Como aumentar seu score em 2024: guia rápido

Publicado por
Em
Como aumentar o score
Anúncios

Milhões de brasileiros diariamente pesquisam sobre como aumentar o score, afinal, essa é uma das pontuações mais importantes da vida adulta, considerando que reflete seus hábitos financeiros e basicamente determina se você conseguirá aprovar um cartão de crédito e empréstimo, por exemplo.

Por isso, neste guia exclusivo da Manual da Web vamos te mostrar como aumentar o score de crédito, para que possa ter a sua pontuação alta e assim aumente suas chances de aprovação em produtos financeiros e diminua as taxas cobradas. Vamos conferir?!

Nota:
3.5/5
Instalações:
50 mi+
Tamanho:
81M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é e como funciona o score de crédito?

Anúncios

O score de crédito, também conhecido como pontuação de crédito, é um indicador que mede a probabilidade de um consumidor pagar ou não as suas contas em dia. 

Ele é calculado por empresas especializadas, conhecidas como birôs de crédito, como a Serasa Experian, SPC Brasil, Quod e Boa Vista SCPC.

A pontuação varia de 0 a 1.000, e geralmente é dividida nas seguintes faixas:

  • Score baixo (0 a 300): indica alto risco de inadimplência
  • Score médio (301 a 700): indica risco moderado de inadimplência
  • Score alto (701 a 1.000): indica baixo risco de inadimplência
Como aumentar o score
Como aumentar o score

O que é levado em conta no score de crédito?

Pouquíssimos consumidores brasileiros sabem o que realmente é avaliado para que os birôs de crédito definam o score de uma pessoa.

Ao contrário do que a maioria pensa, não são apenas o maus hábitos que influenciam na pontuação, pois conforme a nova atualização do Serasa, os bons comportamentos financeiros pontuam muito mais.

Via regra geral, o score é definido com base em informações do histórico de crédito do consumidor, como:

  • Pagamento de contas: atrasos, inadimplência e renegociações de dívidas impactam negativamente o score
  • Tempo de uso do crédito: quanto maior o tempo de uso do crédito e a experiência em honrar as obrigações financeiras, maior o score
  • Quantidade de consultas ao CPF: consultas frequentes podem indicar busca por crédito e, consequentemente, inadimplência, impactando o score
  • Composição do endividamento: o tipo e valor das dívidas, como financiamentos e cartões de crédito, influenciam no score
  • Limite de crédito disponível: a utilização de todo o limite disponível pode ser interpretada como risco de inadimplência, impactando o score

Como movimentar o CPF para aumentar o score?

Movimentar o seu CPF, por si só, não aumenta o score de crédito, mas ajuda a manter seu histórico de crédito ativo, o que pode ser visto como um fator positivo pelas empresas.

Nesse sentido, recomendamos que você tenha crédito em seu nome, ou seja, coloque a fatura de energia elétrica em seu nome, tenha um cartão de crédito (nem que seja para os gastos do dia a dia), informe seu CPF na nota fiscal e etc.

Além disso, é muito interessante que você acompanhe o seu Cadastro Positivo, pois essa é a plataforma onde todas as contas registradas em seu nome ficam, mostrando inclusive quais pagamentos estão em dia.

Quanto tempo leva para aumentar o score?

Assim como a sua pontuação de crédito não vai despencar do dia para a noite, ela também não vai se elevar da mesma forma.

Inclusive, especialistas financeiros dizem que é muito mais rápido para baixar o seu score do que o caminho inverso, pois sempre demora mais para voltar a certa pontuação.

Na prática, a cada 30 dias o seu score de crédito pode se modificar, pois a cada conta paga em dia, novas dívidas ou até mesmo faturas,contas e boletos em atraso, sua pontuação é atualizada.

Mas, saiba que pode levar de 6 a 12 meses para aumentar o seu score de crédito significativamente, pois as empresas avaliam principalmente os comportamentos de médio prazo.

Clique aqui e veja como ganhar milhas no cartão de crédito do Nubank!

O que fazer para aumentar o score rápido?

Atualmente, o principal birô de crédito e mais utilizado pelas pessoas que desejam consultar o score pelo CPF é o Serasa.

