A matemática é uma das matérias mais temida pelos alunos. Mesmo com o grande debate de ser uma ciência exata ou não, ela está presente no seu dia a dia. Mas acredite, existem formas divertidas para desmistificá-la e tornar o seu aprendizado fácil e eficaz.
Confesso que comecei a gostar da matemática quando entendi de fato os números. Esse é um dos principais objetivos do aplicativo Graficando, conectar o aluno ensinando a representação gráfica de funções de 1° e 2° graus de forma descomplicada. Saiba mais!
3.7/5
Existe aplicativo de representação gráfica de funções?
Graficando, disponível para Android e iOS, é uma plataforma educativa que ensina de forma divertida e lúdica a representação gráfica de funções de 1° e 2° graus apresentados em gráficos e tabelas.
A plataforma é aprovada pelo Ministério da Educação por ser um recurso funcional para educadores da área e aplicação com resultados positivos em sala de aula.
Funcionalidade
- Desenvolve as habilidades com o conteúdo de funções do 1º e do 2º grau;
- Aprende sobre as coordenadas cartesianas;
- Localiza os pontos no plano cartesiano;
- Domina o cálculo mental;
- Resolve equações;
- Aprende a representar as funções;
- Analisa os gráficos;
- Determina os pontos de máximo e mínimo;
- Aprende conceitos de domínio e imagem;
- Resolve desafios com funções, representações gráficas e algébricas.
- Como baixar gráficos de crochê no Pinterest
- Passo a passo de como baixar gráficos de crochê grátis no celular
Como usar o Graficando?
O Graficando é o auxiliar de educadores do ensino médio para ensinar de forma divertida a representação gráfica de funções de 1° e 2° graus.
Com a ideia fundada no jogo do estilo quiz, o aluno conhece as funções por meio dos esboços gráficos. A plataforma funciona online e offline.
Os professores utilizam o Graficando em sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem matemático no modelo de jogo.
Ambiente de jogo
O jogo é apresentado em um cenário quadriculado do plano cartesiano.
O aluno determina os pares ordenados dos pontos solicitados na partida e esboça a sua representação gráfica de funções do 1º grau ou 2º grau.
Ao realizar os cálculos para determinar os valores da função f(x) e posicionar pontos conforme o tipo de função matemática.
Desta forma, o estudante exercita o cálculo numérico e mental em um processo de revisão dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e fixação do conteúdo.
Qual é a representação gráfica da função?
A representação gráfica de funções é a relação entre domínio “x” e imagem “f(x)” localizados no plano cartesiano.
O gráfico fornece informações essenciais sobre as características da função, porque cada uma delas possui um comportamento e representação gráfica.
Qual é a representação de uma função?
A representação de uma função é a fórmula matemática dadas pelo símbolo “f(x)” ou pela letra “y” e, na sequência, a expressão algébrica.
No aplicativo Graficando, as funções são apresentadas em forma de quiz para que o aluno se familiarize com as representações e conceitos matemáticos fundamentais.
Como fazer o gráfico das funções?
Para fazer o gráfico da função, determine os pontos para inseri-los no plano cartesiano.
Quando todos os pontos forem marcados, você poderá representar o gráfico de uma função.
Função de 1º grau
A representação gráfica de funções do 1º grau é uma reta, podendo ser crescente ou decrescente.
Para melhor orientação, crie uma tabela com duas colunas. Na primeira coloque os valores de x (domínio) e, na segunda, os valores de f(x) (imagem da função).
Função de 2º grau
Já o gráfico da função de 2º grau é identificado pela parábola, que pode ter sua concavidade voltada para baixo ou para cima.
Para determinar os pontos da parábola, faça a mesma tabela de x e f(x) indicada acima.
5 dicas de como aprender matemática do zero
Aprender matemática exige dedicação, treino e paciência. Você precisará ter disciplina para aprofundar seus conhecimentos e torna-se um mestre dos números.
Confira cinco dicas que o Manual da Web preparou para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos matemáticos.
Comece com o básico
Para conhecer a matemática, os conceitos básicos devem ser totalmente compreendidos.
Isso significa rever todos os conteúdos do Ensino Fundamental e passar por cada ponto que possa ter ficado para trás.
Inclue-se aprender a essência dos fundamentos, sim, matemática é conta, mas também exige raciocínio e lógica contidos na teoria.
Persista e nunca desista
Matemática não é fácil. Ainda mais com a modernidade de fazermos contas básicas com a calculadora do celular, perdemos a destreza de realizar simples contas de adição e subtração.
Volte a praticar a exercitar seu cérebro com a equações básicas do dia a dia, seja na fila do supermercado ou revisitar conteúdos que aprendeu na 4ª série. Quanto é 87-19?
Aprenda com os seus erros
Os erros fazem parte do processo de aprendizagem. Busque entender a raiz do erro para aprender com ele.
Reveja a correção do exercício, por exemplo. Por meio dele você compreenderá a resolução. Quando aprendemos com o erro dificilmente erraremos novamente.
Lembre-se, a prática leva a perfeição!
Organize seus estudos
A organização é a resposta para muitas questões em nossas vidas, principalmente tratando-se dos estudos.
Monte cronogramas de estudos para que todo o conteúdo seja revisto e, porque não, finalmente aprendido.
Fato é que na escola a gente decora. E infelizmente, o que decoramos é momentâneo, armazenado em uma área do cérebro de memória a curto prazo. Organize-se!
Utilize ferramentas complementares
Como o aplicativo Graficando, você aprende conteúdos complexos na forma de entretenimento.
As ferramentas digitais facilitam o aprendizado, use e abuse da tecnologia para trazer em sua rotina conhecimento acessível a qualquer hora do seu dia.
3.7/5
Conclusão
Compreender a representação gráfica de funções com o aplicativo Graficando tornou-se uma prática divertida e sem complicações.
O Manual da Web é dinâmico e acessível, trazendo a notícia e as tendências para que a experiência do usuário seja realmente eficaz.