Às vezes o sentimento de estarmos sozinhos, de não sermos suficientes ou até mesmo de não pertencemos a nenhum lugar pode nos levar a um pensamento ruim. Mas, nesses momentos é preciso respirar e ter calma, se estiver próximo a um telefone, disque 188 e comece um chat CVV (Centro de Valorização da Vida).
Não é só em setembro que nossos pensamentos e cuidados devem se voltar à saúde mental dos outros. E nós do Manual da Web sabemos disso então, hoje vamos falar um pouco sobre o Chat CVV como uma ajuda emergencial, mas também como você deve procurar ajuda com profissionais especializados.
O que é o chat CVV?
Quando você disca 188 você tem alguém para ouvir você. Este telefone funciona 24h e sempre vai haver um voluntário treinado para te escutar.
O Chat CVV funciona como uma versão digital deste atendimento via site e com horário de funcionamento.
Veja aqui o horário de funcionamento
- Domingo: 15h às 01h;
- Segunda-feira: 08h às 01h;
- Terça-feira: 08h às 01h;
- Quarta-feira: 09h às 01h;
- Quinta-feira: 09h às 01h;
- Sexta-feira: 13h às 01h;
- Sábado: 13h às 01h.
O que eu falar no chat CVV é mantido em segredo?
Eu sei que essa é uma das maiores preocupações que você pode ter.
Mas, quando você liga para CVV (o número é 188) ou fala no chat, quem atende é sempre um voluntário treinado.
Isso quer dizer duas coisas: a primeira é que ele vai saber como te ouvir, como acolher seus problemas e como fazer a conversa acontecer da melhor maneira.
A segunda é que esta conversa é tratada de forma extremamente sigilosa e profissional. Ou seja, o voluntário é anônimo e o sigilo da conversa de vocês será mantido.
Por isso, você pode discar 188 sem esta preocupação.
Como funciona o chat do Centro de Valorização da Vida?
O chat do CVV é um local seguro para você contar seus sentimentos e desabafar sobre suas dores ou momento que está vivendo.
Quem vai atender você é um voluntário treinado, ele vai te ouvir e reforçar que nesta vida, não estamos sozinhos.
Sabemos que em algumas situações a solidão aperta e nada parece preencher o vazio que está dentro da gente. Mas, a vida merece ser vivida. Principalmente a sua.
Então, já que você me deu a oportunidade de te contar como funciona o chat CVV, que tal dar a oportunidade deles te atenderem?
Basta clicar neste link aqui.
Caso o chat não esteja no horário de funcionamento, ligue 188.
Aprenda como acessar o chat do CVV?
Primeiramente vamos reforçar que existem três formas de você contactar com CVV e vamos dividir elas aqui para você, certo?
Forma 1: pelo seu telefone
Esta é a única forma de atendimento 24h, você vai discar 188 e esperar que um voluntário atenda a sua ligação.
Forma 2: via e-mail
Se você não deseja ligar e precisa expressar seus sentimentos de uma forma menos imediata e escrita, o e-mail é uma opção.
Você pode enviar um e-mail para [email protected].
Forma 3: via Chat
Esta é a forma intermediária entre imediatismo e escrever seus sentimentos. O chat funciona via site, porém tem alguns horários pré-determinados de funcionamento.
Para acessar o chat via site, clique aqui.
O chat CVV é o mesmo que o número do CVV?
O Chat CVV, na verdade, é a versão online e em tempo real do atendimento do CVV que antes era feito apenas via telefone, quando você liga no número 188.
Então eles têm o mesmo objetivo: ajudar quem está precisando conversar, mas de formas diferentes.
Outro ponto importante é que apenas a linha telefônica funciona 24h, o chat possui horários pré-programados para atendimento.
Como entrar em contato com o CVV 24h em caso de urgência?
Se você precisa de alguém para conversar, pois está em iminência de tentar algo contra você, é preciso respirar com calma e discar 188.
Este é o número do atendimento 24h do CVV e com toda certeza, alguém vai lhe atender o mais breve possível.
Como proceder em um caso de urgência se não sou eu a pessoa?
Nós nunca queremos presenciar casos em que uma pessoa tenta o suicídio, mas precisamos saber como agir caso isso aconteça.
E antes de tudo, é importante que você chame a emergência. Aí chame o Samu ou o Corpo de Bombeiros, qual você conseguir contato primeiro.
Neste momento em que a pessoa está em crise, não perca tempo tentando entrar em contato com o médico psiquiatra ou qualquer outra pessoa.
Chame a emergência e tente contornar a situação, porém, projeta-se se ela oferecer risco a você!
Como proceder se penso em suicídio?
Pensar em suicídio com frequência não é saudável. E isso não é falta de Deus no coração ou qualquer outra coisa que possam te dizer.
Você precisa de ajuda especializada. Então procure um psiquiatra e um psicólogo para te ajudar a encontrar o melhor tratamento para você.
Se você não tem condições financeiras, o indicado é ir ao posto de saúde da sua cidade e pedir encaminhamento.
Ainda existem os Caps, que são Centros de Atenção Psicossocial e oferecem atendimento especializado e gratuito para cuidar da saúde mental da população.
Universidades, também, costumam oferecer atendimento a população com taxas pequenas ou a baixo custo.
Sua vida é importante! Procure ajuda!
Nós estamos torcendo por você!