WhatsApp clonado: como descobrir e o que fazer em 10 passos

Publicado por
Em
WhatsApp clonado
Anúncios

O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo, tornando o app da Meta essencial para milhões de pessoas se comunicarem com amigos, familiares, clientes e até no trabalho. Nele, ficam muitas mensagens privadas importantes. Por isso, o Whatsapp clonado pode gerar tanta dor de cabeça e trazer graves problemas.

Sabendo disso, hoje a Manual da Web vai te mostrar como proteger sua conta dos golpistas, como descobrir se tiver seu WhatsApp clonado e como agir caso aconteça. Além disso, trazemos dicas incríveis de segurança. Confira!

Nota:
4.3/5
Instalações:
5 bi+
Tamanho:
49M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é o WhatsApp clonado?

Anúncios

Existem alguns tipos de golpes e invasão para obtenção de informações pessoais via WhatsApp e a clonagem do Whatsapp é muito utilizada por golpistas. 

Mas, você deve estar se perguntando o que é WhatsApp clonado, não é mesmo? Existem alguns tipos de “clonagem” do WhatsApp. 

A principal forma e também mais conhecida é simplesmente quando uma pessoa que tem acesso à sua foto do aplicativo e algumas informações pessoais cria uma nova conta e se passa por você

Normalmente, o golpista usa sua lista de contatos, foto, nome e outras informações para tentar enganar familiares, amigos e conhecidos em busca de dinheiro ou outras vantagens indevidas. 

Neste caso, normalmente, a pessoa diz que por algum motivo trocou de número e pede para que os contatos salvem o novo número de WhatsApp e começa a trocar mensagens. 

Apesar de ser um golpe comum e que para muita gente pode parecer bobo, ainda faz com que muitas pessoas caiam. 

Mas o problema maior é que existe uma forma bem mais sofisticada de WhatsApp Clonado, que é quando de fato uma outra pessoa acessa o seu WhatsApp em outro dispositivo. 

Os golpistas neste tipo de fraude invadem a conta da vítima ao ativá-la em outro smartphone e se passam pelo dono do WhatsApp para enganar contatos.

Como realmente há o uso do número da pessoa real, o golpe se torna mais fácil de ser executado. 

Embora a clonagem de WhatsApp para solicitar dinheiro não ser algo novo, os criminosos têm mudado constantemente suas abordagens para atrair novas vítimas

Por ser WhatsApp clonado ser algo comum e por conta de muitas pessoas acabarem se tornando vítimas de forma direta e indireta, hoje vamos mostrar como descobrir a clonagem e como se proteger dela. 

WhatsApp clonado
WhatsApp clonado

Como fica o WhatsApp depois de clonado?

Infelizmente, em muitos casos as pessoas não percebem em um primeiro momento que o seu WhatsApp foi clonado e seguem utilizando o mensageiro normalmente.

Por isso, trouxemos duas dicas simples para que você fique atento, não deixando passar batido caso algo estranho aconteça com o seu WhatsApp: 

  • Atividades estranhas na conta – Mensagens deletadas, mensagens enviadas que você não reconhece, áudios que você não ouviu e que mesmo assim estão marcados“visto” são alguns indícios de quem alguém tem acesso à conta, seja por clonagem ou utilização do WhatsApp Web do seu número
  • Avisos vindos no próprio WhatsApp – O WhatsApp mostra para você coisas como solicitação de uso em outros dispositivos, uso do app em outros dispositivos, WhatsApp ativo em computadores etc. Então, caso receba alguma dessas mensagens, verifique imediatamente se é alguma atividade sua e faça o bloqueio

O que acontece quando o WhatsApp é hackeado?

Hackear um WhatsApp é algo bem mais complexo de ser feito e, portanto, menos comum do que ter WhatsApp clonado. 

Quando um WhatsApp é hackeado, o hacker que invadiu a sua conta pode ter acesso a conversas e dados sensíveis, além de tomar posse da sua conta. 

Ao hackear, ele pode espionar suas atividades no aplicativo, controlar sua conta e fazer chantagem para que ela seja devolvida, fazer ameaças e chantagens com capturas de telas de conversas e fotos etc. 

Por isso, caso você seja vítima, é importante procurar a plataforma e dependendo do caso também a polícia para realização de denúncia e BO, assim como a justiça. 

O que fazer ao suspeitar que o WhatsApp foi clonado ou hackeado? 

Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao suspeitar que a sua conta do WhatsApp foi clonada ou hackeada é buscar e entrar no aplicativo e buscar atividades estranhas.

E você fará isso diretamente do smartphone que você usa para WhatsApp, seguindo os passos listados abaixo: 

  1. Primeiramente, acesse o WhatsApp em seu smartphone e clique nos três pontinho que ficam no canto superior direito do aplicativo
  2. Na tela seguinte, clique em “Aparelhos Conectados” para verificar os horários locais e dispositivos utilizando sua conta
  3. Caso encontre atividades suspeitas, clique nos ícones dos navegadores e, em seguida, selecione a opção “Desconectar” em cada um deles

Como bloquear WhatsApp clonado ou hackeado? 

