Você cresceu com a ideia de que Carnaval é feriado, que é uma festa típica e mais animada do Brasil e que para muitos é sinônimo de azaração nos bloquinhos. Mas já parou para pensar qual é a verdadeira história do Carnaval?
O que há por trás dessa festa tradicional brasileira que movimenta o turismo, atraindo pessoas de todo o mundo para dias regados à muitas festas, música boa, fantasias e brilho no ar? O Manual da Web desvenda a história do Carnaval.
- Carnaval 2025: tudo o que você precisa saber
- Carnaval de 2025: ajustes no celular para fazer antes de sair
- 5 dispositivos tecnológicos para quem vai curtir o Carnaval
Conheça a história do Carnaval
A história do Carnaval vem de muitos e muitos anos atrás e está intimamente ligada aos costumes religiosos.
E não pense que a festividade acontece apenas no Brasil. Pelo contexto da história do Carnaval, a comemoração aconteceu bem antes em Portugal, Espanha e França.
Segundo historiadores, o Carnaval está relacionado aos costumes católicos do antigo Império Romano há séculos com origem exclusivamente europeia.
Na verdade, recebemos muita influência do entrudo português, a festa portuguesa em comemoração a chegada da primavera.
Mas qual seria a relação entre festa e evento religioso? Pois bem, agora vem a correlação de milhões.
Relação entre Carnaval e Páscoa
O Carnaval seria a comemoração e festividade dos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma.
Esse período da Quaresma é a preparação para a Páscoa marcado pela abstinência, jejum, reflexão e sacrifícios.
No entanto, essa prática continua até hoje, pois o Carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa. Lembrando que a Páscoa depende diretamente do primeiro domingo após a Lua Cheia, o equinócio de março.
Por isso o Carnaval pode ser em fevereiro ou março. No caso desse ano, ele começa oficialmente no dia 04 de março. Expliquei mais detalhadamente neste conteúdo.

Quando essa tradição surgiu no Brasil?
A tradição da história do Carnaval no Brasil surgiu no século XX, no período Colonial. A festa era praticada pelos escravos que saíam com o rosto pintado e jogando bolinhas de água e farinha nas pessoas que estavam na rua.
Com origem das máscaras dos italianos e do entrudo português (festa de três dias que antecede a Páscoa), foi com os africanos que a arte e festividade se espalhou pelo país.
Vale ressaltar que na Itália e na França já era comemorado o Carnaval, dando origem aos emblemáticos Rei Momo e Pierrô que conhecemos até hoje.

Entenda a importância do Carnaval no Brasil
Sem dúvidas, a importância da história do Carnaval no Brasil está relacionada a inserção da cultura dos nossos antepassados e como a arte de origem europeia se moldou no país.
Há quem veja o Carnaval apenas como a folia das ruas, mas temos um contexto histórico e cultural que influenciam diretamente na economia do país.
A festa atrai milhares de turistas de todo o mundo, movimentando o fluxo de dinheiro no turismo e impactando na rentabilidade de hotéis, pousadas, restaurantes e comércios locais.
No ano passado, foram mais de 228 mil turistas, com movimentação dos caixas de aproximadamente R$ 902 milhões.
Como o Carnaval é comemorado no Brasil?
O Carnaval é comemorado de várias formas no Brasil, confira:
Desfile das escolas de samba
Os tradicionais desfiles das escolas de acesso e especial de São Paulo e Rio de Janeiro são marcas registradas do Carnaval.
Quem não tem viva essa memória de infância ao assistir na Globo os desfiles no Sambódromo do Anhembi e Marquês de Sapucaí?
Os passistas fantasiados por ala, as estruturas arquitetônicas, o enredo, as rainhas de bateria, a alegoria e o clima de festa que só os desfiles podem proporcionar.
As apurações acontecem no dia seguinte após o último desfile.
“Gaviões da Fiel: nota 10!” consigo ouvir o locutor falando cada nota enfatizada e a emoção do público que aguarda ansiosamente o resultado de um ano de trabalho para ver a sua escola de samba vencer.

Bloquinhos de rua
O bloquinho de rua ganhou fama nos últimos anos com os foliões invadindo os principais centros do Brasil. Porém, a tradição é bem mais antiga, com os primeiros registros por volta do século XIX.
São diversos ritmos, gostos e públicos. Desde os bloquinhos para a família até os que aglomeram jovens fantasiados com trajes divertidos.
Tem meme, marchinhas típicas, famosos cantando em trios elétricos e muito glitter no ar.

Como encontrar os bloquinhos de Carnaval em 2025
Ficou animado com o Carnaval 2025 e está em busca dos melhores bloquinhos na sua cidade?
Conheça o app Blocos de Rua Carnaval com a programação atualizada de bloquinhos de rua em diversas cidades brasileiras. Clique aqui e confira.
Conclusão
A história do Carnaval traz as raízes da invasão cultural da Europa moldada com as características do Brasil, que ao longo do tempo tornou-se um dos principais destinos para quem busca a festa mais eclética, colorida e musical do mundo.
Quer mais dicas de roteiros, fantasias e informações atualizadas do Carnaval 2025? Acesse o site Manual da Web. Estamos com uma programação atualizada para quem tem samba no pé e está preparado para a maior folia do ano. Boas festas!🎉