uma análise profunda dos sintomas, podendo identificar uma pessoa como desatenta, mas sem traços hiperativos, por exemplo.
Por isso, é muito importante consultar um especialista. Fazer um autodiagnóstico é muito perigoso, ao haver evidências que só o médico da área poderá reconhecer.
Como saber meu nível de TDAH?
No diagnóstico de TDAH existe os níveis a se observar, considerando que cada pessoa tem um comportamento próprio.
São analisados 9 sintomas no quadro do transtorno hiperativo/impulsivo e mais 9 que indicam o transtorno desatento.
No caso de uma criança, por exemplo, observa-se ao menos 6 sintomas nos previstos em um prazo de um semestre.
Essa avaliação deve ser feita em pelo menos 2 ambientes, como a casa e a escola. A avaliação da criança antes dos 12 anos é fundamental.
Em adultos é um pouco diferente. Os comportamentos devem ser 5 no quadro de sintomas, sendo que devem ser apresentados em vários ambientes.
Com a apuração dos sintomas nesses casos, seguidos de um bom período, como mencionamos, dá para ter uma ideia do nível do transtorno apresentado pelo paciente.
Pode ser um TDAH intenso ou mais leve, considerando a quantidade dos sintomas e comportamentos apresentados, além da frequência com que ocorrem.
Ter conhecimento dos tipos é bem importante para poder identificar com mais precisão. Falaremos sobre os tipos do TDAH a seguir!
Quais são os tipos de TDAH?
De modo geral, são 3 tipos de TDAH que podem ser diagnosticados. Explicaremos melhor abaixo, confira:
Hiperativo/Impulsivo
Esse tipo de TDAH se caracteriza quando ocorre bastante inquietação, dificuldade de ficar parado e muita movimentação corporal.
As pessoas com TDH costumam falar muito e interromper os outros, falando além do seu próprio pensamento.
Desatento
Neste caso, as pessoas são bem descuidadas e não seguem instruções detalhadas. Também possuem dificuldades com organização de tarefas.
Além disso, para quem tem o TDA, uma característica comum é a memória ruim, com distrações e perdas constantes de objetos.
Misto/Combinado
O tipo de TDAH misto/combinado é aquele diagnosticado com 6 ou mais sintomas nos outros dois tipos anteriores.
Mais uma vez alertamos ser importantíssimo o acompanhamento médico para as devidas análises e tratamentos do TDAH.
O que pode ajudar a amenizar os sintomas do TDAH?
Existem diversos recursos que você pode aproveitar para amenizar os sintomas característicos do TDAH que afetam sua rotina.
Um bom exemplo é o aplicativo My ADHD, desenvolvido por Renan Sigolo Ferreira. Ele está disponível para download sem custo na Play Store e Apple Store.
O aplicativo serve como um auxiliar no dia a dia, com dicas e técnicas recomendadas por psicólogos para quem tem TDAH.
Assim, é uma ferramenta gratuita para ter no celular, que servirá de suporte para lidar com o TDAH, na prática.
Dentre os recursos disponíveis, temos:
- Análise de emoções em tempo real;
- Informações simples para ajudar o paciente com TDAH a executar tarefas e ter melhoria em produtividade;
- Dicas específicas com técnicas sobre organização, saúde e estudos;
- Configurações de melhoria visual que ajudam no aumento da legibilidade para disléxicos.
Com certeza esse pode ser um aplicativo bem útil na rotina, principalmente para autoconhecimento e gestão de atividades.
Não existe teste de TDAH online grátis que seja um diagnóstico fixo!
Pronto, agora você já sabe que não é possível obter um diagnóstico clínico a partir de um teste de TDAH online grátis.
Esperamos que este guia tenha ajudado você a entender mais sobre os problemas de atenção e hiperatividade e como chegar ao resultado certo.
Tenha em mente que apenas um profissional capacitado pode diagnosticar uma pessoa com TDAH e isso é muito importante de ser levado a sério!