Se suas suspeitas infelizmente foram reais e seu WhatsApp ter sido de fato clonado ou hackeado, você deve bloqueá-lo. 

Para isso, enviei um e-mail para o suporte do app ([email protected]), com o título “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”.

Na mensagem, você deverá informar o seu número cadastrado no WhatsApp (código do país + DDD + seu número de telefone). 

Em alguns instantes, a sua conta será totalmente bloqueada e todas as mensagens serão desativadas, dando início a um prazo de até 30 dias para concretizar a recuperação da sua conta.

Depois do prazo estabelecido, todas as atividades da sua antiga conta do WhatsApp vão ser excluídas de forma permanente. 

Mas, caso você não queira uma medida tão drástica, você também pode desinstalar e instalar novamente o aplicativo no seu smartphone. 

É possível recuperar WhatsApp clonado?

Felizmente é possível sim recuperar um WhatsApp clonado e há duas formas principais de você fazer isso, sendo a primeira delas seguindo os passos abaixo: 

  1. Desinstale o WhatsApp do seu dispositivo móvel
  2. Entre na sua loja de aplicativo – seja na Play Store, para Android, ou na App Store, para dispositivos iOS – e baixe o WhatsApp gratuitamente e instale o app novamente
  3. Faça o login utilizando o seu número e insira o código de confirmação que será enviado para você via SMS
  4. Se tudo estiver certo, você receberá o SMS, colocará o código e voltará a utilizar o WhatsApp normalmente 

Entretanto, é possível que você tenha sido vítima de SIM swap e, por conta disso, não receba um SMS com o código. Se for o caso, você deverá fazer o seguinte: 

  1. Entre em contato com a sua operadora, explique toda a situação e solicite o bloqueio do seu chip
  2. Compre um novo chip da operadora e solicite o mesmo número
  3. Entre em contato com o suporte do WhatsApp para recuperar sua conta utilizando o mesmo número

10 dicas para manter seu WhatsApp seguro

  1. Use a autenticação de dois fatores para dificultar a invasão da sua conta 
  2. Só use a versão oficial do aplicativo disponibilizada pela Meta, o WhatsApp Inc, disponível para download na App Store e Play Store
  3. Não compartilhe com ninguém os códigos enviados pelo WhatsApp via SMS para o seu smartphone 
  4. Sempre desconecte ao parar de usar o WhatsApp Web e tenha ainda mais atenção e cuidado quando o computador ou notebook utilizado não for seu 
  5. Mantenha o aplicativo sempre atualizado, o que é importante por conta de novas atualizações de segurança 
  6. Não abra links desconhecidos que possam infectar seu dispositivo e até mesmo dar acesso ao seu smartphone para golpistas
  7. Confira com frequência quais aparelhos estão conectados à conta do WhatsApp 
  8. Sempre fique atento às atividades no aplicativo para perceber se algo incomum acontecer 
  9. Tenha senhas fortes no seu celular para evitar o acesso direto de estranhos e coloque senha também no WhatsApp
  10. Oculte foto, recado e status para quem não é contato 
Nota:
4.3/5
Instalações:
5 bi+
Tamanho:
49M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Agora você já sabe como se blindar de golpes e como agir em casos de WhatsApp Clonado!

O WhatsApp hoje em dia é muito importante para comunicação pessoal, seja informal ou formal, e até mesmo para comunicação profissional, por isso é importante saber sobre WhatsApp clonado e evitar golpes. 

Certamente chegando até aqui você já sabe melhor como manter sua conta do WhatsApp protegida, podendo trocar mensagens das mais diversas com maior tranquilidade no “Zap”!

Anúncios

Leia mais em Entretenimento

Aplicativo de namoro para homens 100% grátis, sem assinatura

Aplicativo de namoro para homens 100% grátis, sem assinatura

Conhecer novas pessoas na internet é uma coisa cada vez mais comum no mundo da...

Leia mais →
Mundo Bita completo: libere todos os vídeos no seu celular

Mundo Bita completo: libere todos os vídeos no seu celular

O Mundo Bita completo pode estar disponível para você agora mesmo! Aproveite que ele está...

Leia mais →
A Turma do Seu Lobato: jogos, vídeos e músicas grátis

A Turma do Seu Lobato: jogos, vídeos e músicas grátis

Hoje, as telas são uma realidade na vida de muitas famílias, então, por que não...

Leia mais →
Química Cristã: aplicativo grátis para encontro de solteiros cristãos

Química Cristã: aplicativo grátis para encontro de solteiros cristãos

Está cada vez mais difícil conseguir um encontro de solteiros cristãos presencialmente? Que tal então...

Leia mais →