As meninas que assistiram Barbie Bailarina nos anos 90 tinham o sonho de ficar ponta dos pés. Uma aula de balé era cara na época, mas hoje é possível despertar a criança que habita em você ou simplesmente iniciar uma nova atividade física com app para aprender balé em casa e sem gastar um centavo.
Isso mesmo, com os aplicativos Espacate em 30 dias e videoaulas no YouTube, seja a bailarina que sempre sonhou ser, com treinos fáceis e adaptáveis em sua rotina. Conquiste os benefícios para a saúde física e mental que o balé proporciona para a praticante.
- Aplicativo com danças para perda de peso: conheça e baixe
- Aplicativo de Dança Aeróbica: aprenda em casa grátis
- Aplicativo para aprender a dançar: conheça a melhor opção gratuita
Quais os melhores apps para aprender balé em casa?
Os melhores aplicativos para aprender balé em casa são o Espacate em 30 dias e o YouTube.
Essas plataformas fornecem videoaulas com treinos do básico ao avançado, mesmo para quem nunca arriscou uma pirueta antes.
A seguir, conheça os detalhes de cada ferramenta e como utilizar os aplicativos para encaixar os treinos de balé no seu dia a dia.

Espacate em 30 dias
O aplicativo para aprender balé em casa Espacate em 30 dias, disponível para Android e iOS, traz planos e treinos personalizados para todos os níveis.
Características
- Faça espacate para todos os níveis e idades. Ideal para crianças, mulheres e homens;
- Receba instruções passo a passo em cada aula;
- Personalize o treino;
- Registre automaticamente o seu progresso;
- Receba orientações por vídeo;
- Utilize os benefícios do espacate para a sua musculatura e flexibilidade.
4.9/5
📢Aviso: o aplicativo traz treinos para aprender balé em casa gratuitamente. Tenha acesso ilimitado aos conteúdos e treinos exclusivos com a contratação de serviços ou planos, que variam de R$ 19,99 a R$ 184,99.
YouTube
O aplicativo YouTube traz videoaulas com técnicas de balé para iniciantes até o nível avançado. No campo de pesquisa, busque por treinos de balé em casa e encontre playlists de diversos professores e estúdios de ballet.
Características
- Escolha o estilo de aprendizado que mais se adapta a você;
- Confira o histórico das aulas;
- Continue de onde parou;
- Assista offline.
Como adaptar os treinos de balé ao seu espaço doméstico?
O treino de balé em casa não exige muito equipamento ou espaço. Para começar, siga as orientações abaixo:
- Faça o treino em local com piso ou tapete confortável para proteger os pés, evitando acidentes como as quedas e escorregões;
- Reserve um espelho para ajudar na correção da postura e manter o alinhamento corporal;
- Utilize cadeiras para substituir as barras de ballet, tendo apoio e sustentação.
Há quem relacione o balé como um treino apenas para mulheres. O balé masculino é versátil e oferece inúmeros benefícios.
Ao realizar o espacate em casa, por exemplo, os homens aumentam a flexibilidade corporal, melhoram o desempenho esportivo, aumentam o fluxo sanguíneo e aliviam o estresse.

Dicas para manter a disciplina e evoluir no balé online
Manter a disciplina para aprender balé em casa pode ser desafiador. Confira três dicas para manter-se motivado:
Dica 1: acompanhe o progresso📱
O aplicativo Espacate em 30 dias permite acompanhar o progresso dos treinos com registros diários.
Dica 2: aumente o nível📈
Ficar só no arroz e feijão não será motivador durante o processo. Ouse aumentar o nível de dificuldade nos treinos para avançar a qualidade da sua entrega.
Dica 3: mantenha a constância👍
Ninguém se torna uma Ana Botafogo da noite para o dia. Isso exige constância, treino e dedicação. Se você deseja evoluir no balé, treine diariamente.
Balé como exercício: benefícios para o corpo e a mente
O balé é capaz de desenvolver habilidades motoras e aumentar o controle da mente e do corpo. Os exercícios de balé permitem melhor equilíbrio e flexibilidade corporal.
Além disso, bailarinos desenvolvem um controle emocional e foco durante os treinos. Para a saúde mental, o balé é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade, além de aumentar a autoestima.
Bailarinos buscam pela saúde, com uma dieta mais regrada e treinos que aumentam a capacidade respiratória.
Assim como o balé, dançar faz bem para a saúde. Ameniza sintomas de estresse e ansiedade, podendo trazer outros benefícios emocionais no seu dia.
Clique aqui e confira a plataforma para aprender a dançar os ritmos que mais combinam com você.
Conclusão
Aprender balé em casa pode parecer desafiador no primeiro momento, mas acredite, é mais simples do que possa imaginar.
Com constância e ferramentas auxiliares, treine nas horas vagas e inicie uma atividade que traz inúmeros benefícios para a sua saúde.
Para mais dicas de saúde e bem-estar por meio de aplicativos de exercícios em casa, acesse o site Manual da Web. Aqui, compartilhamos informações seguras para guiá-lo na direção de uma vida mais saudável.