No aplicativo Serasa Experian Consumidor (disponível para download na Play Store e Apple Store) você encontra todas as informações referentes a sua pontuação de crédito.

Além disso, no app dá para renegociar dívidas com até 90% de desconto, bloquear e desbloquear a consulta por seu CPF, solicitar cartões de crédito e empréstimo e até mesmo se educar financeiramente.

Por isso, se baseando nos conteúdos educacionais disponíveis na plataforma, separamos a seguir algumas dicas úteis de como aumentar o score rápido, confira:

1. Pague suas contas em dia: Este é o passo mais importante para aumentar o seu score. Pagar suas contas em dia demonstra aos credores que você é um bom pagador e que você tem um baixo risco de inadimplência.

2. Negocie suas dívidas: Se você tem dívidas em atraso, negocie com seus credores para reduzir o valor da sua dívida ou o valor das suas parcelas. Isso pode ajudar a melhorar o seu histórico de crédito e, consequentemente, o seu score.

3. Consolide suas dívidas: Se você tem muitas dívidas com juros altos, considere consolidá-las em um único empréstimo com juros mais baixos. Isso pode ajudar a reduzir o seu saldo devedor e, consequentemente, o seu score.

4. Evite abrir novas linhas de crédito: Abrir novas linhas de crédito pode prejudicar o seu score, especialmente se você já tiver muitas linhas de crédito abertas. Abra novas linhas de crédito apenas quando necessário.

5. Monitore o seu score de crédito: Você pode obter o seu score de crédito gratuitamente em diversos sites e aplicativos. Monitorar o seu score de crédito pode te ajudar a acompanhar o seu progresso e a identificar áreas que precisam ser melhoradas.

6. Ative a Conexão Bancária: A Serasa Experian oferece a funcionalidade Conexão Bancária, que permite que você autorize a Serasa a acessar informações da sua conta bancária. Isso pode ajudar a aumentar o seu score, especialmente se você não tiver um histórico de crédito longo.

7. Mantenha um bom histórico de crédito: Evite atrasos e inadimplências. Um bom histórico de crédito é essencial para ter um score alto.

Como aumentar o score
Como aumentar o score

Como aumentar o seu score em 7 dias?

Conforme mostramos acima, é difícil aumentar o score em apenas 7 dias, visto que ele é uma medida do seu histórico de crédito ao longo do tempo, sendo necessário, no mínimo, 30 dias para começar a construir um bom histórico financeiro. 

No entanto, você pode tomar algumas medidas para melhorar sua pontuação a curto prazo, como:

  • Pague todas as suas contas em dia, inclusive as atrasadas
  • Renegocie dívidas em atraso
  • Faça um acordo para pagar suas dívidas
  • Solicite a inclusão de seus dados no Cadastro Positivo
  • Seja paciente e persistente, para manter seus bons hábitos financeiros
Nota:
3.5/5
Instalações:
50 mi+
Tamanho:
81M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Gostou de saber como aumentar o score?

Entender como aumentar o score não é difícil, mas exige disciplina e organização, para que você tenha contas em seu nome e as mantenha em dia, para evitar juros, negativação e diminuição da sua pontuação de crédito.

Mas, seguindo as dicas aqui da Manual da Web, você vai conseguir turbinar sua pontuação e conquistar o crédito que merece!

Anúncios

Leia mais em Finanças

Como investir no banco Inter 2024: passo a passo

Como investir no banco Inter 2024: passo a passo

Você deseja começar sua reserva financeira este ano ou quer turbinar seus investimentos e alcançar...

Leia mais →
Os melhores aplicativos para investir dinheiro pelo celular

Os melhores aplicativos para investir dinheiro pelo celular

Os investimentos são essenciais nos dias de hoje, visto que essa é uma ótima forma...

Leia mais →
Como investir no Nubank 2024: guia completo

Como investir no Nubank 2024: guia completo

Se você deseja dar um novo rumo para suas finanças este ano e está em...

Leia mais →
Guia completo para ganhar milhas no cartão de crédito Nubank

Guia completo para ganhar milhas no cartão de crédito Nubank

Banco digital com mais clientes no Brasil, o Nubank desde 2013 oferece cartões de crédito,...

Leia mais →